sábado, 7 de março de 2020

NOVAS UNIDADES NAVAIS



A 7 de Março de 1935, chegaram ao Tejo, vindos de Inglaterra onde foram construídos, o Aviso Afonso de Albuquerque e o Submarino Espadarte.
Mais duas novas unidades navais que a Marinha estava bastante carênciada.

OCEANOS


Foi a 7 de Março de 1944 que nasceu aquele que veio a ser o OCeano Nuno Ferreira Barbosa. Cedo conheceu a disciplina militar. Com uma longa e fértil carreira naval, manteve sempre o seu hobby predilecto, as artes plásticas. A ele devemos a concepção da nossa medalha comemorativa.
Depois de retirado das lides navais entregou-se de completo ao desenho e pintura, com êxito.
Bom Camarada e Amigo, os desejos que passes este aniversário com os teus e que repitas muitas vezes com saúde e boa disposição. Esperamos por uma nova medalha do curso nos nossos 75 anos.
Um Abraço.

quinta-feira, 5 de março de 2020

WINSTON CHURCHILL


Foi a 5 de Março de 1946, que Winston Churchill ao fazer uma palestra na Universidade de Westminster em Fulton, Missouri nos Estados Unidos, utilizou pela primeira vez a designação de “Cortina de Ferro” .

quarta-feira, 4 de março de 2020

Breves encontros OCeânicos


Hoje realizou-se no Bombarral mais um dos nossos bem animados encontros e o local escolhido foi o Restaurante Dom José, que justamente exibe um Bib Gourmand, isto é, o símbolo Michelin que distingue os restaurantes que oferecem boa comida a preços moderados e em cuja lista portuguesa ainda há poucas entradas.
Todos saíram bem dispostos e confortados desta experiência gastronómica porque tanto o serviço, como a qualidade da comida e, naturalmente, a moderação do preço, estiveram à altura das exigências, assim como o tinto Quinta da Chocapalha 2015 que cumpriu com os parâmetros de qualidade e preço inerentes à sua presença na garrafeira de uma casa que exibe um Bib Gourmand.
O regresso à capital e arredores decorreu com boa disposição e já com novos encontros em projecto.

INFANTE D. HENRIQUE

(Casa do Infante, no Porto)

A 4 de Março de 1394 nasce, no Porto, o Infante D. Henrique.

terça-feira, 3 de março de 2020

D. PEDRO IV


A 3 de Março de 1832, D. Pedro IV, chega à Terceira, proveniente de S. Miguel a bordo da nau “Rainha de Portugal”.

domingo, 1 de março de 2020

RIO DE JANEIRO


No dia 1 de Março de 1565, Estácio de Sá funda a futura cidade do Rio de Janeiro.

ILHA DE MOÇAMBIQUE


A 1 de Março de 1498, Vasco da Gama avista a Ilha de Moçambique.