quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Arte?

(Para animar o blogue):

Não resisto à tentação de reproduzir aqui umas peças que estão plantadas à saída da estação dos comboios do Cais do Sodré.
Não sei qual a razão de tal exposição mas arrisco pensar sê-la a opinião de alguém a considerá-las qualquer espécie de arte.
Na perspectiva de quem não tem sensibilidade artística para as considerar como tal, como é o meu caso, não passam de um conjunto de caixotes do lixo, ainda por cima espatifados, pregados uns aos outros para constituir a palavra LISBOA.
Arte? É possível. Gosto? Muito mau (resta saber se do autor da obra ou do destas linhas...). 




quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

NAMORADOS


Hoje é o dia consagrado aos namorados. Curiosamente também é o Dia dos Afectos segundo o Borda d’ Água. Creio que é a primeira vez que aparece o 14 de Fevereiro como Dia dos Afectos e dos Namorados. Será influência de Belém?

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

OCEANOS


Nasce a 9 de Fevereiro de 1943, ingressa na Escola Naval a 2 de Setembro de 1962, nos OCeanos.
No inicio da sua carreira naval abarca a especialidade de A/S. Mais tarde e após várias comissões fora do Continente entra na instrução onde desenvolve um interessante trabalho. Refiro-me ao Casado Parreira. (Obrigado LSN pois esquecera-me de colocar o nome).
Camarada e grande Amigo é frequentador dos almo;os OCeanicos.
Que tenhas um óptimo dia de aniversário junto aos teus e que o possas repetir por muitos anos.
Um ABRAÇO:O GRANDE.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Breves encontros OCeânicos

Aconteceu hoje na Terrugem, entre Sintra e a Ericeira, mais um dos nossos breves mas bem divertidos encontros, com uma agenda teimosamente recheada de memórias navais e um almoço bem adequado às circunstâncias. Com uma relação qualidade/preço imbatível, o buffet do Restaurante Don Pedro Guedes 1 foi aprovado com muito boa classificação.
Todos se apresentaram em excelente condição a revelar muita saúde mental e bastante força física. Porém, o destaque do dia foi a presença do FSM que, em excelente forma, veio expressamente do Porto para este breve encontro, facto que todos muito apreciaram porque, isto de fazer 300+300 quilómetros para estar com os amigos, é uma coisa que só os melhores se atrevem a fazer.

Na foz do Dande

Um interessante artigo publicado hoje no Público, relacionado com a corrente discussão sobre a escravatura pode ser lido neste sítio:
https://www.publico.pt/2018/02/08/sociedade/opiniao/na-foz-do-dande-ha-174-anos-1801625

A Marinha presente.

SAGRES


A 8 de Fevereiro de 1962 realizou/se a cerimonia oficial da incorporação da Sagres na Marinha Portuguesa. Foi o então Cap. Ten. Henrique da Silva Horta o seu primeiro comandante.No mesmo dia  a antiga Sagres passou a designar/se de Santo André.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

OCEANOS


A 7 de Fevereiro de 1942 nasce o futuro OCeano Lopes Moreira, tendo ingressado no OC desde a sua origem. Para muitos o Zé Pedro, para outros o Pedro , sempre bem disposto. Camarada por excelência e grande amigo de todos que lhe retribuíram também está camaradagem que só existe na Marinha.
Que tenhas um óptimo dia de aniversário passando-o com os teus e que repitas por muitas mais vezes. Entretanto vai aparecendo ao almoço OCeânico.
Um grande abraço.

sábado, 3 de fevereiro de 2018

BARTOLOMEU DIAS


Em 3 de Fevereiro de 1488, Bartolomeu Dias fundeia em Mosel Bay, depois de ter dobrado o Cabo das Tormentas. Mais tarde denominado Cabo da Boa Esperança. Tinha sido dado um passo gigantesco na saga dos Descobrimentos.

OCEANOS


Nasce a 3 de Fevereiro de 1942 aquele que veio a ser o OCeano Almeida Cavaco. OCeano ligado à Administração , grande estudioso, mas o seu destino seria outro. Grande apreciador de “Bife” e companheiro de Balzac. Camarada amigo, e sério, saiu das lides navais e embarcou nas tarefas um iversitárias onde veio a ser Doutor e Professor com todo o mérito.
Que tenhas um bom dia de aniversário e que o repitas por muitos mais anos.
Um grande abraço de parabéns.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

ALMIRANTE DE PORTUGAL


Em 1 de Fevereiro de 1307, o Rei D. Dinis cria o cargo de Almirante de Portugal, ou Almirante-Mor do Reino.
Nuno Fernandes Cogominho foi nomeado para este cargo pelo Rei D. Dinis tornando-se o primeiro Almirante de Portugal.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

VASCO DA GAMA


A 30 de Janeiro de 1502, o Rei D. Manuel cria o cargo de Almirante do Mar da Índia. Vasco da Gama é então nomeado como o primeiro Almirante do Mar da Índia.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

OCEANOS


Foi a 19 de Janeiro que nasceu o Nuno Mergulhão que ingressou nos OCeanos em 1962. Saiu relativamente cedo da Marinha para se dedicar a outras causas. Infelizmente faleceu novo, em 29 de Dezembro de 1995, quando então Presidente da Câmara de Portimão se deslocava para Lisboa.
Perdemos um bom Amigo.
Que não morra nas nossas memórias.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Breves encontros OCeânicos

O ano de 2018 começou com um animado encontro na costumada Adega do Monte, no Monte Estoril, com a presença dos habituais almoçaristas que exibiram boa forma e com a participação do resgatado João Vasco. O resgate do nosso companheiro foi uma operação de sucesso e interrompeu a sua continuada ausência aos nossos encontros Oceânicos… porque o golfe e os greens lhe ocupavam muito tempo. Um regresso que foi muito apreciado!

ESCOLA ALUNOS MARINHEIROS


Foi a 16 de Janeiro de 1877 que foi criada a Escola de Alunos de Marinheiros que ficou a funcionar na corveta “Duque de Palmela”.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

O Mestre

(Para ampliar, "clicar" na imagem)
O Júri e o candidato: Professores Doutores Nuno Ferreira, Jorge Semedo de Matos, Francisco Contente Domingues, António Costa Canas e Inácio Guerreiro.

Realizou-se hoje na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a dissertação de Mestrado do nosso camarada OCeano ARC, subordinada ao título “A CARTOGRAFIA PORTUGUESA DO SÉC XVIII”.
A apresentação, brilhante, foi um prazer para quem teve o privilégio de a ela assistir.
O júri teceu-lhe os maiores encómios, atribuindo-lhe a classificação de 19 valores. Segundo o mesmo júri, foi esta a melhor classificação atribuída (ex-equo) naquela faculdade a uma defesa de tese de mestrado.
Outra coisa não seria de esperar deste nosso camarada, cujas capacidades intelectuais e de trabalho, determinação, curiosidade científica e polivalência mais uma vez aqui foram sobejamente demonstradas.
O “Água aberta ... no OCeano” apresenta ao ARC as maiores felicitações e votos de que tão cedo não pare.

O candidato com a Professora Doutora Ana Margarida Arruda e o Almirante Macieira Fragoso.