quarta-feira, 9 de março de 2016

Falecimento do Comandante (Ref.) Abel da Costa Campos de Oliveira



Com a brutalidade com que caem estas notícias, chegou há poucos minutos ao "Água aberta" a do falecimento do nosso queridíssimo Comandante de Companhia da EN, Com. Abel de Oliveira.
De momento apenas se sabe que faleceu ontem à noite no HFAR onde estava internado, que amanhã o corpo seguirá para a igreja do Santo Condestável em Campo de Ourique onde ficará em Câmara Ardente, que aí será rezada missa de corpo presente depois de amanhã, donde seguirá para ser cremado.
À Família do Com. Abel de Oliveira, o Curso "Oliveira e Carmo" apresenta sentidos pêsames.

Mais informações:
O corpo seguirá amanhã, quinta feira, para a igreja do Santo Condestável a partir das 17:30 h.
A Missa de corpo presente será rezada na mesma igreja na sexta feira pelas 14:15 h.

Daí seguirá para o cemitério do Alto de S. João onde será cremado.

9 comentários:

O speedy disse...

Que grande murro no estômago. Ainda a semana passada quando o visitei estivemos uma hora com ele a falar, mostrando uma cabeça em pleno, lembrando tempos antigos da Escola Naval. CAMARADA, amigo sempre pronto a ajudar quem precisasse. Ficará sempre presente na nossa memória. À sua esposa filhos e netos em particular à Aninhas o meu grande pesar.

O Nunes da Cruz disse...

Perdemos, todos os que com ele conviveram, um HOMEM, um AMIGO.
Nos últimos anos já quase que só nos conhecia pela voz, mas bastava ouvi-la para nos tratar imediatamente pelo nome, bem presente na sua excelente memória.
Recordo a satisfação que teve em ter recebido o nosso Livro do (Per)curso, que lhe dedicámos e que tive a grata satisfação de lhe ir entregar.
A sua esposa, filhas e netas, os meus sentidos pêsames.

O Luís Silva Nunes disse...

Um Homem da Marinha com uma história que deixa marcas e memórias, um "fora-de-série". Até sempre Comandante Abel. Sentidos pêsames à sua família.

O J. Teixeira de Aguilar disse...

Recordo com saudade e afecto o comandante Abel de Oliveira, sem dúvida uma das pessoas que, com a sua profunda humanidade, marcaram a geração a que pertenço. Não consigo lembrar outra pessoa que me tenha castigado sem me provocar qualquer desconforto ou animosidade. Aqui deixo a expressão do meu pesar à famíilia.

O A.R.Costa disse...

Associo-me aos sentimentos que já aqui foram expressos sobre esse Homem singular que foi o Comandante Abel de Oliveira. Ainda recentemente falamos sobre os seus tempos como o último Capitão dos Portos da India Portuguesa, onde a sua coragem ficou registada nas crónicas e relatórios desses acontecimentos de 1961.
As minhas sentidas condolências à sua Família.
Paz à sua alma.

O Fernão disse...

Tenho várias na EN e fora. Uma: eu a apresentar-me no CNAngola, de espada, chego ao seu gabinete e ele "Tás bom? Arruma-me aí esses papéis!" E continuámos como se fosse uma conversa interrompida à pouco e tinham passados já uns três anos de que nos viramos a ultima vez.
Grande Amigo, por vezes dava-me boleia da ou para as INL e era sempre uma diversão.
Não sei se se morre feliz, espero que tenha sido o seu caso!

O Ferreira da Silva disse...

Na Escola Naval e ao longo da vida o Comandante Abel foi um dos camaradas que mais me marcaram. Não esqueço a sua despedida na FFC minha partida com o DFE para a Guiné e a sua recepção quando regressei da comissão.
As minhas condolências à família

O Pires Neves disse...

Está tudo dito e bem dito; tantas e bonitas têm sido as palavras dos OC que me precederam. O Comandante ABEL de OLIVEIRA assim as merece. É o mínimo que por ele podemos fazer, por um HOMEM que tanto fez por nós, pelos seus antigos cadetes e, hoje, por todos os seus amigos (e são muitos) e pela sua Marinha que sempre honrou e muito dignificou. Paz à sua alma. Um grande abraço. Sentidas condolências à família.

O Montalvão disse...

Um adeus amigo para um Grande Homem que guardei na memória desde os tempos da Escola Naval.
O seu modo de estar era especial! Quando nos via,o seu sorriso amigo e a pronta lembrança dos "seus cadetes" eram sinais inconfundíveis
do "Abel do granel"!
Um grande pesar à Família.
"ADEUS ABEL"