terça-feira, 25 de abril de 2017

25 de Abril


Dia da Liberdade!

ALMIRANTADO


A 25 de Abril de 1795 é criado o "Conselho do Almirantado".

OCEANOS


A 25 de Abril de 1944 nasce o futuro OCeano Vasco Leitão Rodrigues. Pautou a sua vida marinheira com uma dedicação extrema, a par da sua camaradagem para com os outros. Infelizmente tem andado arredado das actividades OCeanicas.
Um grande abraço de parabéns e que o repitas com saúde junto dos teus por muitas mais vezes.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Pico




O Pico é a mais bela, a mais extraordinária ilha dos Açores, duma beleza que só a ela pertence, duma cor admirável e com um estranho poder de atracção. É mais que uma ilha – é uma estátua erguida até ao céu e moldada pelo fogo – é outro Adamastor como o do cabo das Tormentas.

Assim escreveu Raul Brandão no Verão de 1924, quando visitou os Açores e compilou as suas notas de viagem n’As Ilhas Desconhecidas. Esta semana, quase cem anos depois, captei estas fotografias da ilha do Pico, que ofereço aos seguidores do nosso blogue, especialmente aos que cruzaram os mares açorianos nos nossos navios-patrulhas e nas nossas corvetas.

OCEANOS


A 24 de Abril de 1941 nasce o Lobo Varela. Entrou na Escola Naval com o NT mas passou aos OCeanos. Foi curta a sua permanência nos OCeanos, tendo voltado à Marinha para Fuzileiro. Tirou ainda o brevet de piloto tendo pilotado o avião que a Marinha comprou em Moçambique, onde prestou um serviço bem importante.
Ao Camarada e Amigo Lobo Varela os desejos que passe um bom aniversário junto aos seus e que o repita por muitas vezes.

domingo, 23 de abril de 2017

ESCOLA NAVAL


A 23 de Abril de 1845 é promulgada a "Carta de Lei" que cria a ESCOLA NAVAL em substituição da  Academia de Guardas-Marinha.

sábado, 22 de abril de 2017

PORTUGAL -BRASIL

22 de Abril é o Dia da Comunidade Luso-Brasileira.

TRATADO DE SARAGOÇA


A 22 de Abril de 1529, Portugal e Espanha assinam em Saragoça um tratado que define a divisão do Oceano Pacifico e seus territórios entre os dois países.

BRASIL


A 22 de Abril de 1500, Álvares Cabral fundeia a sua armada frente a um monte a que lhe deu o nome de Monte Pascoal, por ser na Páscoa. Fica assim oficialmente fixado o dia da descoberta de novas terras a Ocidente e a que Cabral chamou de Terras de Vera Cruz e que mais tarde tomaram o nome de Brasil, devido à existência em abundância do Pau Brasil, uma árvore tintureira.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

AVIAÇÃO NAVAL

(O "Infante de Sagres" em Ponta Delgada, Maio de 1926)

A 21 de Abril de 1926, descola do Tejo, frente à Doca do Bom Sucesso o hidroavião Infante de Sagres, tripulado pelos Oficiais  de Marinha José das Neves e José Moreira de Campos, para realizar o primeiro raide aéreo Lisboa-Madeira-Açores. Foi a primeira vez que um avião português chegou aos Açores.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

MONARQUIA -REPÚBLICA

(Cruzador S. Gabriel)

A 20 de Abril de 1911, chega a Lisboa dando por terminada a sua viagem de circunnavegação o cruzador S. Gabriel. Largou de Lisboa em plena Monarquia e chegou em plena República. Deve ser caso único.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

COMANDANTE CYRNE DE CASTRO



Faz hoje os seus 87 anos o nosso professor instrutor de Navegação, o Comandante Cyrne de Castro.
Foi nosso instrutor na viagem da Sagres, "massacrava-nos" com a astronomia. Depois do jantar era vê-lo no tombadilho da Sagres rodeado de OCeanos e ele apontando para o céu indicando as estrelas pelo seu nome.
Quando foi a comemoração dos 25 anos do curso, fez uma apresentação no planetário em que teve o pormenor de nós mostrar a abóboda celeste tal como a vimos durante a fase da regata de Lisbos a Hamiltton.
Granjeou a estima é amizade de todo o curso. Ao Sr. Comandante Cyrne de Castro os desejos que tenha um dia muito feliz junto dos seus e que continue com o vigor que sempre teve.
Muito obrigado.

sábado, 15 de abril de 2017

OCEANOS


15 de Abril de 1945, nasce o futuro OCeano Aires da Silva. Baterista do conjunto da Escola Naval, era um prazer ouvi-lo tocar a bateria.
O Perry Mason era o seu sósia. No fim da sua carreira dedicou-se a ensinar as artes de professor e as demais técnicas de ensino, continuando na sua actividade civil no campo da formação.
Fixou-se em Angola mas quando pode aparece nos almoços OCeanicos.
Que passes um feliz dia de aniversário onde quer que estejas, com os teus e dures mais uns longosanos.
Um grande Abraço.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

TITANIC


O Titanic, o mais imponente paquete construído  construído até então, larga de Southampton a 10 de Abril de 1912 para a sua viagem inaugural. A 14 de Abril pelas 2340hh abalroa um icebergue que lhe provoca uma enorme fenda nas obras vivas a EB. Acaba por se afundar pelas 0220 do dia seguinte.
Grande tragédia que só aconteceu por falhas humanas sucessivas, desde a a sua construção até ao descuido da navegação. Passados uns dias vários destroços nomeadamente armários apareceram a flutuar, contendo palamenta do navio. Vários capitães do bacalhau , oriundos de Ilhavo apanharam esses destroços, e levaram-nós para suas casas.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

BEIJO


Hoje, 13 de Abril, é celebrado o "Dia do Beijo". Peçam um beijo às vossas mulheres, namoradas, filhas, netas, amigas etc, pois que a vida do marinheiro não é fácil.