sábado, 6 de abril de 2019

OLIMPÍADAS


Os primeiros jogos olímpicos da era moderna, uma criação do Barão Pierre de Coubertin, são inaugurados em Atenas a 6 de Abril de 1896.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

POCAHONTES


A Índia norte americana Pocahontes casa-se a 5 de Abril de 1614 com o colono inglês John Rolfe.

Carlos Simões Lopes


Quem pode esquecer quem nunca se esquece dos camaradas no dia de prova de vida de cada um?
Hoje foi-te dada folga. E bem a mereces.
Que continues por muito tempo a dar a tua contribuição nas ondas deste OCeano, com o espírito de camaradagem e amizade com que o fazes,  com saúde e a indispensável “speed”, tua marca, são os meus votos, com um grande abraço.

terça-feira, 2 de abril de 2019

Descontos para a ADM

Outra bizarria no campo da saúde da família militar, no que respeita aos descontos para a ADM:
Como sabemos, os militares, chamados beneficiários titulares da ADM, descontam obrigatoriamente para ela 3,5% do seu vencimento ou pensão (lembro-me de que descontávamos, salvo erro, 0,8 % para os extintos SSFA, em tempos que já lá vão.
Passaram também a descontar para a ADM, os cônjuges não separados de pessoas e bens ou unidos de facto dos beneficiários titulares, chamados beneficiários associados, conforme o DL nº 81/2005 de 5MAI.
Ora o desconto desta categoria de beneficiários, de 3,5 % também, é calculado com base, não na sua remuneração mensal, como pareceria lógico, mas… na do respectivo beneficiário titular (concretamente 79% de 80% dele). Isto segundo o mesmo DL!
Alguém me explica porquê, para além de nos levar mais uns cobres? E também da razão de ser daquelas intrigantes percentagens?
Já fiz a pergunta por escrito, ao Senhor General Presidente do Conselho Directivo do IASFA, mas até agora não se dignou responder-me.
Alguém quer ajudar-me a perceber isto?
Muito grato lhe ficaria.

segunda-feira, 1 de abril de 2019

OCEANOS


1 de Abril de 1945, dia em que nasce um futuro OCeano, o Martins dos Reis. Ingressou desde o início na guarnição dos OCeanos. Foi para a área do óleo, e por aí ficou largos anos. Quase no fim licenceia-se em Estratégia e acaba a sua carreira numa área completamente diferente das Máquinas.
Houve uma figura dos filmes da TV que teimava que era parecido com ele.
Tem sido notada a sua falta nas fainas gastronómicas dos OCeanos. Esperamos que comeces a aparecer a essas terças-feiras.
Que tenhas um feliz dia de aniversário é que o repitas por muitas vezes.
Um Abraço.

domingo, 31 de março de 2019

OCEANOS


Foi a 31 de Março de 1943 que nasceu um futuro OCeano, o Fernando Maciel. Ingressou na E. Naval em 1961 tendo destacado a título definitivo para a guarnição do O.C. em 1962.
Franco, Leal e frontal. Sempre que a tarefa que recebia estava mal dada era vê-lo a desabafar forte e feio. Lembro a reinstalação da ERN da Horta em que se deparou com um cenário caótico, tendo apesar de todas as deficiências levado a cabo tal tarefa.
Agora retirado das lides navais fundeou na cidade do Porto.
Que tenhas um óptimo dia de aniversário e que continues por muitos anos a comemorar esta tua data com saúde e o mesmo espírito desempre.
Um Abraço.