sábado, 11 de agosto de 2018

OCEANOS


Há 74 anos, a 11 de Agosto de 1944, nascia um futuro OCeano, o Jorge Correia Jacinto. Desde cedo habituado à ordem e rigor militares, teve o “ privilégio “ de ser o primeiro OCeano a “ir para o livro “ e ainda para mais por barba mal feita. Até ficou embasbacado. Fez uma carreira completa dedicando-se agora a “neto work”. Excelente amigo e camarada.
Que tenhas um dia muito feliz com os teus e que repitas esta efeméride por muitas vezes. Um Abração.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

DESCOBERTAS

(Baobás em Madagascar)

A 10 de Agosto de 1500, o navegador Diogo Dias separou-se da armada de Álvares Cabral devido a um temporal tendo chegado a uma ilha até então desconhecida. Como 10 de Agosto é o dia de S. Lourenço, chamou-lhe ilha de S. Lourenço, que mais tarde se passou a chamar Madagascar.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Comentário ao Património Histórico


Em 25Jul p.p. foi publicada uma mensagem do E. Gomes (ver aqui) solicitando informações sobre um monumento comemorativo da viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral. No mesmo dia foi recebido um "e-mail" que por lapso não foi publicado. Aqui se corrige o lapso com um pedido de desculpas ao autor do "mail".
"Respondendo à dúvida do Encarnação Gomes sobre esse monumento, informo que atualmente está implantado junto ao Restaurante Vela Latina, do lado poente da Doca, meio escondido debaixo de árvores e tapado por automóveis estacionados. As inscrições mal se leem porque as letras estão sem tinta. O monumento, inaugurado em 1922 por iniciativa da Clube Militar Naval, deveria ter regressado à sua anterior localização logo que terminadas as obras de construção do Hotel que ocupa a área dos antigos edifícios da Aviação Naval / CDMP Lisboa.
É uma das várias promessas, feitas pela APL aquando da entrega pela Marinha da parte nascente da Doca, e que até hoje não cumpriu.
Penso que, para além de quaisquer outras iniciativas,  caberia ao CMN tomar posição nesta matéria.

Saudações Navais 

F. Brito e Abreu"