sábado, 23 de fevereiro de 2019

RAINHA D. MARIA I

Por decreto real de D. Maria I, todos aqueles que possuíssem bens da Coroa Portuguesa e os herdeiros de morgados ou capelas, devem servir na Marinha ou no Exército Reais, sob pena de terem de devolver esses bens.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

ALMIRANTE


A 22 de Fevereiro de 1787, por decreto real, os Tenentes-Generais da Armada passaram a ser designados pôr Vice-Almirantes e estes por Almirantes.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

AFONSO DE ALBUQUERQUE


Depois de ter conquistado Malaca, Afonso de Albuquerque regressa à Índia. Logo no início da sua viagem naufraga na costa da Malásia, tendo sobrevivido.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

CMG (Ref) Carlos Manuel Hipólito Caroço

Memória do Curso "OC":

Se nos pedissem para definir numa palavra o Hipólito Caroço, a que nos viria imediatamente aos lábios seria “bonomia”, nome talvez em desuso, mas que define a qualidade rara que alguns têm de nos tornar sempre mais leves os fardos com que a vida tantas vezes nos abate.
Bem nos faria falta agora, essa bonomia que o acompanhava e que ele de bom grado nos havia de prodigalizar, para nos tornar menos pesado o seu desaparecimento.
Resta-nos lembrar o melhor dele, a amizade e a camaradagem, que ao contrário de nós perduram sempre, porque não são de carne e osso, e assim mantê-lo vivo nos nossos corações. 

Informação complementar: o corpo do nosso camarada encontra-se desde já, em câmara ardente, na igreja de Linda-a-Velha, donde sairá amanhã, como abaixo se noticiou, para o cemitério da Barcarena.

CMG (Ref) Carlos Manuel Hipólito Caroço



É com muita pena e amargura que o Curso OC informa que faleceu, ontem à noite, o nosso camarada e amigo OCeano Hipólito Caroço. Temos informação de que o seu corpo irá, esta tarde, para a Igreja de Linda-a-Velha de onde seguirá o funeral (pelas 1400 hrs de amanhã, 19 Fev) para o cemitério de Barcarena para cremação.
O Curso OC apresenta as mais sentidas condolências à sua Família e a todos os seus amigos e camaradas. Que descanse em Paz. 

sábado, 16 de fevereiro de 2019

ALLGARVE


A 16 de Fevereiro de 1267, em Badajoz, os Reis D. Afonso III de Portugal e D. Afonso X de Castela assinam o tratado em que é reconhecida a soberania de Portugal em relação ao Algarve. Este tratado ficou conhecido como "Convenção de Badajoz".

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Portugal e a Guerra de África

Na passada 4ª feira realizou-se no Clube Militar Naval uma sessão de apresentação, seguida de debate, do livro Portugal e a Guerra de África – A Marinha com as Argos nas águas da Guiné, da autoria dos vice-almirantes João Pires Neves e António Rebelo Duarte. Casa cheia, com mais de uma dúzia de OCeanos a testemunhar o apreço pelos autores e a qualidade da obra prefaciada pelo Professor Adriano Moreira.
A experiência pessoal e a investigação conduzida pelos autores resultaram num livro que trata o difícil e polémico tema das nossas guerras recentes e, em especial a actividade da Marinha na Guiné, com novas abordagens que abrem novas perspectivas de discussão. O livro preenche uma lacuna da nossa historiografia naval e, apesar de ainda não estarmos suficientemente distanciados das emoções da guerra, é um excelente contributo para uma reflexão serena do nosso passado recente.
Parabéns aos autores.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

O almoço OC (12Fev19) visto pelo JTA

(Para ampliar, "clicar" nas imagens)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Almoço OC (12Fev19)

Neste recomeço de actividades gastronómicas (este é o primeiro almoço de 2019) reuniram-se 18 OCeanos, no lugar do costume. As conversas também foram as costumeiras, sempre bem dispostas e barulhentas quanto baste. A qualidade das fotos é que deixa um pouco a desejar ... talvez das condições de luz (fraquinhas), talvez da maquineta, talvez da destreza do fotógrafo (inclino-me mais para esta última). Mas as imagens aí estão!


(Para ampliar, "clicar" nas imagens)


O almoço OCeânico do mês de Fevereiro


 (Para ampliar, "clicar" nas imagens)

Tinha sido exactamente há três meses que se tinha realizado a nossa última reunião magna almoçarista, pelo que já havia quem manifestasse alguma ansiedade pelo reencontro e pelo convívio que demorava.
Hoje, no sítio do costume, lá estiveram 18 companheiros de um percurso que já leva 56 anos de caminhada, ou se quiserem, uma longa singradura OCeânica de 56 mil milhas.
Com esta assiduidade e com a boa disposição que cada um exibia, bem podemos afirmar que o ano de 2019 promete e que até os mais distraídos (ou preguiçosos) não vão deixar de nos aparecer brevemente.
E para a posteridade aqui fica a galeria dos notáveis que hoje assinaram o ponto.

domingo, 10 de fevereiro de 2019

VASCO DA GAMA


A 10 de Fevereiro de 1502, parte para Goa ao comando de uma armada de 15 navios depois de ter sido nomeado, pelo Rei, Almirante do Mar da Índia. Foi o primeiro a ucupar este cargo.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

OCEANOS


Hoje mais um aniversario OCeânico. Trata-se do Casado Parreira, nascido a 9 de Fevereiro de 1943.
Viveu a sua juventude pela Ericeira e em 1962 ingressou na guarnição dos OCeanos.
Vida naval variada, agora retirado não deixa de comparecer às fainas gastronómicas mensais.
Que tenhas um feliz dia de aniversário junto com os teus é que o possas repetir muitas vezes.
Um grande Abraço.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

OCEANOS


A 7 de Fevereiro de 1942 nasce o Zé, Pedro ou Zé Pedro que em 1962 ingressa nos QPs dos OCeanos como Lopes Moreira. Camarada, Amigo, sempre bem disposto a não ser quando das poucas vezes que lhe vinha a mostarda ao nariz. Mantém ainda aquele ar gaiato que tinha na E. Naval.
Que tenhas um óptimo dia de aniversário junto dos teus é que vivas por muitos anos.
Um Abraço.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

COLÓNIA DE SACRAMENTO


Foi a 6 de Fevereiro de 1715 que foi assinado o tratado de Utrecht entre o Rei D. João V de Portugal e o Rei espanhol D. Filipe V em que é restituída a Portugal a colónia de Sacramento (actual Uruguai).

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

CHINA


Hoje, 5 de Fevereiro de 2019, os chineses entram no ano 4656 da sua era. O ano é o ano do Porco.