quarta-feira, 16 de agosto de 2017

OCEANOS

Nascido a 16 de Agosto de 1943, tornou-se OCeano em 3 de Setembro de 1964, tendo posteriormente recebido guia para outro curso. Trata-se do Rodrigues Leite, Zé Armando para os amigos ou ainda o "Milk".
Grande Camarada e Amigo com uma mentalidade sã tornou-se num mestre na arte de bem velejar em barcas, nomeadamente na Sagres onde desempenhou uma série de cargos: Navegador, Imediato e Comandante, sempre de  forma exemplar.
Ao Camarada e Amigo um grande Abraço de parabéns e que passes um dia feliz com os teus e repetindo por muitos mais anos sempre com a mesma juventude.

domingo, 13 de agosto de 2017

Eleições autárquicas

Aproxima-se a data em que seremos chamados às urnas. Alguns concorrentes são bem conhecidos dos Portugueses e desfrutaram de grande notoriedade no passado, como Isaltino Morais, Valentim Loureiro, Avelino Ferreira Torres, Narciso Miranda. Ocorre-me perguntar: Será que Fátima Felgueiras anda distraída?

ALMIRANTADO

A 13 de Agosto de 1471 o rei D. João II promulga o Regulamento dos Almirantes de Portugal.

sábado, 12 de agosto de 2017

OCEANOS


Nasceu a  12 de Agosto de 1944 este Algarvio Açoriano, o Manuel Amaral Pereira. Entrou para os OCeanos a 3 de Setembro de 1962.
O " Amarelito" como também é conhecido foi o OCeano Porta-Bandeira da Escola Naval, tendo cumprido sempre as suas funções exemplarmente.
São, Camarada e Amigo de todos não se lhe descobre qualquer inimizade.
Que tenhas um dia muito feliz e que repitas esta efeméride por muitos anos com saúde e junto dos teus.
Um ABRAÇO.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

OCEANOS

Nascido a 11 de Agosto de 1944, cedo se integrou nas normas  da disciplina militar, em 3 de Setembro  de 1962 ingressa na Escola Naval tornando-se um OCeano. Estou a referir-me ao Jorge Correia Jacinto.
Calmo e pacato ficou uma vez estupefacto quando foi o primeiro OCeano a "ir para o livro" por ter aparado mal a barba, estávamos nos fins do nosso primeiro mês de Cadetes. Nem queria acreditar, mas o Comandante de Companhia assim o determinou. Hoje para evitar coisas usa uma pera no queixo.
Bom Camarada e Amigo, discretamente sempre se preocupou com o bem estar dos seus Camaradas.
Que tenhas um dia feliz neste aniversário é que o possas repetir por muitos mais anos tinto com os teus e sem mazelas.
Um grande Abraço.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

DESCOBERTAS

A 10 de Agosto de 1500, Diogo Dias perdido da armada de Álvares Cabral, depois de massacrado por temporais chega a uma ilha a que lhe dá o nome de S. Lourenço e que mais tarde se passou a chamar de Madagascar.

sábado, 5 de agosto de 2017

N.R.P. CACINE: um Navio, um Blogue, um Homem


Li na edição de Agosto da Revista da Armada que no passado dia 6 de Julho foi abatido ao efectivos dos navios da Armada, depois de 48 anos de actividade, aquele que se dizia ser “o navio-patrulha mais antigo do mundo”: o N.R.P. Cacine.
Quando, em Julho de 2008 o nosso saudoso camarada Manuel Pinto Machado que, entre 1973 e 1975 foi o terceiro comandante do navio, decidiu criar um blogue de actualidades sobre o país e sobre a Marinha, escolheu exactamente o nome do "seu navio", o NRP Cacine (nrpcacine.blogspot.pt).
Durante mais de sete anos esse blogue foi uma leitura obrigatória para os OCeanos, porque era uma voz independente, atenta, irreverente e mordaz, em relação à Marinha e ao país. O seu sucesso está na memória de todos e ficou registado através das suas 335.942 visitas.
O navio cessou a sua actividade, tal como o blogue quando o seu autor prematuramente nos deixou. Que me desculpem os seus 26 comandantes, incluindo o Almirante CEMA que também comandou o navio, porque o N.R.P. Cacine ficará para sempre ligado, sobretudo, à memória do Manuel Pinto Machado.

domingo, 30 de julho de 2017

ADEUS AMÉRICA


Foi há 53 anos que os OCeanos se despediram dos States iniciando a sua viagem trans-atlantica de regresso.
Estávamos atracados em New Bedford com milhares de pessoas no cais a pedirem para ficarmos mais um dia. Ao mesmo tempo os nossos emigrantes enviavam telegramas para o Ministro da Marinha pedindo que a Sagres ficasse mais uns dias nesta cidade, que de tão portuguesa que era que tinha um jornal em língua Portuguêsa : Diario de Notícias.
Não se conseguiu o intento, e no seu trânsito de saída do porto a Sagres foi escoltado por centenas de embarcações não só dos nossos emigrantes como dos próprios americanos.

sábado, 29 de julho de 2017

Língua Portuguesa

De vez em quando ainda vão aparecendo aqui e ali umas tímidas e quase despercebidas defesas da língua portuguesa, como a que passou hoje dia 29 na RTP 1, no programa Voz do Cidadão (T.6 Ep. 21), poucos minutos depois das 14:00h.

A quem se interessar por estes assuntos e tiver possibilidades técnicas de rever programas já exibidos na TV, sugiro que o veja.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

OCEANOS


Finalmente! Nasceu a 27 de Julho de 1943, o Luis Paiva de Andrade, ingressando nos OCeanos desde o início, 3 de Set. de 1962.
Coitado teve um familiar próximo que morreu duas vezes. Um dia quando o Oficial de Dia entra na camarata a seguir à alvorada, manteve-se estoicamente de voltas voltadas para o oficial, deleitando-se a ver pela janela passarinho.
Bom Camarada e Amigo, os desejos de passagem deus bom aniversario e que o repitas por muitos anos cheio de saúde e com os teus.
Um grande ABRAÇO.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Breves encontros OCeânicos



Depois de um alargado período que entrou pelo tempo de férias, houve hoje um breve encontro almoçarista OCeânico no Monte Estoril que serviu para fechar a época e que se revelou muito útil para o bem-estar dos cinco participantes.
A Adega do Monte serviu sardinhas e carapaus de boa qualidade, que satisfizeram a gula de todos. Numa mesa ao lado, encontrava-se um sexto OCeano, muito habitual naquele espaço gastronómico, o que significa que eram seis os OCeanos ali presentes, o que é notável no mês de Julho.

terça-feira, 25 de julho de 2017

OCEANOS EM BRISTOL


Com a Sagres fundeada ao largo de Bristol, os Oficiais e Cadetes OCeanos foram a terra a uma festa em casa do senhor Ray's Brito.
Fomos a pé com uma multidão a aplaudir-nos e com as ruas engalanadas com flores. Foi uma magnífica festa, piscina para um banho antes dos comes, havia calções de banho para todos.
Acabamos a festa ao fim da tarde, depois de termos tirado a barriga de misérias.

sábado, 22 de julho de 2017

OCEANOS EM TERRA


Foi a 24 e Julho de 1964 que os OCeanos se deslocaram de Providence a Ludlow, uma cidade do interior de Massashucets para ter um jogo de futebol com uma equipa de jovens filhos de emigrantes portuguêses. Aí a comunidade Portuguêsa tem grande peso na comunidade. Depois do futebol, que decorreu com um pequeno atrito entre jogadores das duas equipas, descemos para a cave da igreja onde tivemos um beberete, seguido de música para dançar. Regressamos à Sagres bem de noite.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Língua Portuguesa

Num compêndio para o ensino da Língua Portuguesa nas EUA, correspondente ao nosso 9º ano, que tive oportunidade de consultar há dias, vi que a par do Português genuíno (para mim e para muitos portugueses que não embarcaram em qualquer coisa incompreensível apelidada de novo acordo ortográfico) ensina o Português do Brasil (que não me admiro de amanhã deixar de se chamar assim e passar a ser o Brasileiro).
Mais outra: no mesmo compêndio, aboliu-se completamente a 2ª pessoa do plural na conjugação dos verbos! Os alunos nem sonham que ela existe ou que alguma vez tenha existido.
No caso particular que me possibilitou tomar conhecimento do relatado, o de uma minha neta, a professora é até uma brasileira.
Língua Portuguesa: estão a desligar-te das tuas raízes. Dói-me ver o que permitiram e o abandono a que te votaram os nossos responsáveis. Choca-me ver muitas palavras nos órgãos de comunicação social (aqui, em Portugal!) escritas de forma a que as teria de pronunciar de forma diferente daquela que me ensinaram.
Mas quem sou eu, muito longe de autoridade na matéria, senão alguém a bracejar inconformado contra a corrente poderosa dum facto infelizmente parece que consumado?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

OCEANOS- NEW YORK


É neste longínquo dia 19 de Julho de 1964 que a Sagres com os OCeanos embarcados despede-se de New York , a caminho de outras cidades da costa leste, sendo a primeira New London.
Dissemos assim adeus à World's Fair e à sua Unisfera e principalmente a New York um mundo totalmente novo para nós.