quarta-feira, 14 de março de 2018

Stephen Hawking (1942-2018)


Morreu hoje, com 76 anos, este genial cientista, um verdadeiro escândalo maravilhoso da natureza, um divulgador da ciência de grande calibre (quem não se lembra da sua "Uma Breve História do Tempo - do Big Bang aos Buracos Negros" que vendeu mais de 10 milhões de exemplares) e um físico equiparado a Einstein. Como astrofísico deu grandes contributos para a compreensão do tempo, da origem do Universo e dos buracos negros. O seu nível intelectual e científico não o impedia de ser muito popular, entrando em várias séries de TV tais como, entre outras, StarTrek, a Teoria do Big Bang e Os Simpsons. Sofrendo desde os 21 anos de esclerose lateral amiotrófica, que lhe tolhia praticamente todos os movimentos, foi um lutador extraordinário mantendo sempre um espírito jovial e aventureiro. Numa entrevista a uma revista alemã em 1988 disse: 
"Somos apenas uma estirpe avançada de macacos num planeta menor de uma estrela muito comum. Mas podemos entender o universo. Isto nos torna muito especiais"
Curiosidade: nasceu a 8 de Janeiro de 1942, exactamente 300 anos depois da morte de Galileu e morreu a 14 de Março de 2018, no dia de nascimento de Einstein. 
Esteja onde estiver, caso esteja em algum lugar, que descanse em paz.

Ninguém comentou esta onda