terça-feira, 18 de dezembro de 2018

DIU



Foi a 18 de Dezembro de 1961 que o então Segundo-Tenente Oliveira e Carmo ao comando da lancha Vega deu luta à aviação que estava a atacar Diu. Conseguiu ainda atingir um avião, mas foi atingido pelos disparos dos aviões, que afundaram a lancha e que provocaram a sua morte ao ser atingido pelos disparos inimigos. Foi promovido a título póstumo, por distinção a Capitão-Tenente.
Um Herói, o Patrono do nosso curso, o curso Comandante Oliveira e Carmo.

Mais Fotos - Jantar OC "by Allen"
















segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

VETERANOS DA ARMADA


No século 19 havia um Corpo de Veteranos da Armada que foi reformado a 17 de Dezembro de 1868.

ÍNDIA


Foi a 17 de Dezembro de 1961, que a União Indiana iniciou a invasão do Estado Português da Índia - Goa, Damão e Diu.
As forças indianas tinham mais de 30 000 militares no terreno, força aérea e uma esquadra naval para enfrentar as nossas reduzidas forças do Exército e um Aviso de 1/a classe e três lanchas pequenas.

Carne processada

Porque estamos na idade de nos preocuparmos com estas coisas, recomendo ler este artigo do NYT que se encontra em https://www.nytimes.com/2018/12/14/well/eat/is-eating-deli-meats-really-that-bad-for-you.html?fallback=0&recId=1ETR4VF7EE55yEERh1ge80dkGeF&locked=0&geoContinent=EU&geoRegion=11&recAlloc=top_conversion&geoCountry=PT&blockId=most-popular&imp_id=803683383&action=click&module=Most%20Popular&pgtype=Homepage.

domingo, 16 de dezembro de 2018

Jantar de Natal























segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Será que ganha?

O ex-procurador Orlando Figueira ameaçou com uma queixa-crime os juízes que o condenaram a seis anos de prisão por corrupção, etc., etc, (pequenas ninharias tão vulgares entre políticos, agentes do Estado e outros quejandos). Candidata-se certamente a melhor anedota do ano.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

OCEANOS


Hoje celebra os seus 75 anos, o OCeano Beirão Reis. Tendo nascido a 4 de Dezembro de 1943 ingressou na Escola Naval em Setembro de 1962. Sota-Penico desde o início até ter terminado o curso do “óleo”. Mais tarde foi para o MIT onde após um brilhante curso ingressa nos ECN.
Modesto, grande Camarada só falhou num facto: nunca contou a “história do aldeom”.
Tenhas um bom dia de aniversário e que melhores o estado operacional para repetir esta efeméride muitas vezes. Nota-se a tua fãlta às fainas OCeânicas mensais.
Um grande Abraço.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

PORTUGAL - BRASIL II


29 de Novembro de 1807, finalmente as condições meteorológicas mudaram e permitiram que a esquadra Portuguêsa  com a corte real e seus acompanhantes conseguisse sair a barra do Tejo. Os franceses ainda chegaram a ver os navios a passar a “ linha entre-torres”.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

A tragédia de Borba

À semelhança das tragédias anteriormente ocorridas, o PM (n.e.) pronunciou-se sobre o acidente de Borba

terça-feira, 27 de novembro de 2018

PORTUGAL -BRASIL


A 27 de Novembro de 1807, a família real ( a Rainha D. Maria I, o príncipe regente D. João e o infante D. Pedro) numa retirada estratégica perante a invasão napoleónica, embarca em Lisboa na esquadra que a vai levar para o Brasil. É acompanhada pela corte, Academia de Guardas-Marinhas com a sua biblioteca ,corpo docente e alunos, e demais pessoal num total de cerca de 30 000 pessoas. No entanto devido às condições adversas de tempo ficará fundeada até 29 de Novembro.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

ARC

A fama deste OCeano já passou fronteiras e a comunidade anglo-saxónica, face ao empreendorismo e actividade incansável do Costinha, resolveu dar a conhecer ao mundo esta força da natureza ... e vai daí passar o relato a escrito. 


Este é apenas o primeiro tomo de uma longa coleção que se prevê ter amplo sucesso. Parabéns ao ARC.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

De beneficiário a maleficiário

Creio bem que seja este o trajecto que me está reservado nos próximos tempos.
Ao chegar paulatinamente ontem a uma consulta no Hospital da Cruz Vermelha, sou informado de que a partir de agora passo a pagar 3,99 euros pelas consultas, anteriormente gratuitas. A quem devo a funesta informação? (Ao IASFA? Não. Essa insigne instituição ignorou-me olimpicamente como beneficiário, embora nunca se esqueça de mim como subscritor.) À simpática funcionária que me atendeu no HCV. Está visto: de beneficiário passei a maleficiário.

Era o PT109 que foi afundado por um contratorpedeiro japonês. A guarnição salvou-se a nado para uma ilha deserta, no entanto o então 2º tenente Kennedy sofreu lesões que o apoquentaram o resto da vida.