sábado, 4 de julho de 2020

OCEANOS


4 de Julho de 1964, foi dia de competição à vela numa embarcação que parecia uma tábua, Sunfish. 3 regatas entre os Cadetes de todos os navios-escola presentes nas Bermudas. A equipa portuguêsa era constituída pelos OCeanos Simões Teles, Simões Lopes, Mergulhão, Calvet e Serradas Duarte. A nossa prestação foi boa, um segundo lugar em individual e um terceiro por equipas.

sexta-feira, 3 de julho de 2020

BERMUDAS


A 3 de Julho de 1964, realizou-se uma festa na praia do então Carlton Beach Hotel (mudou posteriormente  o seu nome para Sonesta Beach Hotel), oferecida aos Cadetes Portuguêses e Dinamarqueses.
Música, bebidas não alcoólicas, hamburgers e hot-dogs. As girls bem vestidas para mostrar a sua beleza. Dançou-se na areia e alguns entraram a dançar pela água. Aproveitou-se para se marcar “dates” para mais tarde. Acabou por se dançar o Limbo. O hotel tinha uma discoteca na cave que era totalmente submersa e que tinha uma parede de vidro para se ver a água.
Enfim uma festa com boas consequências para alguns.

MADEIRA


A 3 de Julho de 1419, J. Gonçalves Zarco toma posse da Ilha da Madeira.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

RECRUTAMENTO MARÍTIMO


A 2 de Julho de 1867 é reformado o sistema do Recrutamento Marítimo.

HAMILTON


A 2 de Julho de 1964 a Sagres entra no Porto de Hamilton, fundeando em seguida. Ao passar em frente ao hotel Princess, este que tinha as bandeiras de todos os países participantes, saudou a Sagres arriando e içando a nossa bandeira nacional, momento inédito.
Primeiro dia de licenças, com a seguinte regra: 1/o oficiais, 2/o sargentos, 3/o guarnição e por fim cadetes. Entretanto passa uma LDM transformada para passeios turísticos, com velhas e velhos gringos, e nós fizemos sinal para nos darem boleia. Acabamos por embarcar na lancha e sermos os primeiros a pisar terra, por sinal na Marina do hotel Princess. Os turistas presentearam-nos com uma salva de palmas. E lá fomos nós “invadir” Hamilton e tentar entrar em contacto com as nativas. Boas perspectivas!

terça-feira, 30 de junho de 2020

CARTOGRAFIA


A 30 de Junho de 1798 é criada a “Sociedade Real Marítima e Geográfica” para a realização das Cartas Hidrográficas e Militares de Portugal.

OCEANOS


A 30 de Junho de 1942 nasce o O’Neill. Entra para a Escola Náutica em 1960, no ano seguinte concorre para a Escola Naval e entra no N. T. Em 1964 recebe guia de marcha para o O. C. a tempo de fazer a viagem transatlântica da Sagres.
Sempre brincalhão, na Sagres convenceu o filho do Allan Villiers de ter gostos especiais, e o rapazinho (da nossa idade) dormia com 2 cobertores para se proteger de qualquer “investida”.
Na nossa última formatura para o pequeno almoço formou à frente do curso abrindo o desfile como se fosse uma “Majorette”.
Um bom dia de aniversário e que a saúde te acompanhe.
Um Abraço

segunda-feira, 29 de junho de 2020

SAGRES


A 29 de Junho de 1964, o Comandante da Sagres chama toda a guarnição ao convés. Diz que já não há possibilidades de se chegar até à data limite a Hamilton por falta de vento. Assim resolveu desistir da regata e seguirmos a motor.
Faina geral, carregar e arriar o pano e ferrá-lo a preceito. Muitos com lágrimas no olho, o “Papagaio” chorava e soluçava. O “Vinte” só dizia que preferia ter perdido a aposta. Enfim um dia triste.
E lá seguimos com máquina AV toda a força num mar espelhado.

OCEANOS


Nasceu em 29 de Junho de 1945 acompanhado do seu irmão gémeo, o Pedro Bastos Moreira. Cedo aprendeu a disciplina militar e em 1962 entra na Escola Naval para o O. C.
Com um percurso variado na Marinha, acaba a sua actividade ligado às Informações.
Camarada e Amigo conviveu sempre bem entre os seus pares. Várias histórias se contam acerca dele, mas não é o momento de as escrever aqui. Faltas aos almoços OCeânicos, arranja coragem para depois do verão compareceres.
Que tenhas um óptimo dia de aniversário junto com os teus e que o repitas muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

OCEANOS


26 de Junho de 1943, vem ao mundo mais um futuro OCeano, neste caso o Jesus Espinha. Cedo habituado à disciplina militar, entra em 1962 na Escola Naval, para os AN.
Teve uma vida, na Marinha, uma carreira relativamente curta.
Afastado das fainas gastronómicas, sente-se a sua falta. Aparece.
Que tenhas um feliz aniversário e que o passe junto com os teus.
Um Abraço.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

HOMEM DO MAR


Hoje, 25 de Junho, celebra-se o Dia Internacional do Marítimo. Marinheiro, Pescador, e todo aquele para quem o mar é um modo de vida têm este dia que lhes é dedicado.

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Breves encontros OCeânicos


Regressaram os nossos breves encontros e, naturalmente, foi um dia de grande satisfação, depois de decorridos 107 dias sobre o nosso último repasto que tinha acontecido no Bombarral. Nesse período decorreu o longo confinamento social a que a pandemia nos obrigou, mas agora que estamos na fase de levantamento das medidas adoptadas, era a altura da retoma. O reencontro aconteceu hoje na Adega do Monte, no Monte Estoril, tendo todos apostado nas portuguesíssimas sardinhas assadas, num ambiente em que tanto a casa como os clientes tomaram todas as medidas de prevenção e controlo da covid-19 determinadas pela DGS. Como se verifica pela fotografia, parece que todos estão de boa saúde.

OCEANOS


Foi a 19 de Junho de 1965, que o nosso curso, O. C., comemorou os 100 dias. Foi na quinta dos Pais do OCeano Vacas de Carvalho. Fomos recebidos com uma hospitalidade e carinho inesquecível por parte da família Vacas de Carvalho. Depois de uma garraiada em que os irmãos pequenos do “Ita” nos mostraram como se pega, foi a nossa vez de apanharmos umas marradas. Depois foi um lauto banquete com os típicos petiscos alentejanas. Por fim a Mãe do Ita, ao verificar alguns um pouco adornados, obrigou estes OCeanos a descansar um pouco até que o vapor desaparecesse.
Um grande Obrigado à família Vacas de Carvalho.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

OCEANOS


Hoje é o dia do OCeano Santos Gomes. Nascido em 18 de Junho de 1944, completa hoje 76 anos.
Pacato e calmo resolveu ainda no auge da idade ficar pelo Porto. Nas datas importantes do curso, aparece sempre. Agora só falta apareceres numa faina gastronómica.
Que tenhas um bom dia de anos e que tenhas muitos anos de saúde e boa disposição.
Um Abraço.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

TRAVESSIA AÉREA


A 17 de Junho de 1922, Sacadura Cabral e Gago Coutinho amaram finalmente na baía de Guanabara, frente ao Rio de Janeiro dando por terminado a primeira travessia aérea dos Atlânticos Norte e Sul.
Primeiro voo apoiado em navegação científica, a astronómica, utilizando um sextante desenhado por Gago Coutinho que tinha um horizonte artificial.

OCEANOS


Hoje celebra-se mais um aniversário OCeânico, são os 77 anos de vida do Guilherme Trigo Allen. Destacou do NT para o OC em 1962 para a guarnição permanente. Os seus desenhos caricaturais eram de uma ironia inesquecível. Por outro lado gostava de provocar, quem se lembra quando estacionou o seu carro na A. Augusto de Aguiar, num local que tinha escrito CEMFA; PSP e PA à volta do carro e passado um tempo o nosso OCeano entra no carro e vai-se embora com um adeus. E muitas mais.
Agora entretém-se com o fotografar as fainas gastronómicas OCeânicas.
Que tenhas um rico dia com os teus, e muitos mais anos com saúde e boa disposição.
Um Abraço.

domingo, 14 de junho de 2020

ECLIPSE SOLAR


Foi registado neste dia mas do ano 763AC, pela primeira vez um eclipse solar, pelos Assírios.

sábado, 13 de junho de 2020

OCEANOS


A 13 de Junho de 1942 nasce o futuro OCeano, o Andresen Guimarães. Tendo entrado em 1961 para a E. Naval no NT, em 62 destacou para a guarnição do OC.
Na Marinha enveredou pela AN. Foi relativamente curta a sua carreira naval, por opção própria. Quando se retirou destas lides rumou ao Porto aí atracando com amarração dobrada. Paralelamente foi o OCeano que mais filhos produziu.
Que tenhas um óptimo aniversário junto com os teus, se couberem todos em tua casa, e que o repitas por muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

INFANTE D. LUÍS


A 12 de Junho de 1858, o Infante D. Luís é nomeado comandante da Corveta “Bartolomeu Dias”. Fez uma carreira normal de Oficial de Marinha até vir a ser coroado como Rei.

ZÉ POVINHO


A 12 de Junho de 1875, aparece pela primeira vez a figura do “Zé Povinho “ criação magistral de Rafael Bordalo Pinheiro. Foi na revista “Lanterna Mágica “ que foi publicada está figura caricatural.

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Novamente e sempre a Língua Portuguesa.

Pela tristeza que me causa o tratamento que à nossa língua dão algumas figuras com responsabilidades culturais - jornalistas, publicistas, técnicos vários, e até escritores e professores -, com a devida vénia, transcrevo um excerto, parte final, do artigo de Nuno Pacheco, no "Público" de hoje, pág. 29:

"… Não será por acharem que em inglês soa, digamos, mais moderno? Pedro Correia não resiste a comentar: Caso para alguém o interpelar nestes termos, quando o vir: Mr. Lamb, I presume.’”
Esse Azores tinha sido referido, e criticado, no espaço de Opinião do PÚBLICO em 2014 e 2015, em artigos assinados pelo jornalista e escritor Octávio dos Santos. Criticava ele também o recurso excessivo ao inglês em títulos de programas televisivos: Chef s Academy, Off-Side, I Love It, RTP Running, Shark Tank, Cinebox ou The Money Drop, entre muitos.
E aqui, nestas crónicas, também por mais de uma vez se falou do mesmo assunto, referindo, além das muito ridículas campanhas turísticas Allgarve e Allto Douro, o excesso de denominações inglesas em universidades nacionais, concursos televisivos como The Big Picture, Got Talent Portugal, Cook off, The Voice Portugal, Fama Show, Love on Top, etc., ou a escolha de NewsMuseum para baptizar um museu dos media, do jornalismo e da comunicação sediado em Sintra. Mas mais, muito mais. Em campanhas promocionais de lojas e empresas portuguesas, temos os packs”, com os seus promo code”, um lunch card para animar as hostes, o backstage em lugar dos (muito provincianos?) bastidores, as power week”, as eco life style ou as secções de gaming e de gifts e merchandising”, para não falar da inevitável invasão de apps e cookies”.
Quem assim age, duplicando consoantes e abusando do inglês, é geralmente quem as corta a eito no português, em nome da aberração a que gostam de chamar “acordo ortográfico”. O que ganha o português com isso? se for um barrete, a ilustrar quão saloia é a sua anglicização.

(Jornalista. Escreve à quinta feira
nuno.pacheco@publico.pt)"

Nota: sublinhados meus no último parágrafo.

MARINHA DO BRASIL


11 de Junho, dia de celebração da Marinha do Brasil. Aos nossos irmãos marinheiros um abraço de amizade e Camaradagem.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

REMO


A 10 de Junho de 1829, realiza-se uma competição de remo entre as duas famosas universidades Cambridge e Oxford, no Tâmisa. É a competição de remo mais antiga e famosa.

DESCOBERTAS


A 10 de Junho de 1503 parte para a América do Sul à procura duma ligação Atlântico- Pacífico, uma armada capitaneada por Gonçalo Coelho.

terça-feira, 9 de junho de 2020

PATO DONALD


Foi a 9 de Junho de 1934 que foi mostrado à sociedade o Pato Donald, como actor do filme “The Wise Little Hen”. Este Donald era uma personagem adorada por toda a  miudagem doutros tempos.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

OCEANOS


Hoje, 8 de Junho, celebra-se o Dia Internacional dos Oceanos.

domingo, 7 de junho de 2020

TORDESILHAS


A 7 de Junho de 1494 foi assinado pelos Reis de Portugal (D. João II) e de Aragão e Castela (Reis Católicos) em Tordesilhas o tratado que dividia o mundo, a descobrir, por Portugal e Espanha, com o beneplácito do Papa. A divisão era delimitada por um meridiano 370 léguas a Oeste de Cabo Verde.

OCEANOS


Hoje celebra-se mais um aniversário OCeanico, desta vez do Fernando Brito Vale que comemora os seus 79. Com um sentido de oportunidade para lançar as sua piadas cheias de humor,  enche uma câmara de oficiais de gozo. Depois de uma carreira AN dedica-se a enfiar bolas em buracos.
Lembro uma vez que quando ia embarcar no aeroporto de Norfolk, depois de uma diligência no SACLANT, levava uma imitação de uma espingarda, e quando lhe pediram para abrir o embrulho ele pegou na espingarda e simulou que estava a dar uma rajada de tiros. Foi um problema, os gringos levaram a mal, mas no fim ficou tudo numa boa e ele lá embarcou. Nunca mais repetiu a brincadeira.
Que passes um óptimo aniversário e que o repitas muitas vezes com saúde e aquela tua boa disposição.
Um Abraço.