sexta-feira, 26 de maio de 2017

OCEANOS


A 26 de Maio de 1945 nasceu o Zé Viegas. Entrou para a Escola Naval em 1962 ingressando nos OCeanos. Posteriormente transferiu-se para o CR.
Ao Zé Viegas um grande abraço de parabéns e que a tua saúde se vá reatando pois bem mereces.

terça-feira, 23 de maio de 2017

PORTUGAL


No dia 23 de Maio de 1179, o Papa Alexandre III publica a bula Manifestis Probatum em que reconhece D. Afonso Henriques como legítimo Rei de Portugal, ratificando assim a Independência de Portugal.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

ABRAÇO


Hoje, 22 de Maio celebra-se o Dia do Abraço. Demos um abraço a afectuoso aos nossos amigos e a quem precisa.

sábado, 20 de maio de 2017

AVIAÇÃO NAVAL


A 20 de Maio de 1925 é criada a Escola de Aviação Naval Gago Coutinho no Centro Aeronaval de Aveiro (S. Jacinto).

MARINHA


Hoje celebra-se o Dia da Briosa, o Dia da Marinha, pois foi a 20 de Maio de 1498 que Vasco da Gama fundeia a sua armada em Calecute.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

ESCOLA NAVAL


A 19 de Maio de 1845 é publicado o decreto que define a organização da Escola Naval.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

ÍNDIA


A 17 de Maio de 1498, finalmente Vasco da Gama avista as terras da Índia. Estava descoberto o caminho marítimo para a Índia.

terça-feira, 16 de maio de 2017

O hotel do Trump


Ontem um tal Robin Bell, artista de profissão, arranjou maneira de projectar sobre a entrada do hotel do Trump, em Washinton, a frase que se vê na foto, para que ninguém tenha dúvidas do lugar onde se paga.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

ALM. NUNES DA SILVA


Nasceu a 15 de Maio de 1925, mas continua jovem de espírito, o nosso Professor de Armas Submarinas o Sr. Alm. Nunes da Silva. Professor rigoroso ensinou-nós as tácticas navais de então para combater a ameaça dos submarinos, em aulas práticas no extinto CITAN.
Granjeou a nossa consideração. Que hoje tenha um dia feliz e que mantenha por muito tempo a sua jovialidade e sentido crítico, colocando as suas observações na internet.

domingo, 14 de maio de 2017

AVIAÇÃO

(Caudron G-3 entregue à EAM em 1916)

A 14 de Maio de 1914 foi criada a Escola de Aeronáutica Militar.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

João Pires Neves


Quem circulasse esta madrugada pela Marginal (EN6) encontrava uma enorme mensagem electrónica de parabéns ao João, com beijocas e tudo, ficando naturalmente a pensar quem seria esse João. Até que, um pouco mais adiante e, já próximo de Carcavelos, outro cartaz colorido esclarecia que se tratava do JPN, que hoje aniversaria.
Tratei de me associar aos promotores dessas mensagens e, neste dia de aniversário, também felicito o João, um amigo e companheiro de muitas jornadas, esperando que nos continuemos a estimar por muitos mais anos.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

CORPO DE MARINHEIROS


A 10'de Maio de 1934 é criado o Corpo de Marinheiros, extinguindo-se as Brigadas de Artilheiros, de Marinheiros e de Mecânicos

NAVEGAÇÕES


A 10 de Maio de 1502 parte para a Terra Verde (Terra Nova) Miguel Corte Real em busca de seu irmão Gaspar.

terça-feira, 9 de maio de 2017

O almoço OCeânico do mês de Maio

Devido à ausência – nem sempre bem justificada – dos nossos mais credenciados mestres fotógrafos OCeânicos, assumi a tarefa de registar para a posteridade os rostos dos 14 valentes companheiros que não faltaram ao nosso convívio de Maio. Estes nossos encontros parecem ser cada vez mais necessários para nos mantermos ao corrente das novidades navais e, sobretudo, para alimentarmos as nossas boas memórias de uma vida profissional intensa.
Os faltosos nem sabem o que perdem...
Nós sabemos que perdemos muito com a sua ausência.

AVIAÇÃO NAVAL

(Hangar de lona na Base de S. Jacinto em 1918)

Foi a 9 de Maio de 1918, que foi realizada a primeira operação de vôo na base Aeronaval de S. Jacinto. A partir deste momento a Aviação Naval foi-se desenvolvendo estando sempre à frente da outra Aviação Militar, até que em 1952 a Marinha perdeu (numa batalha previamente perdida - palavras de A. Tomás) a sua componente aérea para ser criada a Força Aérea Portuguêsa.