domingo, 18 de novembro de 2018

NOITE


A partir de hoje é até ao próximo dia 1 de Fevereiro próximo,  a cidade de Hammerfast não conhecerá a luz do Sol, estando sempre em noite.

sábado, 17 de novembro de 2018

OCEANOS


74 anos, nasceu a 17 de Novembro de 1944, o José Manuel. Ingressou na Escola Naval em 1962, na guarnição dos OCeanos, o Brás Mimoso, também conhecido na gíria OCeânica como o “Ganso”.
Camarada e Amigo de excelência, sempre com boa disposição mesmo quando tem que enfrentar “mar alteroso”, é um prazer tê-lo como companhia.
Que tenhas um bom dia de aniversário junto com os teus (tuas) e que o repitas muitas vezes sempre assim.
Um grande Abraço.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Breves encontros OCeânicos


Com muita coisa boa para comemorar, incluindo aniversários e regressos, voltamos a encontrar-nos para digerir histórias e memórias, acompanhados por uma caldeirada que por todos foi aprovada. Para tal, deslocamo-nos até à nossa bem conhecida margem sul e foi na Costa da Caparica, frente ao mar e em dia de sol, que tudo aconteceu em absoluto respeito pelo Dia Mundial da Diabetes. Mais uma apreciada iniciativa cheia de coisas navais, sem políticas nem futebóis. Qualquer dia há mais. Concerteza.

Lançamento de livro


Não queria deixar sem uma referência a cerimónia de lançamento do livro "Portugal e a Guerra de África - A Marinha com as "Argos" nas Águas da Guiné" que decorreu a 12 deste mês no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha. Larga assistência de todos os quadrantes das FFAA (e não só) que assistiram às interessantíssimas apresentações do Prof. Dr. António Telo e do OCeano Rodrigues da Costa.  Daqui endereço os parabéns aos autores, almirantes Rebelo Duarte e OCeano Pires Neves, por mais esta contribuição para o cabal e necessário entendimento do nosso conflito armado por terras africanas e que muito ajudará os portugueses a formarem uma opinião abalizada sobre este assunto. 


terça-feira, 13 de novembro de 2018

Almoço OC (12Nov2018)

Compareceram a este almoço de S. Martinho atrasado 14 OCeanos. Inaugurou-se uma modalidade  ("self service/buffet") com aperitivos salgados, bacalhau com broa e perna de borrego com batatinhas assadas. Ainda com o S. Martinho no horizonte não faltaram as castanhas, a água-pé e a jeropiga.
Mas o melhor foi o regresso às actividades OCeânicas do VLR, devidamente assinalado, após uma prolongada ausência.



a) Para ampliar, "clicar" nas imagens;
b) Para aceder às imagens individualizadas e transferíveis podem seguir esta ligação.

OCEANOS


Nasce a 13 de Novembro de 1942, tendo ingressado na Escola Naval em 1961, no entanto em Setembro de 1962 recebe guia de marcha para a guarnição dos OCeanos,  refiro-me ao Hipólito Caroço.
Um bom Camarada e Amigo soube granjear a admiração de todos que conviveram com ele na Marinha. De espírito irónico e com uma piada sempre pronta a disparar. Agora que se retirou das lides navais, emigrou mais para Sul e pouco aparece pela capital. Não te esqueças de aparecer pelos almoços OCeanicos que se realizam mensalmente, curiosamente hoje vai decorrer uma dessas fainas.
Que tenhas um óptimo aniversário e que o repitas por muitas vezes.
Um Abraço.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

OCEANOS



Há 53 anos, 12 de Novembro de 1965, realizou-se o tradicional baile de finalistas da Escola Naval, desta vez do Curso Oliveira e Carmo, o nosso curso.
OCeanos acompanhados das suas namoradas, futuras ex-namoradas tiveram uma noite inesquecível.


domingo, 11 de novembro de 2018

1918 - 2018

Assisti hoje às comemorações do centenário do Armistício em Paris. Foi dado em directo por várias televisões estrangeiras. Em Portugal não, como de costume, estavam ocupados com a convenção do Bloco de Esquerda. O programa foi muito bem orquestrado e abrilhantado com a presença de 70 chefes de estado que seguiram um programa comum. Todos? Não, sr Tump vinha separado e muito chateado com a chuva, com o Bolero de Ravel e com o discurso de Macron, que não era ao jeito dele. O Putin também chegou atrasado. Vale a pena ler o discurso de Macron que é de uma enorme actualidade. De assinalar o envolvimento das novas gerações, estudantes e estrangeiros de todos os países intervenientes na coreografia das cerimónias. Macron marcou uns pontos lá em casa, que bem precisa.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Memórias do Juramento de Bandeira do "OC"








OCEANOS


Há 53 anos, 9 de Novembro de 1965, celebrou-se a Ratificação do Juramento de Bandeira do Curso Oliveira e Carmo, o nosso curso.

OCEANOS


9 de Novembro de 1945, nasce o mais novo OCeano, o Alves Correia, conhecido entre nós por “JOTA”.
Jovem esforçado, com grande força de vontade. Camarada e Amigo. Sempre pronto para desenrascar qualquer percalço, como aquele em que um dia transformou um calorífero a petróleo num a gasolina, e o espectáculo em casa foi bonito. Tempos que já lá vão.
Que tenhas um rico dia de aniversário com todos os teus e que o repitas por muitas vezes.
Um Abraço

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

PREGUIÇA


Houve celebra-se o Dia Interncional da Preguiça. Dia de não fazer nada, só ócio.
Toca a descansar.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Lançamento de livro

É já no dia 12 deste mês. 


Marquem esta data no vosso planeamento!

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

V/ Alm João Pires Neves


 Em sessão adequada à efeméride, presidida pelo Prof. Adriano Moreira, tomou hoje posse na Academia Internacional de Cultura Portuguesa, como Membro Efectivo, o OCeano João Pires Neves.
Na circunstância brindou os presentes com uma excelente abordagem sobre o tema "Poder naval e o papel das marinhas no século XXI", tema que tem sido alvo da sua atenção e trabalhos nos últimos anos.
Entre a numerosa assistência, encontrava-se  um razoável numero de Oceanos que não quiseram deixar de transmitir ao seu camarada de curso a sua satisfação pelo acontecimento.

AOS QUE SERVIRAM NAS CORVETAS NO MAR DOS AÇORES


Na cidade de Ponta Delgada, na avenida Infante D. Henrique e à entrada do Forte de S. Brás, encontra-se um memorial que reza o seguinte:

 Homenagem da Câmara Municipal de Ponta Delgada a todas as mulheres e homens da Marinha
que serviram nas corvetas das classes João Coutinho e  Baptista de Andrade
desde a primeira comissão nos Açores em Novembro de 1975.
Ponta Delgada, base Principal das Corvetas nos Açores em 8 de setembro de 2017

Uma vez que tantos de nós embarcamos nas corvetas em comissões nos Açores e fazemos parte deste extenso grupo de homenageados, aqui fica assinalado o seu devido registo.