segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

EFEMÉRIDES NAVAIS

A 14 de Dezembro de 1782 é criada por decreto real a Academia Real de Guardas - Marinhas (reinado de D. Maria I ).
Nota: Portal de Marinha

3 comentários:

O speedy disse...

Tentativa de esclarecimento.
A Academia Real de Marinha é criada em 5 de Agosto dec1779 ( D. Maria I).
A Academia Real de Guardas-Marinhas é criada em 14 de Dezembro de 1782, sendo também criada nesta data a Companhia Real de Guardas-Marinhas (Corpo militar que enquadrava os Guardas-Marinhas), tudo no reinado de D. Maria I.

O Luís Silva Nunes disse...

Mais uma tentativa de esclarecimento: A Companhia dos Guardas-Marinhas (está na origem do actual Corpo de Alunos da Escola Naval de Portugal e do actual Corpo de Aspirantes da Escola Naval do Brasil) é, de facto, criada em 14 de Dezembro de 1782 e foi integrada na Academia Real de Guardas-Marinhas, esta última criada em 1796 (1 de Abril). Na Revista da Armada (pode ser acedida no Portal da Marinha) nº 46/Jul 1975 pode ler-se um interessante artigo assinado pelo CMG Henrique A. Fonseca com o título "Da Academia dos Guardas-Marinhas à Escola Naval do Alfeite" onde ficam claros alguns esclarecimentos sobre esta matéria. Note-se, aliás, que em 23 de Abril deste ano, a imagem que acompanha a "onda" do speedy mostra uma medalha comemorativa da Academia Real de Guardas Marinhas com a data de 1796.

O Curso OC disse...

Recebido o seguinte comentário:
"Já agora mais uma espécie de esclarecimento.
Quer-me parecer que a 1ª tentativa para o ensino de oficiais da Marinha foi o Corpo de Guardas Marinhas criado em 2 de Junho de 1761 e extinto em Julho de 1774 dada “a pouca aplicação e aproveitamento que têm mostrado no exercício de seus empregos, a maior parte dos Guardas Marinhas que até agora tiveram nele as suas praças, sem com elas adiantarem os seus conhecimentos teóricos e práticos como deles se devia esperar“
A partir de 1779 a formação dos oficiais da Marinha passou a ser garantida pela Academia Real da Marinha, criada em 5 de Agosto, com um curso de 3 anos destinado à formação de oficiais da Armada e de dois anos para oficiais da Marinha Mercantil. Entre 1783 e 1800 foram aprovados na Academia 194 oficiais da Armada.
Em 14 de Dezembro de 1782 foi criada uma Companhia de Guardas Marinhas que, no ano seguinte tinha 2 alunos, a formção não devia, no entanto, ser satisfatória pois, em 1 de Abril de 1796 foi criado, um curso próprio na Academia Real dos Guardas Marinhas.
Abraço do E. Gomes "