sexta-feira, 16 de agosto de 2024

SAGRES 1964

 

A 16 de Agosto de 1964, a Sagres fundeia ao largo das Flores. É o primeiro porto que a Sagres escala na sua viagem de regresso dos USA. O Comandante, Silva Horta, fez uma alteração à rota prevista para que o OCeano Gago Lopes pudesse abraçar os Pais que estavam na ilha das Flores. Os Pais foram recebidos a bordo pelo Cmdt da Sagres. A seguir um grupo de OCeanos que estava de folga foi a terra e aí os Pais do Gago Lopes presentearam-nos com um oponente lanche.

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Breves encontros OCeânicos


Depois de um longo interregno e apesar do intenso calor, alguns OCeanos convergiram hoje para a Adega do Monte, no Monte Estoril, numa boa iniciativa do LSN.
Celebrava-se o 639º aniversário da batalha de Aljubarrota e o 79º aniversário da rendição japonesa às forças norte-americanas que representou o fim da 2ª Guerra Mundial, mas esses assuntos não foram tratados durante o almoço.
As escolhas gastronómicas foram unânimes - “carapaus grelhados com molho à espanhola” - que tiveram muito boa aceitação e foram acomodados com um branco fresco da casa, enquanto a conversa foi dominada essencialmente pelo noticiário naval. Todos em boa forma, satisfeitos e bem-dispostos, dando e recebendo notícias dos OCeanos dispersos de Viana a Monte Gordo, mas lembrando os tempos em que se podia visitar a BNL..
O JAC pediu dispensa e foi dispensado.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

OCEANOS

 Hoje é dia de celebrar os 80 anos do Amaral Pereira, o “Amarelito”. Camarada de excelência, com grande paciência para aturar mesmo os mais chatos. Porta-Bandeira da Escola Naval. Recordo uma situação incomoda, quando comandava uma corveta e foi mandado fazer uma “Surveillance” a dois navios russos, um o “Udaloy”, o outro uma fragata. Houve medidas agressivas dos navios russos, um helicóptero da fragata aproximou-se demasiado do nosso navio, depois foi a vez do Udaloy disparar umas salvas para a proa da Corveta. O Amaral reportou ao EMA, CNC e CIBL. O oficial da 3/a divisão do EMA, um distinto oficial, deixou a mensagem esquecida e esta não foi reportada ao CEMGFA. Houve uma troca de notas entre este e o CEMA, na altura era o Vice-CEMA que estava a desempenhar as funções do CEMA acabou por reponder ao CEMGFA, que os russos não gostaram das ousadias(?) do Amaral e que até tinham tido o cuidado de disparar com a peça de vante do Udaloy. O CEMGFA despachou na nota qualquer coisa como isto, o “Janes F. Ships” na descrição do Udaloy, com fotos, refere que este navio só tem uma peça e a vante. E o caso foi arrumado.

Passa um dia feliz com todos os teus e que repitas muitas mais vezes está efeméride, com saúde e a tua tão boa disposição.

Um Abraço.

domingo, 11 de agosto de 2024

OCEANOS


 11 de Agosto de 1944, nasce um OCeano, neste caso o Jorge Correia Jacinto. Mais um dos que transitou dos Pupilos para a E. Naval. Bom aluno, camarada exemplar, chegou ao topo da carreira naval. Em  Cadete, recordo o Cmdt Saturnino, logo ao fim do primeiro mês o ter punido por estar mal barbeado. O Jacinto ficou incrédulo, foi para o espelho para tentar ver alguns pelos. Mas não conseguia descortinar nada.

Passa um feliz dia junto com os teus, e que o repitas muitas mais vezes com saúde e boa disposição.um Abraço.