quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

CMG EM (Ref) Fernando António Martins Salvador


A notícia do falecimento do Eng. Salvador chegou-nos há dois dias e é com muita mágoa que aqui a transmitimos. Foi nosso professor na Escola Naval nos anos sessenta, ministrando as cadeiras de Eletrotecnia e Radiotecnia. Continuou a ensinar durante as décadas de 60 e 70, granjeando o respeito e estima de muitas gerações de cadetes. Era uma figura sempre bem disposta e um bom contador de "estórias" a que emprestava um humor bem característico. Acabou a sua carreira na Marinha em 1986, como Chefe do Gabinete de Estudos da DGMN, e passou à situação de Reforma em 1991. Em 1988, colaborou na criação do capítulo nacional da AFCEA (Armed Forces Communications and Electronics Association).  Foi  o primeiro  presidente da direção da AFCEA Portugal, tendo exercido essas funções  durante 12 anos e recebido desta organização o título honorífico de Presidente Fundador.
As cerimónias fúnebres realizaram-se hoje na Igreja da Ressureição, em Cascais.
O "Água aberta ... no OCeano" apresenta sentidas condolência à sua Família, camaradas e amigos  que, estamos certos , o recordarão com imensa saudade. Que descanse em paz.

6 comentários:

O Jorge Goncalves disse...

Foi nosso professor? Do curso OC? Não dei por isso...
Que descanse em Paz!

O Carlos Rodolfo disse...

Todos nós que conheciamos o Eng Salvador o admirávamos e reconheciamos a forma sapiente como nos foi influenciando, quer como Engenheiro, como Professor ou como Lider Fundador da AFCEA Portugal e mais ainda como orientador e amigo. Foi grande a sua missão. Descanse em Paz!

O Ferreira da Silva disse...

Lembro-me bem do Eng Salvador e de uma forma de ser militr de que fazia apanágio que sempre me fascinou e que me inspirou. Descanse em paz.

O Curso OC disse...

Correcção: Embora professor na EN durante o nosso tempo, o Eng. Salvador não nos ensinou directamente. Isto não altera, em nada, aquilo que foi escrito sobre ele.

O A.R.Costa disse...

Os nossos professores foram o Cap. Tenente Rui do Carmo Fernandes (Electrotecnia) e o 1º Tenente Fernando José Teixeira Gomes (Radiotecnia). Todos encontramos o Eng. Salvador na Escola Naval como Oficial de Serviço e, muitos de nós, também o encontraram em Porto Amélia como Sub-Chefe do Estado-Maior do Comando da Defesa Marítima.

O Jorge Goncalves disse...

Eu também não pus em causa o que foi dito sobre ele, com excepção do pormenor de ter sido nosso professor...