segunda-feira, 24 de setembro de 2018

OCEANOS

Foi a 24 de Setembro de 1965 que os OCeanos se reuniram num jantar, no Paquito, para comemorar os 5” dias.

sábado, 22 de setembro de 2018

Oceanos


De braço dado com o Outono de 1944, a 22 de Setembro, fez a sua aparição neste mundo o Pedro Serradas Duarte.
Oriundo do Colégio Militar, entrou para a EN em 1961 tendo-se "transferido" para o OC em 1962.
Em 1988 terminou a seu pedido a vida profissional na Marinha, que foi variada, passando a desenvolver várias actividades, principalmente no âmbito da Segurança, na esfera civil.
Que repitas por muitos anos este dia, com saúde, é o que te deseja com um grande abraço o Curso.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Uma questão de atavio

Com o MDN a passar revista à formatura de casaco aberto, colarinho desapertado, gravata ao lado, eu julgava que já tinha visto tudo. Mas não, conseguem sempre surpreender-me. O PM desgravatado, calças de ganga, ar desportivo, recebendo honras de uma impecável guarda angolana, mostrou que a imaginação pode não ter limites. Mas no fim de contas está tudo a condizer.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

OCEANOS


Nasce neste dia 18 de Setembro mas de 1943, aquele que veio a ser o OCeano Pereira Vale. Quando concorre era já Cadete, mas RM. houve pelo menos duas peripécias por que passou durante a fase do concurso para a EN. O Exército dá-lo como refractário, quando ele já estava na Marinha como Cadete RM. Durante o concurso apresentou-se na E. Naval trajando civilmente, quando apresenta a guia do G1EA apanha uma rabecada do Oficial de Dia e é mandado uniformizar-se. No final tudo correu bem. Com uma carreira naval polifacetada e brilhante, o P. Vale mostrou ser sempre um Camarada e Amigo. Hoje que o mar tem sido tempestuoso, que célebre um feliz aniversário com os seus e que o repitas muitas vezes. Um Abraço.

domingo, 16 de setembro de 2018

OCEANOS


Mais um OCeano nascido neste dia 16 de Setembro de 1944, refiro-me ao Silva Serrano. Vindo das campinas para o mar, adaptou-se bem ao mar. Bom Camarada e Amigo, depois de acabada a carreira naval decidiu emigrar para o Norte. Que tenhas um feliz aniversário junto da tua família e que o repitas por muitas vezes. Quando desceres à capital, não te esqueças dos nossos almoços às segundas terças-feiras de cada mês. Um Abraço.

OCEANOS


A 16 de Setembro de 1944 nasce o “OTO”, o futuro OCeano Temes de Oliveira. Discreto soube impor-se como um líder e tendo grangeado a amizade de todos os seus camaradas. Uma variada careira naval, que culminou com ser o primeiro Comandante da primeira das novas fragatas MEKO, a Vasco da Gama. Ainda jovem, quando em Moçambique, tirou o brevet de pára-quedista, quem o diria. Eu passes um óptimo aniversário com os teus e que o repitas por muito mais vezes. Um grande Abraço.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

OCEANOS


11 de Setembro de 1944, nasce o “Leo”, mais tarde veio a tornar-se no OCeano Leopoldo Bastos Jorge, aquele das bajouladas. Vida variada na Marinha, oficial de guarnição da Sagres em 1969, encontrou no Brasil aquela com quem viria a casar. Bom Camarada e Amigo, veio de propósito do Brasil a Portugal para as nossas comemorações dos 50 anos. Foi cônsul honorário de Portuga. Maltratado pela nossa embaixada no Brasil quando há alguns anos a Sagres visitou o país irmão, e já tinha saído da vida consular.. Que tenhas um bom dia de aniversário e que o repitas por muitos anos. Um Abração.

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Breves encontros OCeânicos


Hoje, ali para os lados de S. Pedro do Estoril, tratamos de fazer a nossa rentrée, tal e qual como fazem os nossos políticos. Porém, não houve a barulheira própria dos comícios, nem os discursos inflamados, nem as habituais febras assadas típicas das rentrées, pois aconteceu apenas um almocinho bem à portuguesa e bem caprichado, que nos acompanhou com muito agrado. Ao contrário dessa gente dos comícios que nos cansa com as suas práticas conspirativas e as suas desmedidas ambições, o nosso encontro foi calmo e o tema dominante foi a viagem de 1964, com as evocações fotográficas e os inspirados comentários que o JAC tem feito nessa geringonça que é o feicebuque.
Foi, portanto, mais um acontecimento simples, mas a merecer o nosso aplauso!

"Na política não vale tudo" (MDN dixit)

Não vale tudo? Acho que sim, senão determinadas personalidades nunca poderiam chegar a MDN's.

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Investigação à SAD do Benfica

Não sei porquê, mas no âmbito da actual crise benfiquista, LFV faz-me lembrar um determinado CEM (não sabe nada, não viu nada, não mandou nada e a culpa é dos subordinados).

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

OCEANOS


6 de Setembro de 1942, nasce o futuro OCeano Vacas de Carvalho. Ganhou o apreço de todos pelo seu comportamento de Camarada e Amigo. Tinha um passatempo muito curioso: pegava touros aos fins de semana, pegas rijas, que até na altura o Presidente da República se manifestou aquando duma famosa pega, era ele um Cadete da Escola Naval. Que tenhas um magnífico aniversário junto dos teus e que o repitas muitas vezes. Um Abraço.

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

OCEANOS



A 3 de Setembro de 1962, 60 jovens embarcam na Doca da Marinha na vedeta com destino à Base Naval de Lisboa - Alfeite. Aí chegados subiram a rampa com destino à Escola Naval, para ingressarem no Curso Oliveira e Carmo. Passadas três semanas juntaram-se mais 26 Cadetes oriundos do NT para engrossarem o OC. Durante a nossa estadia, além do ensino, aprendemos o que é Camaradagem e o que é ser-se Marinheiro!

domingo, 2 de setembro de 2018

OCEANOS


Na véspera de ingressar na Escola Naval , comemorou os seus 17 anos, pois nasceu a 2 de Setembro de 1945. Refiro-me ao OCeano Simões Teles. Depois de uns anos a navegar, frequenta o curso de Engenharia Oceanográfica com sucesso. Saiu cedo da Marinha mas devido ao seu curso fiou sempre ligado ao mar, mar que foi sempre seu sonho. No fim do primeiro ano da E. Naval comandou uma invasão de 3 OCeanos à base do Montijo, tendo feito um desembarque em toda a força com um Vouga do CNOCA. Só falta apareceres aos almoços OCeanicos. Que tenhas um bom aniversário e que o passes junto dos teus. Um grande Abraço.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

SAGRES - OCEANOS



30 de Agosto de 1964, a Sagres completa a sua última tirada da viagem. Cascais-BNL. Depois de completadas 11768 milhas navegadas, 1746H 31M De navegação das quais 1011H 38M exclusivamente à vela, os OCeanos terminam a sua viagem de instrução. Despedimo-nos da guarnição e foi bonito ver aqueles marinheirões a saudar-nós com uma lágrima ao canto do olho. Ainda de manhã guia de marcha para a Casa-Mãe (Escola Naval) e depois guia de licença para umas merecidas férias. Agora somos "lobos do mar"!

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

BRASIL - PORTUGAL


A 29 de Agosto de 1825 o governo de Portugal reconhece a independência do Brasil.