quinta-feira, 24 de maio de 2018

Breves encontros OCeânicos

Já tinham passado mais de três meses desde o último breve encontro e, por isso, havia muita conversa acumulada e muito acontecimento dos últimos tempos para comentar. Convergimos para Laveiras, ali para os lados de Caxias, assinamos o ponto no restaurante A Curva, um pequeno paraíso gastronómico de especialidades alentejanas e tivemos connosco o VLR, recuperado e bem disposto, que até teve direito a discurso de boas-vindas.
Foi um grande acontecimento Oceânico, daqueles em que vale a pena investir, porque destes encontros se sai sempre mais forte, mais contente e com mais coragem para enfrentar os desafios que nos aparecem.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

PORTUGAL


Foi em 23 de Maio de 1179, que o Papa Alexandre III reconhece Portugal como país independente ao promulgar a bula “Manifestus Protabum”.
Ao mesmo tempo reconhece Afonso Henriques como Rei de Portugal. Nesses tempos os reis na Europa deviam obediência ao Papa.

terça-feira, 22 de maio de 2018

ABRAÇO


Hoje celebra-se o Dia do Abraço.
Um Abraço a todos os OCeanos.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

António Arnaut (1936 - 2018)


Faleceu hoje, com 82 anos, este poeta, escritor e político que fica ligado para todo o sempre ao Serviço Nacional de Saúde. Com todos os seus defeitos e insuficiências o SNS é uma das grandes conquistas do Portugal moderno e deve, em muito, a sua existência a este Homem. Aqui lhe deixo a minha homenagem e gratidão. Que descanse em paz!!!

Um OC no Dia da Marinha em Peniche


ILHA DE SANTA HELENA


A 21 de Maio de 1502, João da Nóvoa descobre uma ilha a que deu o nome de Santa Helena. Sem habitantes, os portugueses não a povoaram. Foram os ingleses que a povoaram e foi para esta ilha que Napoleão Bonaparte foi exilado tendo aí falecido  em 5 de Maio de 1821.

domingo, 20 de maio de 2018

AVIAÇÃO NAVAL


É a 20 de Maio de 1925 que é criada oficialmente no centro Naval de Aveiro (S. Jacinto) a Escola de Aviação Naval Gago Coutinho.
Todos os Cadetes das classes de Marinha e Engenheiros Maquinistas Navais, no fim do primeiro ano, efectuavam um estágio nesta escola. Para a classe de Marinha era o curso de Pilotagem, pra os EMQ era o estágio em motores  de avião..

VASCO DA GAMA


A 20 de Maio de 1498, Vasco da Gama chega a Calecute ( Índia) terminando a vigem da descoberta do caminho marítimo para a Índia.
O Dia da Marinha celebra-se nesta data, como homenagem a tal epopeia. A Marinha Portuguêsa que é considerada como a Marinha mais antiga do mundo.

sábado, 19 de maio de 2018

OCEANOS


A 19 de Maio de as fragatas Corte Real e Diogo Cão atracam na BNL, com os OCeanos embarcados. Termina a viagem de instrução relativa ao terceiro ano.

ESCOLA NAVAL


Em 19 de Maio de 1845 é promulgado o Decreto Real que reorganiza a Escola Naval.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

OCEANOS


Foi a 17 de Maio de 1965 que os OCeanos, embarcados na Corte Real e na Diogo Cão, “descobriram” o porto de Leixões, na sua viagem de instrução do terceiro ano.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Almirante Nunes da Silva


Nasceu em 15 de Maio de 1925, celebrando hoje os seus 93 anos, uma bonita idade. Refiro-me ao Sr. Almirante Nunes da Silva que foi professor dos OCeanos na disciplina de Armas Submarinas. Exigente e sabedor soube ministrar a arte da guerra A/S aos seus Cadetes. Pelo menos foi responsável por eu querer tirar a especialização de A/S de que não me arrependo.
Conhecido pela sua maneira de ser, foi apelidado de “Zé Não”. Os OCeanos bem tentavam fazer pedidos mas a resposta era sempre desfavorável, até que um dia o Chefe da 2/a turma de Marinha, o R.R., conseguiu dar a volta perguntando-lhe apenas se “havia algum inconveniente em adiar uma repetição”; o então Comandante Nunes da Silva compenetrado a preparar a sua lição respondeu naturalmente “Não “ tendo de imediato percebido no logro em que caiu, mas palavra dada é para cumprir e portanto satisfez o nosso pedido com o máximo “fair-play”.
Tenho a certeza que os OCeanos têem saudades desse tempo.
Que o Sr. Alm. tenha um feliz aniversário na companhia dos seus e que possamos por mais anos ler os seus oportunos comentários nos vários “blogs” que nos dizem respeito.
Um grande Abraço.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

PACTO DE VARSÓVIA


A 14 de Maio de 1955 é criado o Pacto de Varsóvia, que se distinguia na sua essência, da NATO porque se baseava no conceito de supranacionalidade.
Foi oficialmente extinto em1 de Julho de 1991.

domingo, 13 de maio de 2018

AD]AGIOS MAR]ITIMOS (12)


Aurora rubra, vento ou chuva.
Se as aves aos bandos pousam no mar, a tormenta não há-de tardar.
A baixel (navio) sem esperança, depara Deus o Porto.
Quem fala na barca quer embarcar.
A barca é rota, salve-se quem puder.

sábado, 12 de maio de 2018

OCEANOS


A 12 de Maio de 1944 nasce um menino que deu brado na “linha” nomeadamente em Carcavelos, por partir muitos corações das meninas da “linha”. Claro que é refiro ao OCeano João Pires Neves.
Com uma notável carreira polifacetada na Marinha sempre com êxito pelo seu valor.
Agora deverão ser as tias da linha que suspiram à sua passagem, mas ele segue o seu rumo sem desvios.
Que passes um feliz aniversário com os teus e que o repitas muitas vezes.
Um Abraço.