terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Breves encontros OCeânicos

O ano de 2018 começou com um animado encontro na costumada Adega do Monte, no Monte Estoril, com a presença dos habituais almoçaristas que exibiram boa forma e com a participação do resgatado João Vasco. O resgate do nosso companheiro foi uma operação de sucesso e interrompeu a sua continuada ausência aos nossos encontros Oceânicos… porque o golfe e os greens lhe ocupavam muito tempo. Um regresso que foi muito apreciado!

ESCOLA ALUNOS MARINHEIROS


Foi a 16 de Janeiro de 1877 que foi criada a Escola de Alunos de Marinheiros que ficou a funcionar na corveta “Duque de Palmela”.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

O Mestre

(Para ampliar, "clicar" na imagem)
O Júri e o candidato: Professores Doutores Nuno Ferreira, Jorge Semedo de Matos, Francisco Contente Domingues, António Costa Canas e Inácio Guerreiro.

Realizou-se hoje na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a dissertação de Mestrado do nosso camarada OCeano ARC, subordinada ao título “A CARTOGRAFIA PORTUGUESA DO SÉC XVIII”.
A apresentação, brilhante, foi um prazer para quem teve o privilégio de a ela assistir.
O júri teceu-lhe os maiores encómios, atribuindo-lhe a classificação de 19 valores. Segundo o mesmo júri, foi esta a melhor classificação atribuída (ex-equo) naquela faculdade a uma defesa de tese de mestrado.
Outra coisa não seria de esperar deste nosso camarada, cujas capacidades intelectuais e de trabalho, determinação, curiosidade científica e polivalência mais uma vez aqui foram sobejamente demonstradas.
O “Água aberta ... no OCeano” apresenta ao ARC as maiores felicitações e votos de que tão cedo não pare.

O candidato com a Professora Doutora Ana Margarida Arruda e o Almirante Macieira Fragoso.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

José António Teixeira de Aguilar


Em dia de aniversário do José António, um homem de cultura, trato exemplar, singular sentido de humor e muitos saberes, aqui se assinala a efeméride com muita satisfação, mas também com a revelação pública - até agora por nós ignorada - de uma diversidade ocupacional e empresarial que vai para além de todas as suas reconhecidas aptidões culturais. Muito, muito grande José António!

OCEANOS


9 de Janeiro de 1945, nasce o J. Teixeira de Aguilar, futuro OCeano pois embarcou na Escola Naval em 1962 no O.C.
Homem de letras, calmo, educado e excelente Camarada, foi um dos poucos esgrimistas ICeanicos.
Sempre disposto a desenrascar um Camarada,  granjeou o apreço de todos com quem trabalhou.
Hoje entretém-se a disparar a sua máquina fotográfica com tiros certeiros e no ramo da escrita.
Que tenhas um óptimo aniversário passado com todos os teus e que tenhas oportunidade de o repetir por muitas mais vezes.
Um grande Abraço.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Costinha

(Para ampliar, "clicar" na imagem)

Hoje é o dia dele, esse sempre irrequieto OCeano, sempre a funcionar em pleno, uma força da natureza desde os idos de 62 (pelo menos). As suas actividades espraiam-se por vários domínios e este estudioso e Académico prepara-se para finalizar o seu Mestrado em História Marítima ... é também o inventor dos Breves Encontros o que tem ajudado a manter a sanidade mental de alguns velhotes OCeânicos. As "aventuras" deste nativo de Capricórnio, tal como ilustrado acima, são inúmeras, desde ser procurado nos States até ilustrar a primeira página de revistas de referência. É bom não esquecer as afinidades com Nicole Kidman. Só me resta parabenizar o Costinha neste seu dia e desejar que possa repetir a data muitas mais vezes sempre com saúde e boa disposição!

OCEANOS


Ainda o ano de 1945 nascera há poucos dias, quando em 4 de Janeiro veio ao mundo o primeiro OCeano de 1945, e não precisou de saltar à vara. Claro que me refiro ao Adelino Rodrigues da Costa, o “Costinha” que também foi em tempos o “Pena Branca”.
Retirou-se das lides navais  relativamente cedo mas nunca virou as costas à sua Marinha e aos seus camaradas de curso. Interessou-se pelo estudo do Oriente Lusitano, nomeadamente a Índia.
Grande Camarada e Amigo, vão os desejos de um feliz aniversário junto aos teus e que o repitas por muitas vezes.
Grande Abraço.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

OCEANOS


Ainda mal iniciará o ano de 1945 e já um futuro OCeano a nascer, o Martins dos Reis. Ingressa na classe do óleo como OCeano, mas não era o seu gosto. Mais tarde conseguiu satisfazer o seu gosto, especializar-se em Informações militares. Acaba a sua vida de Marinha na DINFO nas informações estratégicas.
É pena não comparecer aos almoços do curso, mas pide ser que este ano se esforce e apareça pois faz falta.
Que tenhas um feliz dia de aniversário e que o possas repetir muitas vezes. Esperamos por ti a uma segunda Terça-feira do mês para o nosso convívio gastronómico.
Um Abraço

sábado, 30 de dezembro de 2017

ANO NOVO

Que 2018 seja francamente melhor do que o ano que vai passar ... boas entradas para todos os OCeanos e famílias e para todos aqueles que nos têm ajudado a manter este blogue.

OCEANOS


Nasceu mesmo a tempo de poder festejar a passagem de ano, foi a 30 de Dezembro de 1943 que veio ao mundo o Jacinto Ramos Guerreiro.
Em 1962 ingressa na Escola Naval , no OC. Durante as provas de admissão deixou o então 1/0 Tenente Martins e Silva de boca aberta, pois quando da subida da corda, senta-se no chão e depois sobe a pulso os 10 metros da corda. Era assim que ele subia, sempre a pulso.
Recto, Camarada e Amigo, resta desejar que tenha um bom dia de aniversário passando com os seus e que o repita por muitas vezes.
Grande Abraço.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Nuno Alberto Pereira Mergulhão


Perfazem-se hoje 18 anos sobre o trágico acidente rodoviário em que perdeu a vida o nosso camarada Nuno Mergulhão, que então exercia as funções de Presidente da Câmara Municipal de Portimão.
Ingressou na Escola Naval em 1962 no nosso Curso Oliveira e Carmo e, em 1977, passou à reserva como capitão-tenente, a seu pedido. Regressou à sua cidade de Portimão onde veio a ser atraido pela actividade política e onde foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal.
A cidade não o esquece e preserva a sua memória num Memorial existente na Praça da República, no nome do Agrupamento Vertical de Escolas da cidade e do Grande Auditório do Teatro Municipal e, ainda, numa avenida com o seu nome em Alvor. Hoje, aqui lhe presto esta singela homenagem.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

UNIFORMES


Hoje numa daquela revistas sociais (Caras) aparece uma reportagem sobre um casamento em que aparece um C.M.G. de Jaqueta e espada. Deve ter havido uma alteração ao Regulamento de Uniformes porque anteriormente com a Jaqueta não se levava espada. Ou terá sido uma questão de aparato pessoal?

domingo, 24 de dezembro de 2017

AVIAÇÃO NAVAL


A 24 de Dezembro de 1917, iniciam-se as operações aeronavais na Estação Naval do Bom Sucesso.

sábado, 23 de dezembro de 2017

Natal 2017

Hans Zatzka (1859-1945)

A todos os OCeanos e Famílias, a todos os colaboradores e a todos os visitantes deste nosso blogue desejamos um Feliz Natal, cheio  de Paz e saúde.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Inverno

Foi hoje que entrou o inverno. Agasalhem-se.