sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cinquentenário OC. Visita à BNL


Foi ontem que cerca de uma trintena de OCeanos se deslocaram à BNL para uma visita englobada nas comemorações do Cinquentenário OC. Depois de sair da Doca da Marinha numa vedeta em direção à Base, revivendo as travessias de outros tempos, assistimos a uma conferência no CITAN (CMG Sousa Pereira do EMA) que abordou alguns aspetos doutrinários da atual Marinha. O OCeano JNB encarregou-se dos agradecimentos e traçou uma breve resenha sobre a evolução da Armada nestes últimos 50 anos (que pode ser lida aqui). No CITAN (dirigido pelo Cmg Dores Favinha) tivemos ainda a opotunidade de ver em acção o simulador de navegação. Após um magnífico almoço, na velhinha messe de oficiais da Base, onde voltou a marcar presença o bacalhau à Braz, ouvimos com grande satisfação umas extraordinárias e verdadeiramente entusiásticas "salvas" de artilharia dirigidas por um jovem 2º ten A. Seguiram-se interessantes visitas ao NRP Bartolomeu Dias (comandado pelo Cfrg Marcelo Correia) e NRP Tridente (comandado pelo Cten Amaral Henriques). De assinalar as evoluções técnicas nestas unidades navais em relação ao nosso tempo ... anotei, no entanto, que as condições de habitabilidade no submarino continuam muito difíceis. Fomos acompanhados na visita pelo Calm Mina Henriques (2º Cte Naval), pelo Cmg Dores Aresta (Cte da BNL) e Cfrg Proença Mendes. De realçar o impecável aspeto de toda a Base, o que muito nos apraz referir.
Certo de que represento o sentimento geral dos visitantes OCeanos gostaria de agradecer não só aos oficiais aqui referidos mas também a todos os outros oficiais, sargentos e praças envolvidos nesta visita tão agradável e que tantas emoções de saudade nos fez reviver. 
Seguem-se algumas imagens da visita:


3 comentários:

O A.R.Costa disse...

Excelente reportagem que evidencia o agrado com que "regressamos à Base" e fizemos esta visita, que foi muito bem programada. Muito obrigado às entidades que tão bem nos receberam e a todos os que nos acompanharam!

O 403 d'62 disse...

Luis,
pelas alminhas,abandona este sistema kizoa que impede ver pausadamente as fotografias, que impede grava-las ,etc..

O Jorge Goncalves disse...

Foi um dia memoravel...mas Kizoa não mais, please!