Eu, com esta idade, julgava que já tinha visto quase tudo e que conhecia bem as pessoas. Mas não! Qual não foi o meu espanto quando na passada semana vi na televisão um programa evocativo do 25Abril no qual é passado um depoimento do Sr. Alm Rosa Coutinho (tal depoimento parecia já ter sido recolhido há alguns anos) falando sobre a sua passagem em Angola nas funções de Alto Comissário (julgo eu que era esse o nome da função), afirmando ter censurado a comunicação do então Presidente da Républica, Gen Spinola, a renunciar ao cargo, não tendo autorizado a sua divulgação pelos orgãos de comunicação social em Angola! E que só a autorizou quando pode divulgar em conjunto com uma declaração do Gen Costa Gomes. Foram palavras explicítas e até repetidas.
Afinal de contas a censura só não é admissível quando praticada por certos agentes, e que sempre é possível encontrar justificação para a praticar. E claro, será sempre por uma boa causa! E eu a julgar que era um princípio ético e absoluto!
Foi com desgosto que ouvi o Sr. Alm Rosa Coutinho (a entrevista não era recente, mas eu nunca a tinha visto) fazer tal declaração, pois é uma pessoa que muito considerei, nomeadamente pelos contactos havidos em Moçambique, pela sua forma de estar e trabalhar e que ao ter participação efectiva no 25 Abril de 1974 nunca imaginei que viesse a praticar um acto que tanto é condenado ao Estado Novo.
Mas que tristeza.