quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

EFEMÉRIDES NAVAIS

(Afonso de Albuquerque, o Leão dos Mares)

A 10 de Dezembro de 1510, Goa rende-se às forças portuguesas comandadas por Afonso de Albuquerque.

1 comentário:

O Curso OC disse...

Tendo surgido dúvidas sobre a data referida nesta "onda" transcreve-se o indicado na Wikipédia (entrada "Afonso de Albuquerque"):
"A primeira investida a Goa deu-se de 4 de Março a 20 de Maio de 1510. Numa primeira ocupação, sentindo-se impossibilitado de segurar a cidade dadas as más condições das suas fortificações, a retracção do apoio inicial da população hindu e a insubordinação entre os seus após um forte ataque de Ismail Adil Shah, Afonso de Albuqerque recusou um vantajoso acordo de paz e abandonou-a em Agosto. A frota destroçada e uma revolta palaciana em Cochim dificultavam a sua recuperação. Quando chegaram novos navios do reino destinavam-se apenas a Malaca, sob o comando do fidalgo Diogo Mendes de Vasconcelos, a quem tinha sido dado o comando rival da região.
Apenas três meses depois, a 25 de Novembro, Albuquerque reapareceu em Goa com uma frota totalmente renovada e Diogo Mendes de Vasconcelos, contrariado, a seu lado com os reforços de Malaca[35] e trezentos malabaris. Em menos de um dia tomou posse de Goa a Ismail Adil Shah e seus aliados otomanos, que se renderam a 10 de Dezembro."
Refere-se também que não foi encontrada (o que não quer dizer que não exista) outra fonte para confirmar a data da rendição em 10 de Dezembro de 1510.