terça-feira, 19 de junho de 2018

OCEANOS


Decorreram já 53 anos desde que os OCeanos celebraram os “100 dias”. Foi uma festa memorável com pegas e tudo. Os Pais do OCeano Vacas de Carvalho receberam e trataram-nos de forma excepcional.
Bem hajam e um muito obrigado ao Vacas e seus Pais!

segunda-feira, 18 de junho de 2018

OCEANOS


Nasce a 18 de Junho de 1944, o “Poulin”, quero dizer aquele que ingressou nos OCeanos em 1962:
o Santos Gomes.
Pacato, calmo teve a sua carreira normal na Briosa até que resolveu ficar pelo Porto, passando à reserva.
Que tenhas um feliz dia de aniversário e que consigas comemorá-lo por muitas mais vezes. Quando puderes descer à capital, escolhe uma segunda terça-feira do mês para poderes juntares-te aos OCeanos nas suas fainas gastronómicas.
Um grande Abraço.

domingo, 17 de junho de 2018

OCEANOS


Nasceu a 17 de Junho de 1943, embarcou na Escola Naval em 1961 e recebeu guia de marcha para os OCeanos em 1962, o Guilherme Trigo Allen.
Pode-se dizer dele que foi sempre um Camarada e Amigo, com uma veia para a caricatura irónica.
 Lembro o tempo de jovem oficial em que quando ia tomar uma bebida ao balcão do Pic-Nic mostrava a pisola militar para assim ter mais espaço ao balcão. São conhecidas várias histórias desde o parcas o seu carro num lugar que dizia CEMFA até outras.
Hoje é um fito-repórter dos almoços OCeanicos.
Que tenha um feliz aniversário e que o repitas por muitas vezes.
Um Abraço.

VOO AÉREO LISBOA- RIO


Sacadura Cabral e Gago Coutinho amaram com o seu hidroavião na Baia de Guanabara, Rio de Janeiro, terminando a Primeira Travessia Aérea do Atlântico, com a ajuda da navegação astronómica, no dia 17 de Junho de 1922.

Almirante António José de Matos Nunes da Silva



Acabámos de ter conhecimento da triste notícia do falecimento ontem, no Hospital de Sta. Cruz onde se encontrava há algum tempo internado, do nosso distinto Camarada e Mestre Almirante António Nunes da Silva. Cidadão e militar exemplar, de uma verticalidade e frontalidade de todos conhecida, viu a sua luta pelos direitos de cidadania e sobretudo pelos da condição militar chegar ao fim, pela inexorável lei da vida. A sua Família, aos seus Amigos e Camaradas, em particular aos do Curso “D. João de Castro”, apresentamos sentidas condolências. Não temos de momento qualquer informação sobre as cerimónias fúnebres.


PS: Com a devida vénia, transcreve-se a informação dada pel'"A Voz da Abita":

Estimados Camaradas,
Damos a conhecer as Cerimónias Fúnebres previstas para o nosso ilustre Camarada Alm. Nunes da Silva: Assim o seu corpo deverá estar em câmara ardente na capela de Nova Oeiras (próximo do campo de ténis) a partir das 17 horas de hoje, Domingo dia 17.
Amanhã Segunda-feira será celebrada uma missa de corpo presente, pelas 12:00h, após a qual o funeral seguirá para o Cemitério de Barcarena onde se procederá à cremação, a partir das 13 horas.

Saudações Navais

sexta-feira, 15 de junho de 2018

ECLIPSE SOLAR


Os Assírios registaram que no dia correspondente ao actual 15 de Junho, mas em 763AC, um “eclipse solar “. Este foi o primeiro registo de tal fenómeno astronómico na história dehumanized.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Fotos II

 




OCEANOS


Nasce a 13 de Junho de 1942, ingressa na Escola Naval em 1961, e em 1962 recebe guia de marcha para os OCeanos, refiro-me ao Andresen Guimarães. Na sua carreira naval dedicou-se às contas e saldos. Retirou-se ainda cedo para poder cuidar da sua numerosa família.
Tenhas um dia feliz dia de aniversário na companhia dos teus e que o repitas por muitas vezes.
Um grande Abraço.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Almoço OC (12Jun18)

Foi no lugar habitual que teve lugar o (previsivelmente) último almoço desta época ... apesar das greves apareceram 14 OCeanos que trocaram as normais e entusiásticas conversações/memórias de tempos passados. Para registar que pela primeira vez, que eu me lembre, se serviram sardinhas assadas e houve alguns comensais que as receberam em festa, ou não estivéssemos nós em vésperas de Stº. António.



a) Para ampliar, "clicar" sobre as imagens;
b) Para aceder às imagens individualizadas e transferíveis podem seguir esta ligação.

REI D. LUÍS

( Infante D. Luís Filipe de Bragança)
No dia 12 de Junho de 1858 o então Infante D. Luís é nomeado comandante da corveta Bartolomeu Dias. Foi o único rei de Portugal a ter uma efectiva carreira na Marinha.

(D Luís I, o Rei marinheiro)

ZÉ POVINHO


É a 12 de Junho de 1875 que é apresentado à sociedade portuguêsa o famoso Zé Povinho, criação de Rafael Bordallo Pinheiro. Esta apresentação realizou-se na revista “Lanterna Mágica “.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

MARINHA BRASILEIRA


Hoje 11 de Junho, a MArinha do Brasil celebra o seu dia. Foi neste dia em 1822 que foi fundada e também neste dia mas em1865 que a Marinha do Brasil teve a sua primeira vitória : batalha naval de Riachelo, durante a guerra do Paraguai.

domingo, 10 de junho de 2018

DESCOBRIMENTOS


A 10 de Junho de 1503, Gonçalo Coelho larga de Lisboa ao comando de uma armada de 6 caravelas, em direcção à América do Sul com a finalidade de descobrir uma ligação Atlântico -Pacífico.

A SEGURANÇA, A DEFESA NACIONAL E AS FORÇAS ARMADAS


A pedido do "OCeano" JPN, elemento do GREI, dá-se conhecimento do importante evento em título:
"Com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, o Grupo de Reflexão Estratégica Independente (GREI) *, vai promover, em colaboração com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL), um Seminário subordinado ao tema:
A SEGURANÇA, A DEFESA NACIONAL E AS FORÇAS ARMADAS
- UM DEBATE INDISPENSÁVEL -
O evento terá lugar no auditório da FDL, no dia 04 Julho, pelas 09h00 e compreenderá quatro painéis, dois durante o período da manhã e dois no da tarde. Os primeiros três painéis incluirão intervenções de seis personalidades que, no âmbito da sociedade civil, têm vindo a abordar temáticas relevantes para a Segurança e Defesa Nacional. O quarto e último painel será desenvolvido pela Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República. Os painéis terão como moderadores quatro elementos do GREI que, em passado próximo, desempenharam altos cargos de chefia nas Forças Armadas e de direção na estrutura do Ministério da Defesa Nacional.
Convictos da importância de uma reflexão agregadora do pensamento nacional acerca da matéria em apreço, no sentido amplo e renovado dos conceitos associados, sentir-nos-íamos muito honrados com a presença de V.Exª.
Enviaremos oportunamente o Convite e Programa do Seminário.
A Comissão Organizadora
Correio-electrónico: «grei.portugal@gmail.com»
TLM: 913 222 732"

sábado, 9 de junho de 2018

A Marinha a perder terreno

Reconhecem perfeitamente o sítio mas não o seu primeiro ocupante, que se banha calmamente nas águas calmas outrora povoadas de marinheiros.
Julgo que terá sido a última vez que ali estacionei o carro, segundo informação do Guarda (ainda da Marinha).