sábado, 22 de julho de 2017

OCEANOS EM TERRA


Foi a 24 e Julho de 1964 que os OCeanos se deslocaram de Providence a Ludlow, uma cidade do interior de Massashucets para ter um jogo de futebol com uma equipa de jovens filhos de emigrantes portuguêses. Aí a comunidade Portuguêsa tem grande peso na comunidade. Depois do futebol, que decorreu com um pequeno atrito entre jogadores das duas equipas, descemos para a cave da igreja onde tivemos um beberete, seguido de música para dançar. Regressamos à Sagres bem de noite.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Língua Portuguesa

Num compêndio para o ensino da Língua Portuguesa nas EUA, correspondente ao nosso 9º ano, que tive oportunidade de consultar há dias, vi que a par do Português genuíno (para mim e para muitos portugueses que não embarcaram em qualquer coisa incompreensível apelidada de novo acordo ortográfico) ensina o Português do Brasil (que não me admiro de amanhã deixar de se chamar assim e passar a ser o Brasileiro).
Mais outra: no mesmo compêndio, aboliu-se completamente a 2ª pessoa do plural na conjugação dos verbos! Os alunos nem sonham que ela existe ou que alguma vez tenha existido.
No caso particular que me possibilitou tomar conhecimento do relatado, o de uma minha neta, a professora é até uma brasileira.
Língua Portuguesa: estão a desligar-te das tuas raízes. Dói-me ver o que permitiram e o abandono a que te votaram os nossos responsáveis. Choca-me ver muitas palavras nos órgãos de comunicação social (aqui, em Portugal!) escritas de forma a que as teria de pronunciar de forma diferente daquela que me ensinaram.
Mas quem sou eu, muito longe de autoridade na matéria, senão alguém a bracejar inconformado contra a corrente poderosa dum facto infelizmente parece que consumado?

quarta-feira, 19 de julho de 2017

OCEANOS- NEW YORK


É neste longínquo dia 19 de Julho de 1964 que a Sagres com os OCeanos embarcados despede-se de New York , a caminho de outras cidades da costa leste, sendo a primeira New London.
Dissemos assim adeus à World's Fair e à sua Unisfera e principalmente a New York um mundo totalmente novo para nós.

terça-feira, 18 de julho de 2017

OCEANOS


Nasceu a 18 de Julho de 1945, o OCeano Almeida Joglar. A sua permanência neste mundo foi curta, tendo falecido a 22 de Abril de 2006.
Perdeu-se um Camarada e Amigo que sempre foi. Recordemo-lo.