quinta-feira, 21 de setembro de 2017

PAZ


Hoje, 21 de Setembro, com o mundo Terra em plena crise e com tanta mortandade celebra-se o Dia Internacional da Paz. Façamos votos para que os chefes de estado venham a ter um mínimo de consciência e esforcem-se pela paz.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

OCEANOS


Nasceu a 18 de Setembro de 1943, embarcou nos OCeanos em Setembro de 1964, refiro-me ao Luis Pereira Vale. Durante as provas, como estava na R. M. foi obrigado a apresentar-se uniformizado como Cadete. Pelo meio ainda teve que resolver a sua situação militar que estava agranelada, enfim várias contingências que apaladaram o seu ingresso nos OCeanos. Já OCeano teve a ousadia de impedir a entrada do Oficial de Dia na sua sala de estudos enquanto clamava que " tinha força para ...". Melómano já demonstrou as suas qualidades num restrito clube do Porto.
Ao grande Camarada e Amigo os desejos que passe um dia de aniversário feliz com todos os seus.
Que tenha longa duração e que a saúde deixe de o atrapalhar.
Um Abraço .

sábado, 16 de setembro de 2017

OCEANOS


Nasceu a 16 de Setembro de 1944, ingressou na Escola Naval em 3 de Setembro de 1962 no curso dos OCeanos, o Orlando Temes de Oliveira.
Desde Navegador até ser o primeiro Comandante da primeira fragata da renovação da Marinha, ainda teve tempo para tirar o brevet de pára-quedista em Moçambique.
Sempre interessado no mar depois de sair da Briosa continua ligado às coisas náuticas na sua actividade cicil.
Grande Amigo e Camarada, respeitado por todos.
Desejo que passes mais um aniversário feliz com os teus e que tenhas longa vida plena de saude-
Um Grande Abraço para ti, OTO.

OCEANOS

Nasceu a 16 de Setembro de 1944, o Carlos Silva Serrano tornou-se OCeano em 3 de Setembro de 1962.
Vindo das lezírias sempre usou a galhardia típica das lezírias na sua vida de marinheiro.
Acabada a vida na Marinha regressou às suas origens em Vila Franca de Xira. Apartado da vida OCeãnica, pouco se tem visto, é pena.
Ao Camarada e Amigo os desejos que passes um bom aniversario e que o repitas cheio de saúde por muitos mais anos. Quando tiveres que fazer algo na capital reserva uma segunda terça-feira do m\es para almoçares com o curso.
Um ABRAÇO.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A Sagres está de volta


A Sagres voltou da viagem de instrução e do encontro de Tall Ships em Le Havre. Apareceu assim às 1630, vista da minha varanda.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Entrevista do MDN

Pautada por expressões como "Não sei", Não sei como", Não sei quando", "O que é que lhe parece?" ou "Acha que eu é que lá vou fazer?", a entrevista do MDN sobre o caso de Tancos parecia um diálogo saído dos Monty Phyton. Ao longo dos tempos e sob diversos quadrantes políticos, as FFA´s têm sido tuteladas por personalidades com este nível de competência. Será que alguma estranha maldição caiu sobre elas ou haverá uma intenção específica subjacente?

OCEANOS


Nascido a 11 de Setembro de 1944, tornou-se OCeano em 1962 quando destacou do NT para o OC, o Leopoldo Bastos Jorge.
Não foi longa a sua permanência na Marinha, pois por razões familiares resolveu mudar-se para o Brasil. Foi Sempre um Grande Camarada e Amigo dos seus amigos.
Longe geogràficamente mas perto de nós na amizade. Que tenhas um feliz dia de aniversário é que o repitas por muitos mais anos com saúde e felicidade.
Um Abração.

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

BRASIL


Foi a 7 de Setembro de 1822, que o Príncipe Regente do Brasil, D. Pedro, proclama o seu célebre "Grito do Ipiranga" em que declara a independência do Brasil em relação à Portugal.
Creio que é o único caso em que um futuro Rei de um país declara uma colónia independente desse país.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

OCEANOS


A 5 de Setembro de 1942 nasce o OCeano Vacas de Carvalho. Uma vida ligada às actividades taurinas e à Marinha. Uma vez, sendo ele Cadete chegou todo alanhado à E. Naval, ao ser questionado pelo Oficial de Dia o que lhe acontecera respondeu muito naturalmente que tinha caído pelas escadas em sua casa. O Oficial de Dia que de desculpas e golpes de Cadetes sabia muito, retorquiu sarcàsticamente: sr. Cadete essa queda foi pior que uma marrada de um touro. O Vacas engoliu em seco percebeu a piada e calou-se muito bem caladinho.
Ao grande Camarada e Amigo os desejos que passes um dia feliz com todos os teus e que ainda tenhas muitas oportunidades de repetir esta efeméride por muitos anos com saúde e boa disposição.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

TORDESILHAS


Foi a 5 de Setembro de 1494 que o Rei D. João II de Portugal ratificou em Setúbal, em nome de Portugal o Tratado de Tordesilhas que fora assinado a 7 de Junho do mesmo ano.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

TRATADO DE ALCÁÇOVAS


A 4 de Setembro de 1479, é assinado entre os reis de Portugal e de Castela o tratado de Alcáçovas.
Por este tratado todas as terras descobertas a sul das Canárias seriam pertença de Portugal.

domingo, 3 de setembro de 2017

OCEANOS


Foi há 55 anos que subimos a rampa que liga a BNL à Escola Naval para ingressarmos no Curso Oliveira e Carmo. Entretanto juntaram-se a nós um grupo de Cadetes que destacou do NT para o OC.
Foi o início de uma vida plena de camaradagem.
Estamos todos de parabéns. Um abraço mútuo.

sábado, 2 de setembro de 2017

OCEANOS


Nascido a 2 de Setembro de 1945, comemora hoje os seus 72 anos o OCeano Simões Teles.
Durou pouco a sua passagem pela Marinha, mas continuou ligado ao mar nas suas novas tarefas civis.
Como desportista notabilizou-se ainda antes de ser OCeano como remador de Yole de 8, tendo vencido várias regatas.
Que tenhas um dia muito feliz junto com os teus e que comemores esta efeméride por muitos anos com saúde.
Um grande Abraço.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Breves encontros OCeânicos


Hoje, em mais um animado almoço, celebramos 53 anos sobre a data da nossa chegada da grande viagem e, segundo informou o Speedy, depois de 1746 horas de navegação e 11.768 milhas navegadas. Passou mais de meio século sobre essa viagem e os anos não perdoam, mas o ânimo não nos falta para continuarmos a celebrar todas as nossas viagens e a recordar todos os nossos companheiros.
Vale bem a pena, porque a alma não é pequena!

OCEANOS


A 30 de Agosto de 1964 a Sagres, com o Curso Oliveira e Carmo embarcado, atraca na Base Naval de Lisboa.
Depois de 11 768 milhas navegadas, 1746HH 31MM de navegação das quais 1011HH 38MM exclusivamente de navegação à vela, os OCeanos que saíram de Lisboa uns jovens aprendizes do mar, regressam como verdadeiros " Lobos do Mar".
Apresentamo-nos na Escola Naval e seguimos para uma merecida licença de 30 dias.