terça-feira, 15 de outubro de 2019

OCEANOS


Foi neste dia 15 de Outubro, mas em 1942 que nasceu este Oceano, o Pargana Calado. Ingressou na E. Naval a 2 de Setembro de 1962, na classe A N..
Praticante de desporto era um ás em Andebol., mas também era bom no Basquetebol.
Hoje já retirado das lides navais há já alguns anos, desceu para os Algarves onde aí reside. Pena não poder de vez em quando participar nas fainas gastronómicas OCeânicas..
Que tenhas um óptimo aniversário e que o repitas muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

ÁLBUM FOTOGRÁFICO


Lisboa - Museu Militar
O Pátio dos Canhões do Museu Militar de Lisboa, que aloja a mais importante colecção de peças de artilharia portuguesa, tem as suas paredes revestidas por 27 painéis de azulejos pintados na década de 1940 por José Estevão Cancela de Victória Pereira. São 14.434 azulejos pintados a azul e branco que representam figuras e episódios da História Militar portuguesa. Um dos painéis, com 35 azulejos, retrata o 1º Tenente José Botelho de Carvalho Araújo, comandante do caça-minas Augusto de Castilho, que morreu em combate no dia 14 de Outubro de 1918, quando enfrentou o submarino alemão U-139 comandado por Lothar von Arnauld de la Perière, conhecido como o “ás dos ases”.
Menos de um mês depois, no dia 11 de Novembro terminava a guerra. Hoje perfazem-se 101 anos sobre a data em que aconteceu esse combate no mar dos Açores, quando o Augusto de Castilho navegava entre o Funchal e Ponta Delgada dando protecção ao vapor São Miguel.

domingo, 13 de outubro de 2019

Como se vai fazendo a história

Os temas de raça andam muito em voga presentemente. O artigo em referência conta como os italianos eram considerados pretos nos E.U.A. até que inventaram o Columbus Day para os integrar na nação. Ler em https://www.nytimes.com/interactive/2019/10/12/opinion/columbus-day-italian-american-racism.html?action=click&module=Opinion&pgtype=Homepage  .

Primeiras fotos no "Água aberta..."

Recorda-se a primeira foto aqui inserida, logo à nascença do "Água aberta...", fazendo horas para o almoço (realizado dois dias antes):



















E já no almoço:


E entretanto, à espera das imagens acima, o gato do LSN entretinha-se com uma "paciência"...



 


Mais um para a conta!

Hoje é dia de festa ... o "Água aberta..." faz 14 anos.


Com quase 750 000 visualizações o nosso blogue entra em mais um ano de existência que se espera  ser de mais actividade e presença de OCeanos.
A todos aqueles que nos têm visitado e aos colaboradores (é justo destacar o "Speedy") o nosso  muito obrigado.