sábado, 9 de maio de 2020

AVIAÇÃO NAVAL


A 9 de Maio de 1918 realiza-se o primeiro voo na base de S. Jacinto.

Falecimento - CMG AN (REF) Fernando de Almeida Cavaco



Chegou-me há pouco a brutal notícia do falecimento do nosso Camarada de Curso Fernando de Almeida Cavaco, hoje, por volta das 08:00, em sua casa.
Segundo a filha, sentiu-se mal, foi chamado o INEM, que o tentou reanimar mas sem êxito.
Perdemos, e eu (Nunes da Cruz) perco um muito particular AMIGO, com quem mantinha desde há anos um contacto muito estreito.
A sua Mulher, Odete Cavaco, companheira de uma vida e a sua Filha, Gabriela Cavaco, em meu nome e do Curso "OC", o nosso profundo pesar.
D.E.P.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

DESCOBERTAS


A 8 de Maio de 1444, Gonçalo Velho Cabral descobre a Ilha de S. Miguel.

WW II


A 8 de Maio de 1945, o exército Alemão rende-se incondicionalmente aos Aliados, na cidade de Reims, dando por fim à WW II na Europa.
Por isto, este dia 8 de Maio é considerado o Dia da Vitória.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

OCEANOS


Nasceu a 7 de Maio de 1944. Na sua juventude notabilizou-se como guarda-redes do FCP, o seu rival era o Américo. Um acidente num jogo cortou-lhe a carreira. Entra na Escola Naval em 1962, tornando-se um OCeano de primeira água, refiro-me ao Ferreira da Silva. Uma vida na Marinha polifacetada; A/S, depois Fuzileiro Especial em que comandou o DFE8 na Guiné. Foi o segundo, creio, oficial de Marinha que tinha um equídeo para montar em plena guerra. Mais tarde enveredou pela formação da instrução onde foi um especialista.
Grande Camarada e Amigo independentemente das opiniões grangeou o apreço dos OCeanos.
Que tenhas um óptimo aniversário e que o repitas muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço.

terça-feira, 5 de maio de 2020

OCEANOS


A 5 de Maio de 1965, um autêntico “tsunami” no Mindelo (S. Vicente). Os OCeanos embarcados na Corte Real e na Diogo Cão desembarcam pele primeira vez em Cabo Verde.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

OCEANOS


Foi a 4 de Maio de 1964 que a Sagres, com os OCeanos embarcados, cruzou a “linha entre Torres” fazendo-se ao mar para a primeira viagem de instrução do curso OC.

domingo, 3 de maio de 2020

ARSENAL DO ALFEITE


A 3 de Maio de 1939 é inaugurado o Arsenal do Alfeite.

ESCOLA A/S


A 3 de Maio de 1838 é criada a Escola de Torpedos,  que evoluiu posteriormente dando origem à Escola de Armas Submarinas.
Parabéns aos OCeanos A/S.

OCEANOS


Foi a 3 de Maio de 1942 que nasceu o João Vasco, futuro OCeano Camilo Alves. Sempre com boa disposição e com humor é um grande Camarada e Amigo. Na E. Naval deve ter sido o único Cadete advertido pelo Chefe do Serv. de Abastecimentos para ser mais módico com a alimentação pois encarecia o rancho.
Foi membro da brilhante equipa de estafeta estilos que em 1964 arrancou um segundo lugar nas provas de natação inter cadetes.
Apesar de estares em prisão domiciliária, que tenhas um bom dia de aniversário e que o possas repetir muitas mais vezes com saúde e boa disposição.
Um grande Abraço.