domingo, 27 de maio de 2018

OCEANOS

27 de Maio de 1964, a Sagres que tem estado fundeada no antigo QNG (Quadro Naval de Guerra), atraca ao fim da manhã na Doca de Marinha para aí permanecer até à véspera da largada da regata Lisboa - Bermudas.
Nestes dias só há serviços de manhã havendo licenças, para todo o pessoal, a seguir ao almoço.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Comandante Sousa Machado



Com 92 anos de idade faleceu em Lisboa o Comandante José Maria Santos de Sousa Machado e, nesta hora de luto, curvamo-nos respeitosamente perante a sua memória. 
Foi ele que, como Director de Instrução, nos acompanhou na nossa memorável viagem de instrução no navio-escola Sagres no ano de 1964, que nos levou em regata até à Bermuda e aos Estados Unidos. Durante esse período, todos os elementos do Curso Oliveira e Carmo tiveram o privilégio de ter no Comandante Sousa Machado não só um verdadeiro comandante, mas também um bom amigo ou um quase-companheiro que, com o seu bom senso, inteligência e sentido humanista, soube cativar aquele numeroso grupo de jovens e irreverentes cadetes. 
Neste dia em que o Comandante Sousa Machado nos deixa, prestamos-lhe uma reconhecida homenagem e apresentamos sentidas condolências à sua Família e a todos os seus amigos.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Breves encontros OCeânicos

Já tinham passado mais de três meses desde o último breve encontro e, por isso, havia muita conversa acumulada e muito acontecimento dos últimos tempos para comentar. Convergimos para Laveiras, ali para os lados de Caxias, assinamos o ponto no restaurante A Curva, um pequeno paraíso gastronómico de especialidades alentejanas e tivemos connosco o VLR, recuperado e bem disposto, que até teve direito a discurso de boas-vindas.
Foi um grande acontecimento Oceânico, daqueles em que vale a pena investir, porque destes encontros se sai sempre mais forte, mais contente e com mais coragem para enfrentar os desafios que nos aparecem.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

PORTUGAL


Foi em 23 de Maio de 1179, que o Papa Alexandre III reconhece Portugal como país independente ao promulgar a bula “Manifestus Protabum”.
Ao mesmo tempo reconhece Afonso Henriques como Rei de Portugal. Nesses tempos os reis na Europa deviam obediência ao Papa.

terça-feira, 22 de maio de 2018

ABRAÇO


Hoje celebra-se o Dia do Abraço.
Um Abraço a todos os OCeanos.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

António Arnaut (1936 - 2018)


Faleceu hoje, com 82 anos, este poeta, escritor e político que fica ligado para todo o sempre ao Serviço Nacional de Saúde. Com todos os seus defeitos e insuficiências o SNS é uma das grandes conquistas do Portugal moderno e deve, em muito, a sua existência a este Homem. Aqui lhe deixo a minha homenagem e gratidão. Que descanse em paz!!!

Um OC no Dia da Marinha em Peniche


ILHA DE SANTA HELENA


A 21 de Maio de 1502, João da Nóvoa descobre uma ilha a que deu o nome de Santa Helena. Sem habitantes, os portugueses não a povoaram. Foram os ingleses que a povoaram e foi para esta ilha que Napoleão Bonaparte foi exilado tendo aí falecido  em 5 de Maio de 1821.

domingo, 20 de maio de 2018

AVIAÇÃO NAVAL


É a 20 de Maio de 1925 que é criada oficialmente no centro Naval de Aveiro (S. Jacinto) a Escola de Aviação Naval Gago Coutinho.
Todos os Cadetes das classes de Marinha e Engenheiros Maquinistas Navais, no fim do primeiro ano, efectuavam um estágio nesta escola. Para a classe de Marinha era o curso de Pilotagem, pra os EMQ era o estágio em motores  de avião..

VASCO DA GAMA


A 20 de Maio de 1498, Vasco da Gama chega a Calecute ( Índia) terminando a vigem da descoberta do caminho marítimo para a Índia.
O Dia da Marinha celebra-se nesta data, como homenagem a tal epopeia. A Marinha Portuguêsa que é considerada como a Marinha mais antiga do mundo.

sábado, 19 de maio de 2018

OCEANOS


A 19 de Maio de as fragatas Corte Real e Diogo Cão atracam na BNL, com os OCeanos embarcados. Termina a viagem de instrução relativa ao terceiro ano.

ESCOLA NAVAL


Em 19 de Maio de 1845 é promulgado o Decreto Real que reorganiza a Escola Naval.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

OCEANOS


Foi a 17 de Maio de 1965 que os OCeanos, embarcados na Corte Real e na Diogo Cão, “descobriram” o porto de Leixões, na sua viagem de instrução do terceiro ano.

terça-feira, 15 de maio de 2018

Almirante Nunes da Silva


Nasceu em 15 de Maio de 1925, celebrando hoje os seus 93 anos, uma bonita idade. Refiro-me ao Sr. Almirante Nunes da Silva que foi professor dos OCeanos na disciplina de Armas Submarinas. Exigente e sabedor soube ministrar a arte da guerra A/S aos seus Cadetes. Pelo menos foi responsável por eu querer tirar a especialização de A/S de que não me arrependo.
Conhecido pela sua maneira de ser, foi apelidado de “Zé Não”. Os OCeanos bem tentavam fazer pedidos mas a resposta era sempre desfavorável, até que um dia o Chefe da 2/a turma de Marinha, o R.R., conseguiu dar a volta perguntando-lhe apenas se “havia algum inconveniente em adiar uma repetição”; o então Comandante Nunes da Silva compenetrado a preparar a sua lição respondeu naturalmente “Não “ tendo de imediato percebido no logro em que caiu, mas palavra dada é para cumprir e portanto satisfez o nosso pedido com o máximo “fair-play”.
Tenho a certeza que os OCeanos têem saudades desse tempo.
Que o Sr. Alm. tenha um feliz aniversário na companhia dos seus e que possamos por mais anos ler os seus oportunos comentários nos vários “blogs” que nos dizem respeito.
Um grande Abraço.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

PACTO DE VARSÓVIA


A 14 de Maio de 1955 é criado o Pacto de Varsóvia, que se distinguia na sua essência, da NATO porque se baseava no conceito de supranacionalidade.
Foi oficialmente extinto em1 de Julho de 1991.