sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

O Mestre

(Para ampliar, "clicar" na imagem)
O Júri e o candidato: Professores Doutores Nuno Ferreira, Jorge Semedo de Matos, Francisco Contente Domingues, António Costa Canas e Inácio Guerreiro.

Realizou-se hoje na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a dissertação de Mestrado do nosso camarada OCeano ARC, subordinada ao título “A CARTOGRAFIA PORTUGUESA DO SÉC XVIII”.
A apresentação, brilhante, foi um prazer para quem teve o privilégio de a ela assistir.
O júri teceu-lhe os maiores encómios, atribuindo-lhe a classificação de 19 valores. Segundo o mesmo júri, foi esta a melhor classificação atribuída (ex-equo) naquela faculdade a uma defesa de tese de mestrado.
Outra coisa não seria de esperar deste nosso camarada, cujas capacidades intelectuais e de trabalho, determinação, curiosidade científica e polivalência mais uma vez aqui foram sobejamente demonstradas.
O “Água aberta ... no OCeano” apresenta ao ARC as maiores felicitações e votos de que tão cedo não pare.

O candidato com a Professora Doutora Ana Margarida Arruda e o Almirante Macieira Fragoso.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

José António Teixeira de Aguilar


Em dia de aniversário do José António, um homem de cultura, trato exemplar, singular sentido de humor e muitos saberes, aqui se assinala a efeméride com muita satisfação, mas também com a revelação pública - até agora por nós ignorada - de uma diversidade ocupacional e empresarial que vai para além de todas as suas reconhecidas aptidões culturais. Muito, muito grande José António!

OCEANOS


9 de Janeiro de 1945, nasce o J. Teixeira de Aguilar, futuro OCeano pois embarcou na Escola Naval em 1962 no O.C.
Homem de letras, calmo, educado e excelente Camarada, foi um dos poucos esgrimistas ICeanicos.
Sempre disposto a desenrascar um Camarada,  granjeou o apreço de todos com quem trabalhou.
Hoje entretém-se a disparar a sua máquina fotográfica com tiros certeiros e no ramo da escrita.
Que tenhas um óptimo aniversário passado com todos os teus e que tenhas oportunidade de o repetir por muitas mais vezes.
Um grande Abraço.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Costinha

(Para ampliar, "clicar" na imagem)

Hoje é o dia dele, esse sempre irrequieto OCeano, sempre a funcionar em pleno, uma força da natureza desde os idos de 62 (pelo menos). As suas actividades espraiam-se por vários domínios e este estudioso e Académico prepara-se para finalizar o seu Mestrado em História Marítima ... é também o inventor dos Breves Encontros o que tem ajudado a manter a sanidade mental de alguns velhotes OCeânicos. As "aventuras" deste nativo de Capricórnio, tal como ilustrado acima, são inúmeras, desde ser procurado nos States até ilustrar a primeira página de revistas de referência. É bom não esquecer as afinidades com Nicole Kidman. Só me resta parabenizar o Costinha neste seu dia e desejar que possa repetir a data muitas mais vezes sempre com saúde e boa disposição!

OCEANOS


Ainda o ano de 1945 nascera há poucos dias, quando em 4 de Janeiro veio ao mundo o primeiro OCeano de 1945, e não precisou de saltar à vara. Claro que me refiro ao Adelino Rodrigues da Costa, o “Costinha” que também foi em tempos o “Pena Branca”.
Retirou-se das lides navais  relativamente cedo mas nunca virou as costas à sua Marinha e aos seus camaradas de curso. Interessou-se pelo estudo do Oriente Lusitano, nomeadamente a Índia.
Grande Camarada e Amigo, vão os desejos de um feliz aniversário junto aos teus e que o repitas por muitas vezes.
Grande Abraço.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

OCEANOS


Ainda mal iniciará o ano de 1945 e já um futuro OCeano a nascer, o Martins dos Reis. Ingressa na classe do óleo como OCeano, mas não era o seu gosto. Mais tarde conseguiu satisfazer o seu gosto, especializar-se em Informações militares. Acaba a sua vida de Marinha na DINFO nas informações estratégicas.
É pena não comparecer aos almoços do curso, mas pide ser que este ano se esforce e apareça pois faz falta.
Que tenhas um feliz dia de aniversário e que o possas repetir muitas vezes. Esperamos por ti a uma segunda Terça-feira do mês para o nosso convívio gastronómico.
Um Abraço

sábado, 30 de dezembro de 2017

ANO NOVO

Que 2018 seja francamente melhor do que o ano que vai passar ... boas entradas para todos os OCeanos e famílias e para todos aqueles que nos têm ajudado a manter este blogue.

OCEANOS


Nasceu mesmo a tempo de poder festejar a passagem de ano, foi a 30 de Dezembro de 1943 que veio ao mundo o Jacinto Ramos Guerreiro.
Em 1962 ingressa na Escola Naval , no OC. Durante as provas de admissão deixou o então 1/0 Tenente Martins e Silva de boca aberta, pois quando da subida da corda, senta-se no chão e depois sobe a pulso os 10 metros da corda. Era assim que ele subia, sempre a pulso.
Recto, Camarada e Amigo, resta desejar que tenha um bom dia de aniversário passando com os seus e que o repita por muitas vezes.
Grande Abraço.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Nuno Alberto Pereira Mergulhão


Perfazem-se hoje 18 anos sobre o trágico acidente rodoviário em que perdeu a vida o nosso camarada Nuno Mergulhão, que então exercia as funções de Presidente da Câmara Municipal de Portimão.
Ingressou na Escola Naval em 1962 no nosso Curso Oliveira e Carmo e, em 1977, passou à reserva como capitão-tenente, a seu pedido. Regressou à sua cidade de Portimão onde veio a ser atraido pela actividade política e onde foi eleito vereador e presidente da Câmara Municipal.
A cidade não o esquece e preserva a sua memória num Memorial existente na Praça da República, no nome do Agrupamento Vertical de Escolas da cidade e do Grande Auditório do Teatro Municipal e, ainda, numa avenida com o seu nome em Alvor. Hoje, aqui lhe presto esta singela homenagem.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

UNIFORMES


Hoje numa daquela revistas sociais (Caras) aparece uma reportagem sobre um casamento em que aparece um C.M.G. de Jaqueta e espada. Deve ter havido uma alteração ao Regulamento de Uniformes porque anteriormente com a Jaqueta não se levava espada. Ou terá sido uma questão de aparato pessoal?

domingo, 24 de dezembro de 2017

AVIAÇÃO NAVAL


A 24 de Dezembro de 1917, iniciam-se as operações aeronavais na Estação Naval do Bom Sucesso.

sábado, 23 de dezembro de 2017

Natal 2017

Hans Zatzka (1859-1945)

A todos os OCeanos e Famílias, a todos os colaboradores e a todos os visitantes deste nosso blogue desejamos um Feliz Natal, cheio  de Paz e saúde.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Inverno

Foi hoje que entrou o inverno. Agasalhem-se.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

OCEANOS


Faria hoje 74 anos o "Kid Max" , o OCeano Monteiro Marques. Quando do concurso para a E. Naval indicou como actividades desportivas  o Ciclismo e a Natação. Como não havia Ciclismo, era o nosso homem do estilo "Costas" em que era o melhor nadador da Escola.
Não teve muita sorte, em novo um acidente de automóvel em França levou-o muitos meses para o hospital.
Era um Camarada são e grande amigo de todos. Destacou relativamente cêdo para outra vida, em 11 de Julho de 2013, mas não está esquecido entre nós, grande Monteiro Marques.

SOLSTÍCIO


Hoje, 21 de Dezembro, pelas 1628Z, que é a também a hora local, dá-se o Solstício de Inverno, o que significa que oficialmente embarcamos no Inverno.