terça-feira, 4 de dezembro de 2018

OCEANOS


Hoje celebra os seus 75 anos, o OCeano Beirão Reis. Tendo nascido a 4 de Dezembro de 1943 ingressou na Escola Naval em Setembro de 1962. Sota-Penico desde o início até ter terminado o curso do “óleo”. Mais tarde foi para o MIT onde após um brilhante curso ingressa nos ECN.
Modesto, grande Camarada só falhou num facto: nunca contou a “história do aldeom”.
Tenhas um bom dia de aniversário e que melhores o estado operacional para repetir esta efeméride muitas vezes. Nota-se a tua fãlta às fainas OCeânicas mensais.
Um grande Abraço.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

PORTUGAL - BRASIL II


29 de Novembro de 1807, finalmente as condições meteorológicas mudaram e permitiram que a esquadra Portuguêsa  com a corte real e seus acompanhantes conseguisse sair a barra do Tejo. Os franceses ainda chegaram a ver os navios a passar a “ linha entre-torres”.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

A tragédia de Borba

À semelhança das tragédias anteriormente ocorridas, o PM (n.e.) pronunciou-se sobre o acidente de Borba

terça-feira, 27 de novembro de 2018

PORTUGAL -BRASIL


A 27 de Novembro de 1807, a família real ( a Rainha D. Maria I, o príncipe regente D. João e o infante D. Pedro) numa retirada estratégica perante a invasão napoleónica, embarca em Lisboa na esquadra que a vai levar para o Brasil. É acompanhada pela corte, Academia de Guardas-Marinhas com a sua biblioteca ,corpo docente e alunos, e demais pessoal num total de cerca de 30 000 pessoas. No entanto devido às condições adversas de tempo ficará fundeada até 29 de Novembro.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

ARC

A fama deste OCeano já passou fronteiras e a comunidade anglo-saxónica, face ao empreendorismo e actividade incansável do Costinha, resolveu dar a conhecer ao mundo esta força da natureza ... e vai daí passar o relato a escrito. 


Este é apenas o primeiro tomo de uma longa coleção que se prevê ter amplo sucesso. Parabéns ao ARC.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

De beneficiário a maleficiário

Creio bem que seja este o trajecto que me está reservado nos próximos tempos.
Ao chegar paulatinamente ontem a uma consulta no Hospital da Cruz Vermelha, sou informado de que a partir de agora passo a pagar 3,99 euros pelas consultas, anteriormente gratuitas. A quem devo a funesta informação? (Ao IASFA? Não. Essa insigne instituição ignorou-me olimpicamente como beneficiário, embora nunca se esqueça de mim como subscritor.) À simpática funcionária que me atendeu no HCV. Está visto: de beneficiário passei a maleficiário.

Era o PT109 que foi afundado por um contratorpedeiro japonês. A guarnição salvou-se a nado para uma ilha deserta, no entanto o então 2º tenente Kennedy sofreu lesões que o apoquentaram o resto da vida.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

KENNEDY


A 22 de Novembro de 1963 é assassinado em Dallas, Texas, o presidente dos USA, John Kennedy.
Foi oficial da USNavy durante a WW II, comandando uma lancha torpedeiro no Pacífico.
A ele se deve a “Operation Sail 1964”  em que os OCeanos embarcados na Sagres marcaram presença em New York.

VASCO DA GAMA


A 22 de Novembro de 1497, Vasco da Gama na sua viagem para a descoberta do caminho marítimo para a Índia, dobra o Cabo da Boa Esperança.

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

OCEANOS


21 de Novembro de 1943, nasce o Nunes da Cruz, o “Penico” dos OCeanos. Desde menino habituado ao rigor e disciplina militares, ingressa em 1962 na Escola Naval no Curso Oliveira e Carmo com a melhor nota da admissão e assim continuou até ao fim do curso.
Respeitado por todos soube sempre manter a calma mesmo quando o “mar estava alteroso”. Camarada e Amigo sempre preocupado com todos nós.
Que tenhas um dia feliz em família e que o repitas muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

PIJAMA


Há tamanha mania de arranjar “dias disto e daquilo” que até já foi criado o “Dia Nacional do Pijama”. Será que temos de sair para a rua em pijama?

domingo, 18 de novembro de 2018

NOITE


A partir de hoje é até ao próximo dia 1 de Fevereiro próximo,  a cidade de Hammerfast não conhecerá a luz do Sol, estando sempre em noite.

sábado, 17 de novembro de 2018

OCEANOS


74 anos, nasceu a 17 de Novembro de 1944, o José Manuel. Ingressou na Escola Naval em 1962, na guarnição dos OCeanos, o Brás Mimoso, também conhecido na gíria OCeânica como o “Ganso”.
Camarada e Amigo de excelência, sempre com boa disposição mesmo quando tem que enfrentar “mar alteroso”, é um prazer tê-lo como companhia.
Que tenhas um bom dia de aniversário junto com os teus (tuas) e que o repitas muitas vezes sempre assim.
Um grande Abraço.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Breves encontros OCeânicos


Com muita coisa boa para comemorar, incluindo aniversários e regressos, voltamos a encontrar-nos para digerir histórias e memórias, acompanhados por uma caldeirada que por todos foi aprovada. Para tal, deslocamo-nos até à nossa bem conhecida margem sul e foi na Costa da Caparica, frente ao mar e em dia de sol, que tudo aconteceu em absoluto respeito pelo Dia Mundial da Diabetes. Mais uma apreciada iniciativa cheia de coisas navais, sem políticas nem futebóis. Qualquer dia há mais. Concerteza.