sábado, 26 de outubro de 2019

MUDANÇA DE FUSO


Na sua singradura para W, Portugal muda do fuso Alfa para o fuso Zulu está noite. Assim quando forem 0200A  os relógios atrasam 1 hora passando a ser 0100Z. Os quartos da noite rendem às 0330Z.

AVIADORES NAVAIS


Isto é uma história verídica dos tempos dos aviões da Marinha. Em 1952 é criada a FAP e a Marinha perde os seus aviões. Os pilotos que ficaram na Marinha podiam fazer horas de voo nos hidroaviões para manter a qualificação, por mais uns anos.
Sacadura Cabral conseguiu amarar um hidroavião na doca do Bom Sucesso, era o tempo dos “Heróicos Malucos das Máquinas Voadoras”.
Em 1956, em Junho ou Julho, um desses pilotos, que deu brado como aviador, voava num Grumman Widgeon e resolveu amarar na Doca do Bom Sucesso, no sentido Norte-Sul. Desceu a rasar a encosta e ao estar já em cima da doca, fez a inversão das pás dos hélices. Resultado, acabou por o avião cair no Tejo, com alguns estragos nos flutuadores. Como estava fundeada ao largo da doca a Espadilha, o comandante do navio enviou o gasolina que deu reboque ao avião ficando amarrado à popa da lancha.
O piloto, mais antigo que o comandante da lancha, que era também piloto aviador, exigiu que fosse levado para terra e foi-se embora.
E lá ficou a lancha fundeada sem poder navegar até que viessem buscar o hidroavião.

ENG. CONSTRUÇÃO NAVAL


A 26 de Outubro de 1796 é publicado o diploma da organização do “Corpo de Engenheiros Construtores Navais”.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

PORTOS


A 25 de Outubro de 1869, depois de grandes obras, sob a direcção do Eng. Pereira da Silva, é aberta a barra do Porto da Figueira da Foz.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

OCEANOS


Hoje, 24 de Outubro faz o “Charangão” os seus 76 anos. O OCeano Raúl Patrício Leitão, ingressado em 1962 no OC fez um notável percurso na Marinha. Sempre de resposta afiada na ponta da língua, animava os nossos fins de tarde na E. Naval. Inesquecíveis foram os seus diálogos no convés da Sagres, com o nosso Director de Instrução, Cte. Sousa Machado. Um de Peniche outro da Lourinhã.
Que tenhas um óptimo aniversário junto com os teus e que o repitas ainda muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

50º aniversário da ACADEMIA DE MARINHA

No âmbito das comemorações do 50º aniversário da Academia da Marinha, realizou-se ontem no Teatro Municipal de S. Luís um concerto pela Banda da Armada.
Como é timbre das actuações da BA, o concerto foi excelente, quer pela criteriosa escolha das peças quer pela sua exímia execução.
Como novidade, pelo menos para quem não escutava a BA há algum tempo, exibiram-se como solistas, a 1ª MAR Lara Lopes, em piano, a 1ª MAR Rute Pereira, em violoncelo e o tenor Rui de Luna, que muito contribuíram para valorizar o espectáculo.
O “Água aberta…” felicita a Academia de Marinha por este seu meio século de existência, desejando-lhe que por muitos e muitos anos continue a sua meritória acção no campo da cultura  naval.
Quem pretender saber mais alguns pormenores sobre a sessão de ontem, poderá fazê-lo picando aqui.

terça-feira, 22 de outubro de 2019

MARINHA


Em 22 de Outubro de 1851, é extinto o “Batalhão Naval”.


domingo, 20 de outubro de 2019

Tenho belas recordações dos tempos em que estive neste navio.


OCEANOS


Foi a 20 de Outubro de 1944 que nasceu este OCeano, o Carlos Rodrigues Rodolfo. Estudioso ajudou nas provas escritas quem precisava do seu precioso auxílio. Preparando-se para a viagem da Sagres, estudou o dicionário Inglês-Portguês-Inglês a fundo.
Super galã, quem diria.
Mudou de classe ingressando nos Engenheiros de Material depois de frequentar um curso em Monterey.
Que tenhas um óptimo aniversário e que o possas repetir muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço.