sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Natal 2019


O "Água aberta... no OCeano" deseja a todos os OCeanos e famílias, aos nossos visitantes e colaboradores um FELIZ NATAL.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Clube Militar Naval


Ontem, nas instalações do Clube Militar Naval, o Almirante Chefe do Estado Maior da Armada condecorou com o Medalha de Mérito Naval de 4ª Classe o funcionário José Adriano Ribas da Cruz, assim distinguindo os extraordinários serviços que durante 46 anos prestou ao Clube Militar Naval e aos seus sócios. No seu longo historial, poucas vezes o CMN recebeu tantas dezenas de sócios de diferentes gerações que, ao lado do Almirante Mendes Calado, quiseram associar-se à justíssima homenagem que a Marinha lhe prestou. Todos os sócios que frequentaram o CMN, quer nas instalações da Praça Marquês de Pombal, quer na Avenida Defensores de Chaves, conheceram bem a educação e sociabilidade do Zé Cruz, bem como a consideração com que tratava todos os sócios. Para ele, portanto, um enorme obrigado!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

DIU, VEGA


A 18 de dezembro de 1961 as forças indianas (exército e força aérea ) atacam Diu. O então 2/o Ten. Oliveira e Carmo ao comando da lancha Vega (armada com uma simples peça de 20mm) sai para o largo fazendo frente aos aviões indianos, o que desviou estes de atacarem em força Diu. Os marinheiros portuguêses ainda atingiram um avião, e em seguida foram atacados por parelhas de jactos. O Comandante e mais dois Marinheiros faleceram e a lancha foi afundada.
O 2/o Ten. Oliveira e Carmo foi promovido por distinção e a título póstumo a Capitão-tenente.
É o patrono do nosso curso.

ÁLBUM FOTOGRÁFICO


Painel numa moradia da rua 25 de Abril, nº 16, em Maiorga - Alcobaça
No dia 18 de Dezembro de 1961 aconteceu o mais recente combate naval da Marinha portuguesa, quando o aviso Afonso de Albuquerque enfrentou as fragatas indianas Betwa, Beas e Cauvery, durante a operação Vijay, o nome de código dado pelos indianos à invasão do Estado Português da Índia. Completam-se hoje 58 anos sobre esse acontecimento ocorrido em Goa, na foz do rio Zuari e em frente da península de Mormugão. Muitos dos nossos camaradas que estavam a bordo do Afonso de Albuquerque ainda estão entre nós e, por isso, a apresentação deste artístico painel de 18 azulejos, assinado e datado de 1950, é uma saudação, mas também uma homenagem que aqui lhes prestamos.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Ainda faltava...



INFANTARIA DA MARINHA


Foi a 17 de Dezembro de 1794 que foi criado o Regimento de Infantaria da Armada, precursor dos actuais Fuzileiros.

INVASÃO DA ÍNDIA PORTUGUÊSA


Foi a 17 de Dezembro de 1961 que se iniciou a invasão do Estado Português da Índia pela União Indiana.
Foram dezenas de milhares de soldados, fragatas e um cruzador, e aviação por parte da União Indiana para combater cerca de três mil soldados portuguêses, um navio de guerra e três lanchas costeiras da Marinha Portuguêsa.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Fotos Jantar







































ALBERT EINSTEIN


Aqui vai um “máxima” de Einstein:
Se “A” equivale a sucesso, então a fórmula é: “A” é igual a “X” mais “Y” mais “Z” em que “X” é trabalho, “Y” é diversão e “Z” é boca fechada.

domingo, 15 de dezembro de 2019

BARTOLOMEU DIAS


A 15 de Dezembro de 1488, Bartolomeu Dias inicia a sua viagem de regresso a Potência depois de ter dobrado o Cabo da Boa Esperança.