sábado, 9 de fevereiro de 2019

OCEANOS


Hoje mais um aniversario OCeânico. Trata-se do Casado Parreira, nascido a 9 de Fevereiro de 1943.
Viveu a sua juventude pela Ericeira e em 1962 ingressou na guarnição dos OCeanos.
Vida naval variada, agora retirado não deixa de comparecer às fainas gastronómicas mensais.
Que tenhas um feliz dia de aniversário junto com os teus é que o possas repetir muitas vezes.
Um grande Abraço.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

OCEANOS


A 7 de Fevereiro de 1942 nasce o Zé, Pedro ou Zé Pedro que em 1962 ingressa nos QPs dos OCeanos como Lopes Moreira. Camarada, Amigo, sempre bem disposto a não ser quando das poucas vezes que lhe vinha a mostarda ao nariz. Mantém ainda aquele ar gaiato que tinha na E. Naval.
Que tenhas um óptimo dia de aniversário junto dos teus é que vivas por muitos anos.
Um Abraço.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

COLÓNIA DE SACRAMENTO


Foi a 6 de Fevereiro de 1715 que foi assinado o tratado de Utrecht entre o Rei D. João V de Portugal e o Rei espanhol D. Filipe V em que é restituída a Portugal a colónia de Sacramento (actual Uruguai).

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

CHINA


Hoje, 5 de Fevereiro de 2019, os chineses entram no ano 4656 da sua era. O ano é o ano do Porco.

domingo, 3 de fevereiro de 2019

CMN


O CMN mostrou interesse em proceder, na sua sede, à apresentação do livro dos VALMs João Pires Neves  e António Rebelo Duarte sobre "Portugal e a Guerra de África. A Marinha com as "Argos" nas águas da Guiné" seguida de debate.
Entenderam os autores convidar para participar no debate o OCeano Adelino Rodrigues da Costa, que falará sobre o livro, e os consócios CALM José L. Gonçalves Cardoso e Comandante Luís Costa Correia que falarão da sua própria experiência no decurso daquele conflito.

O evento terá lugar no CMN no próximo dia 13 de fevereiro, pelas 21 horas.

ADAMASTOR


Em 3 de Fevereiro de 1488, Bartolomeu Dias ao comando da sua caravela e já ao rumar para Norte vai fundear numa baía, que mais tarde foi chamada de Mossel Bay. Assim se consumou a dobragem do Cabo das Tormentas pela primeira vez. Tinha sido dado um enorme passo para a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Posteriormente o Rei de Portugal baptizou o cabo com o nome de Cabo da Boa Esperança.

OCEANOS


A 3 de Fevereiro de 1942 nasce o futuro Professor Almeida Cavaco. Entrou para a Escola Naval em 1961 e em 1962 destacou para a guarnição dos OCeanos. Ligado aos "papéis" quando resolveu deixar às lides navais, ingressou com êxito na vida académica. Em Cadete era-lhe conhecida a sua apetência pelas "antiguidades", mostrando-se um galante "antiquário". Agora deixou-se desse passatempo.
Que tenhas um óptimo dia de aniversário é que o possas repetir muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço