terça-feira, 27 de junho de 2017

OCEANOS


Nasceu a 27 de Junho de 1943, ingressou na Marinha em 3 de Setembro de1964, trata -se do Narciso Sousa Henriques, que assim se torna um OCeano.
Mas por ironias do destino teve que transitar para o CR.
Especializa-se em A/S , mas o seu ouvido era "ortorronbico" para os sinais do Doppler. Para o exame de Doppler levou todos os discos com esta música é enquanto dormia durante a noite foi ouvindo as musicatas: Ping Ping  low Doppler, Ping Pong High Doppler é assim por diante. O que é certo é que conseguiu uma nota muito razoável.
Ao Camarada e Amigo os desejos que passes um bom aniversario e que o possas repetir por muito mais tempo.
M abraço.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

OCEANOS


Nasceu a 26 de Junho de 1942 e desde bastante cedo começou a aprender o que é a disciplina militar. A 3 de Setembro de 1962 ingressa na Escola Naval tornando-se um OCeano, estou a teferir-me ao Alfredo Jesus Espinha.
Por decisão própria largou a sua actividade na Marinha bastante cedo. Não deixou no entanto de se ter revelado um Camarada.
Que passe um bom dia de aniversário é que tenhas ainda muitos pela frente com saúde.

domingo, 25 de junho de 2017

MARÍTIMO


Hoje dia 25 de Junho é o dia consagrado ao "Maritimo". Dia Internacional do Maritimo.
Maritimo significa todo aquele cuja actividade primária decorre/eu no mar, embarcado, seja Marinha de Guerra, Marinha Mercante, Marinha de Pesca ou Marinha de Recreio. O mar é um elo de ligação entre todos independentemente do país de origem.
Um muito bom dia a todos.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

VERÃO


Hoje ocorreu o Solstício de Verão às 210524A JUN .
O verão irá estender-se até 22 de Setembro..

segunda-feira, 19 de junho de 2017

OCEANOS


Creio que foi num sábado, o dia 19 de Maio de 1965. AFamilia Vacas de Carvalho recebeu-nos principiscamente no seu monte em Montemor-o-Novo para celebrarmos os "100" dias.
Uma valente garraiada em que os manos mais novos do Vacas nos deram uma lição de como pegar um garraio. Tivemos algumas nódoas negras com a brincadeira, apenas o Besosa partiu uma costela mas sem consequências. A seguir veio o repasto com o tradicional "sushi" alentejano acompanhado de líquidos vários brancos e tintos de categoria para matar a sede. A Mãe do Vacas teve ainda o cuidado de preparar alguns leitos para os mais adornados fazerem uma pausa antes de navegarem de regresso.
Os Oceanos nunca esquecerão este dia é estamos imensamente gratos à família Vacas de Carvalho.
Bem hajam!

domingo, 18 de junho de 2017

OCEANOS


Nasce a 18 de Junho de 1944, ingressa nos OCeanos em Setembro de 1962, refiro-me ao Santos Gomes.
Depois de ter sido nomeado para funções na capital do Norte resolveu dar volta ao seu percurso naval e amarrou a ficar pelo Norte.
Hoje com uns 73 anos vividos, que este Camarada e Amigo passe um bom dia de aniversário é que o repita por muitas mais vezes, entretanto quando descrês à capital não te esqueças dos almoços OCe|anicos à segunda terça feira de cada mês, interrompidos até ao próximo Setembro.
Um Abraço

sábado, 17 de junho de 2017

VIAGEM AÉREA LISBOA RIO


A 17 de Junho de 1922,  Sacadura Cabral apoiado pelo seu navegador Gago Coutinho amara com o seu Hidroavião na Baia de Guanabara. Estava assim concluída a primeira travessia aérea trans-atlantica, com uma navegação rigorosa. Foi testado o "sextante Gago Coutinho" concebido para navegação aérea astronômica. Foram recebidos em apoteose pelos nossos irmãos cariocas.

OCEANOS


Nasceu em plena guerra, a 17 de Junho de 1943, o Guilherme Trigo Allen. Depois de um estágio no NT, ingressou nos OCeanos em 1962.
Calmo, com um poder de humor que se exprimia em notáveis desenhos, sempre foi um excelente Camarada e grande Amigo.
Que passes um bom aniversário com os teus é que tenhas muitos anos de saúde pela frente.
Um Abraço

Ao Guilherme o que é do Guilherme!


O Homer Jay Simpson, patriarca da famosa Família Simpson, mandou-me uma mensagem de felicitações pelo meu aniversário. Respondi-lhe que ele estava enganado, que não era o dia do meu aniversário e que eu nem sequer me chamava Guilherme. Mas o Homer insistiu e disse: É COM VOCÊ MESMO, GUILHERME!!!
Aí eu acordei e reparei que, de facto, Guilherme só há um. Então, de vicentino para vicentino, aqui lhe deixo registada a mensagem recebida do Homer Simpson, a que muito gostosamente me associo.
Ao Guilherme o que é do Guilherme!

terça-feira, 13 de junho de 2017

OCEANOS


Nasceu a 13 de Junho de 1942, mas não se chama António, o Alfredo Andresen Guimarães. Ingressou em 1961 na Escola Naval, no NT, e em 1962 passa a ser um OCeano. Não foi longa a sua carreira na Marinha, por opção própria mas mantém no seu sangue o sal próprio dos trans-oceânicos.
Camarada e Amigo sabe receber lindamente os seus amigos.
Que hoje tenhas um dia muito feliz na companhia dos teus imensos descendentes e que possas repetir por muitos anos com saúde está efeméride.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

ZÉ POVINHO


A 12 de Junho de 1875, nasce a figura do Zé Povinho, magistral criação de Rafael Bordalo Pinheiro, tendo sido apresentado à sociedade nesse dia na revista Lanterna Mágica.

domingo, 11 de junho de 2017

MARINHA DO BRASIL


Hoje, 11 de Junho, celebra-se o Dia da Marinha do Brasil. Marinha irmã da nossa, adoptou esta data por ter sido disputada a batalha naval de Riachuello em que saiu vitoriosa contra as forças do Paraguai.

sábado, 10 de junho de 2017

REMO


A 10 de Junho de 1829 realizou-se a primeira regata de remo entre as universidades de Cambridge e Oxford no Rio Tamisa. Tornou-se um ícone do desporto náutico mundial.

DESCOBERTAS


A 10 de Junho de 1503 parte para a América do Sul à procura duma ligação Atlântico - Pacífico uma armada de 6 caravelas comandadas por Gonçalo Coelho.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

OCEANOS


Hoje dia 8 de Junho celebra-se o "Dia Mundial dos Oceanos".
Olhemos para o Atlantico. E respeitemo-lo não o poluindo.