segunda-feira, 11 de junho de 2007

Bom dia OC!

O túnel do Rossio foi inaugurado no dia 11 de Junho de 1890.
A construção deste túnel, com cerca de dois quilómetros e meio de extensão, começou no dia 25 de Junho de 1887 e foi percorrido pela primeira vez por um comboio no dia 8 de Abril de 1889, mas teve de esperar mais de um ano pela conclusão das obras da estação do Rossio para ser oficialmente inaugurado.
Por ameaça de colapso, o túnel foi encerrado em 22 de Outubro de 2004. Quando as obras de reabilitação foram iniciadas em Julho de 2005, diziam que ficariam concluídas em Agosto de 2006 mas, de acordo com as últimas previsões conhecidas (se calhar muito optimistas), só lá mais para o fim deste ano é que voltará a haver comboios no Rossio.
Contudo, no que toca a túneis, não há nenhum que bata o do Terreiro do Paço. As obras já levam 10 anos (julgo que começaram em Janeiro ou Fevereiro de 1997) e ainda estou para saber quando é que acabam. Só por curiosidade, vale a pena recordar que o túnel do Canal da Mancha, com 51,5 km, começou a ser perfurado no dia 15 de Dezembro de 1987 e foi inaugurado em 6 de Maio de 1994.

3 comentários:

O M.Sá disse...

Cá por mim estou convicto que o atraso na conclusão das obras deste túnel se fica a dever em grande parte à força bloqueadora do Conselho de Revolução...

O 403 d'62 disse...

O JBR é que poderia coleccionar estes pequeninos nadas que nos enchem de orgulho patriotico e um dia, quem sabe, ganhar bom dinheiro publicando uma obra em vários tomos auto-explicativa da nossa categoria de "raça pestilenta"

O Jorge Beirão Reis disse...

Não respondo a provocações!