Postal de Goa (II)

A pressão turística apela à animação e à festa para divertimento dos visitantes, que gostam do toque latino que é exibido em Goa.
Porém, os goeses nunca precisaram do turismo para serem festeiros, pois têm uma enorme paixão pelas festas, religiosas ou profanas, que fazem parte do seu imaginário e servem para comemorar e para conviver, sendo sempre enriquecidas com música, muita dança e muito boa gastronomia, como sucede nos casamentos, que são sempre festas grandiosas.
Desde o início do século XX que a vida social goesa foi marcada pelos Clubes, enquanto locais de animação cultural e social, com os seus luxuosos bailes e outros eventos sociais para as elites seleccionadas. Os Clubes corresponderam a

No mundo contemporâneo global do automóvel e da televisão, do telefone e dos shopping centers, os Clubes têm uma função mais limitada na sociedade, mas em Goa

Em muitas ocasiões como nas festas de Natal, nas festas do Fim do Ano ou no Carnaval, as festas destes Clubes são grandes acontecimentos sociais e culturais e, quem os frequenta, tem naturalmente uma qualquer relação afectuosa ou nostálgica com Portugal. Em certa medida, os Clubes de Goa são também verdadeiros clubes de saudade.
(*) O Club Vasco da Gama está localizado em Pangim e foi fundado em 1909; o Clube Nacional também se situa no centro de Pangim e foi fundado em 1912; o Clube Harmonia foi criado em 1936 e localiza-se em Margão.
Nota: As imagens podem ser ampliadas "clicando" sobre elas.