sexta-feira, 5 de junho de 2020

SAGRES - REGATA


A 5 de Junho de 1964, deu-se a largada em frente ao Cabo Raso, da regata Lisboa- Hamilton.
A Sagres foi a primeira a cruzar a linha de partida logo seguida pelo Gorch Fock. Logo verificamos que o alemão bolinava mais e melhor que nós. Enquanto o nosso velame era de lona, duro e pesado, o velame alemão era de fibra sintética, mais leve e mais eficiente.
Ficou sempre na dúvida do Comandante Horta se não teria havido um acordo de cavalheiro entre os outros comandantes para que a Sagres fosse a primeira a cruzar a linha de largada. O Com. Horta bem perguntou aos outros comandantes pela veracidade de tal acordo,mas a resposta era sempre um não com um certo sorriso na cara, tempos de cavalheirismo entre marinheiros.
E assim começou a nossa primeira transatlântica, 27 dias de mar.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

OCEANOS

(Mascarado mas ... desconfinado!) 

Hoje mais um OCeano aniversariante nasce a 4 de Junho de 1944, o Luís Silva Nunes, o “Palmeiras”.
Um dos responsáveis por este nosso blogue e co-autor da “onda do Speedy” pois é ele que coloca fotos e gravuras nos posts, e não quer louros.
Recordo o tempo do nosso estágio no G1EA em que íamos no seu bólide para V. França, um 2CV.
Depois de uns tempos como Oficial A/S , enveredou pela carreira de Engenheiro de Material.
Grande Camarada e amigo, os desejos que passes um dia de aniversário feliz e que o repitas por muitos anos com saúde e boa disposição.
Um grande Abraço.

terça-feira, 2 de junho de 2020

CONTRA-ALMIRANTE


A 2 de Maio de 1866 é criado o posto de Contra-Almirante em substituição dos postos de Chefe de Esquadra e Chefe de Divisão.

domingo, 31 de maio de 2020

OCEANOS


Hoje é dia de festa para o Oceano António Gomes de Azevedo. Foi precisamente em 31 de Maio de 1942, em plena guerra mundial que o António veio ao mundo.
Camarada e Amigo destaca-se ela sua prontidão a auxiliar o amigo, o camarada. Na sua vida naval variada, destacam-se as suas passagens por Angola, Moçambique e Macau.
Só se conhecem amigos entre aqueles que colaboraram com o António, na sua carreira.
 Que tenhas um óptimo dia de aniversário repetindo-o muitas vezes com saúde e a tua boa disposição.
Um Abraço.