sábado, 30 de julho de 2022
SAGRES 1964
30 de Julho de 1964, data marcada para a saída da Sagres de New Bedford e o início da torna viagem. A largada estava prevista para ser de manhã. Milhares no cais a pedirem mais um dia. O Cônsul envia um telegrama ao MNE e ao Ministro da Marinha a pedir que a Sagres fique mais uns dias, diz que representa o desejo da colónia luso-americana. Os nossos emigrantes começam a enviar telegramas aos dois ministros a pedirem o adiamento da largada. O Comandante manda uma msg para Lisboa, informando que fica a aguardar ordens. Três vezes tocou â faina, e duas vezes se deu volta à faina sob os aplausos dos milhares emigrantes no cais. À terceira, já ao fim do dia, foi de vez. Largamos do cais e fomos escoltados por centenas de embarcações com a bandeira Portuguêsa içada e com cartazes a saudar o pessoal, algumas eram mensagens pessoais. Faltaram ao embarque o Cabo “30” e dois grumetes, um destes sabíamos que os seus familiares a viver no Canadá o tinham levado. O pessoal tinha uma lágrima no olho, nunca tínhamos tido uma atitude dos nossos emigrantes como esta. Enfim iniciamos o regresso e a faina de largar pano foi apenas executada pelos OCeanos, era a nossa última faina de mastros. Lembro-me do abraço forte que o 20 me deu, era o meu companheiro dos velachos. A partir de agora os Cadetes só faziam quartos à ponte.
Onda do
speedy
@
10:22 –
ninguém comentou
quinta-feira, 28 de julho de 2022
Breves encontros OCeânicos
Onda do
A.R.Costa
@
17:23 –
tem 6
comentários
Etiquetas: Breves encontros
quarta-feira, 27 de julho de 2022
OCEANOS
27 de Julho de 1943 nasce o futuro OCeano Paiva de Andrade. Dois factos relevantes na sua vida escolar que são bons de recordar: um dia em que a camarata foi “invadida” pelo Oficial de Dia”, o Luís levantou-se de costas para o Oficial. Quando o oficial o mandou virar-se de frente , ele Cadete obediente virou-se e o Oficial fugiu da camarata. Outra curiosidade foi a de um seu familiar ter falecido por duas vezes e ele lá foi de “licença de nojo”. Bom camarada e amigo sempre se preocupou com os outros OCeanos. Uma carreira naval variada, acaba por se licenciar em Direito e tornar-se advogado.
Que tenhas um óptimo dia de aniversário junto com os teus e que o repitas com saúde e boa disposição por muitos anos.
Um abraço.
Onda do
speedy
@
09:37 –
tem 6
comentários
terça-feira, 26 de julho de 2022
SAGRES 1964
Hoje 26 de Julho de 1964, a Sagres suspende ferro de Bristol rumo a New Bedford. À chegada a N. B. foi apoteótica, dezenas de embarcações de pesca e de recreio, muitas com a bandeira portuguesa içada. No cais uns milhares de luso-americanos à nossa espera. Uma banda de música composta apenas por cabo-verdianos tocava a “Portuguêsa”. Por uma falha mecânica no comando para a máquina, a Sagres abicou ao cais, cuja extremidade era de madeira, e entrou um bocado nele. A banda interrompeu a música e fugiu. Acabamos por atracar. Mal a prancha foi colocada e logo uma multidão queria entrar na barca. Conseguiu-se evitar esta invasão pacífica para dar tempo à volta à faina . Depois de passar a divisões o Oficial de Dia autorizou as visitas.
Onda do
speedy
@
13:17 –
ninguém comentou
domingo, 24 de julho de 2022
OCEANOS 1964
Os OCeanos deslocam-se a Ludlow, a partis de Providence, onde se vai disputar um jogo de futebol entre uma equipa OCeânica e uma equipa da colónia luso-americana.
Depois do futebol houve um beberete na cave da igreja, de referir que o padre português tinha sido colega do Capelão Mello no seminário.
Onda do
speedy
@
10:36 –
ninguém comentou