sábado, 21 de setembro de 2019

Gente que a esgrima tornou famosa

Os oficiais da Reserva Naval que em 1969 frequentaram o 14º CFORN visitaram ontem a Escola Naval para comemorar o 50º aniversário da sua incorporação e tiveram a iniciativa de convidar o seu antigo instrutor de Navegação.
Aquele grupo foi recebido com a habitual cortesia naval e o programa da visita incluíu a passagem pelo Museu, que foi culturalmente muito interessante. Na sua secção dedicada à prática da esgrima na Escola Naval, destaca-se uma fotografia em grande formato de um grupo de famosos esgrimistas OCeânicos, que aqui se reproduz e cujos nomes me dispenso de indicar. Foi bonito de ver aquele notável friso de jovens atiradores!
Aqui lhes deixo a informação de que as suas proezas esgrimistas estão musealizadas, bem como a minha homenagem a cada um desses praticantes, nela incluindo a memória do nosso saudoso Joglar.

Filme

A irmã do nosso Joglar deu-nos um presente que podem ver AQUI.
Abraços

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

OCEANOS


A 18 de Setembro de 1943 nasce um bébé muito lindinho, o Luís Pereira Vale, e assim se manteve na sua vida. Ingressou nos OCeanos em  1962, depois de algumas peripécias;  na altura Cadete RM, foi mandado para trás pelo Oficial de Dia, para se ir fardar. Em Cadete demonstrou a outro Oficial de Dia que “tinha força para ...” de tal maneira que o Oficial de tão gago ficou que quase não conseguia falar.
Vida naval variada, mostrou a sua competência sem descurar a Camaradagem e amizade com os demais.
Que tenhas um óptimo aniversário e que o possas repetir por muitas vezes, sem borrascas e com boa disposição.
Um Abraço!

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Anais do CMN

No próximo número dos Anais do CMN, a sair brevemente, aparecerão as notícias necrológicas de dois OCeanos que infelizmente nos deixaram em tempos recentes.
São eles o António Lobo Varela e o Carlos Hipólito Caroço (para lerem as respectivas notícias podem "clicar" AQUI e AQUI)

OCEANOS


Também neste dia 16 de Setembro outro OCeano, o Carlos Silva Serrano, celebra os seus 75 anos. Vindo da lezíria, ingressa na E. Naval em 1962, na guarnição dos OCeanos.
Camarada e Amigo granjeou a amizade de quem com ele conviveu.
Depois de uma vida naval, amarrou com os dois ferros lá pelo Norte.
Que tenhas um feliz aniversário e que o repitas por muitas vezes com saúde e boa disposição.
Quando puderes desce em latitude para uma almoçarada OCeanica.
Um Abraço.

OCEANOS


Celebra hoje os seus 75 anos o OTO, o Temes de Oliveira. Ingressou na E. Naval em 1962, sendo um dos OCeanos originais.
Como curiosidade relembra-se que é o único OCeano que não frequentou uma especialidade,  mas ainda assim com uma carreira naval variada.
Camarada e Amigo sempre ouvido com interesse nas sua opiniões.
Mas também creio que é o único pára-quedista do nosso curso.
Que tenhas um dia feliz e que o repitas muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço