segunda-feira, 12 de setembro de 2016

VELA - CAMPEÕES DO MUNDO

(O "Garrancho", o snipe campeão do mundo em 1953)

A 12 de Setembro de 1953, Conde Martins (timoneiro) e Fernando Bello (proa) sagraram-se, no Mónaco, Campeões do Mundo em Vela na classe "Snipe". Foram os primeiros campeões mundiais de vela portuguêses. O Snipe português tinha o número 9294 e ambos os velejadores com 17 anos eram velejadores do Centro Náutico de Lisboa da Mocidade Portuguêsa. Conde Martins 2 anos depois ingressou na Escola Naval, vindo a ser submarinista. Reformou-se no posto de Capitão de Mar e Guerra.

6 comentários:

O J.N.Barbosa disse...

Amar a guerra?
Estamos em Setembro.

O Allen disse...

Curiosamente julgo que depois de entrar na Marinha não voltou a ter oportunidade de competir. Certo?

O Luís Silva Nunes disse...

O "speedy", com a habitual rapidez, passou de Setembro a Agosto ... quererá ele manter-se no calor e esquecer que vem aí chuva???

O speedy disse...

Com o calor do ALGARVE até recuei um mês.
Depois de entrar na Marinha creio que só conseguiu voltar a competir nos anos 60. O Serradas Duarte chegou a ser seu proa. Mas nessa altura já os Snipes do CNOCA estavam ultrapassados.

O speedy disse...

Mais uma achega. Nos tempos da MP as embarcações não tinham nome no seu registo. Participei em inúmeras regatas como proa e como leme e o snipe só tinha um nome: 9294, aliás como todos os outros que também eram chamados pelo seu número de vela.
Garrancho foi um nome que lhe foi dado muitos anos mais tarde.

O Curso OC disse...

Recebido o seguinte comentário:
"Não sei se foi a última vez que o Com.te Conde Martins competiu mas, em 1970,. fê-lo no dia do CNOCA, tripulando o Dragão que ganhou a regata. Por fazer parte da tripulação também ganhei a regata sendo essa a 1ª e única vez que tal me sucedeu
Abraço amigo do
E. Gomes"