sábado, 7 de setembro de 2019

BRASIL


A 7 de Setembro de 1822, o Príncipe Regente do Brasil, D. Pedro, declara formalmente a independência do Brasil. Foi proclamado como o Imperador D. Pedro.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

OCEANOS


Foi a 6 de Setembro de 1942 que veio ao mundo o Vacas de Carvalho. Cresceu entre touros tornando-se um exímio pegador. Destacou do NT para a guarnição dos OCeanos em 1962.
Um episódio curioso aconteceu quando nos apresentamos na Sagres. O Comandante Horta, um pouco duro de ouvido, percebeu mal o nome do Zita e pediu-lhe que repetisse. Ao ouvir pela segunda vez passou ao Cadete seguinte. À noite ao jantar o Comandante queixou-se-se que um Cadete o “tinha mandado para o c....” e que ele ao pedir que repetisse o nome voltará a mandá-lós para o mesmo. Foi o Capelão Melo que percebeu o imbróglio e mandando chamar o Cadete à Câmara de Oficiais lhe pediu que dissesse o nome. Após isto tudo ficou esclarecido.
Grande Camarada e Amigo , passa um dia feliz com todos os teus e que repitas por muitas vezes.
Um Abraço.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

TRATADO DE ALCÁÇOVAS


Foi a 4 de Setembro de 1479 que os Reinos de Portugal e de Castela assinaram o tratado que delimitava as áreas das descobertas, estabelecendo que a sul das Canárias as terras descobertas seriam pertença de Portugal.
Passou a designar-se como Tratado de Alcáçovas.

terça-feira, 3 de setembro de 2019

OCEANOS


Há 57 anos, a 3 de Setembro de 1962, um grupo de 60 jovens embarca na Doca de Marinha na vedeta em direcção à BNL. Aí chegados os jovens sobem a estrada até à Escola Naval para ingressarem na Marinha, no Curso Oliveira e Carmo. Jovens desde Lagoaça até ao Algarve, cheios de ilusão e que alguns ficando pelo caminho, os outros ligaram-se por fortes laços de Camaradagem.
Parabéns a todos.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

OCEANOS


Hoje mais um OCeano celebra o seu aniversário, concretamente 74anos, o Simões Teles.  Ingressou na E. Naval precisamente no dia seguinte ao seu aniversário, em 1962.
Já de pequenino se lhe notava a sua veia para a náutica, com cinco anos remava na sua bateira desafiando as águas da ria de Aveiro.
Cedo saiu da Marinha ficando ligado à Oceanografia.
Que tenhas um óptimo dia de anos junto com os teus e que o repitas por muitos anos com saúde.
Um grande Abraço.