sábado, 26 de dezembro de 2015
(Semente de café, variedade Arábica)
No Século XVII o café é introduzido na Europa a partir de África, via Arábia. Tornou-se num sucesso imenso passando a ser um produto caro. A França cultivou o café na sua colónia Guiana que devido ao clima, a sua cultura se desenvolveu imenso. Era proibido exportar sementes da Guiana para manter o monopólio da cultura.
O Brasil seu vizinho não possuía café e estava interessado em cultiva-lo. Assim em pleno Século XVIII, o estado maior português decide enviar um seu oficial, Francisco de Mello Palheta, à Guiana para ver se conseguia que os francêses lhe dessem algumas sementes. O oficial desloca-se à Guiana para formalmente discutir o Tratado de Utrecht que definirá a fronteira entre as duas colónias. Do governador francês nunca conseguiu que este lhe oferecesse as tão almejadas sementes. Então o oficial português que tinha "palheta" virou-se para a esposa do governador e após um certo acédio conseguiu que numa noite a senhora lhe confiasse as chaves do local onde estavam as sementes do café. Conseguiu assim trazer para o Brasil as sementes do café proporcionado que o Brasil mais tarde viesse a ser o primeiro produtor de café a nível mundial.
Não sei se é verdade a forma como o cavalheiro português conseguiu as sementes mas na verdade foi ele que as trouxe da Guiana francêsa para o Brasil.
ÚLTIMA VIAGEM DE CURSO
(NRP Diogo Cão e NRP Corte Real)
A 26 de Dezembro de 1965 o curso Oliveira e Carmo recebe guia de marcha para se apresentar nas fragatas Diogo Cão e Corte Real para a sua última viagem de instrução.
Onda do
speedy
@
10:35 –
tem 5
comentários
sexta-feira, 25 de dezembro de 2015
CURIOSIDADES NATALÍCIAS
Creio que foi em 1955, que uma empresa norte-americana publicou um anúncio na imprensa apresentando um número de telefone para onde as crianças poderiam telefonar para saberem da viagem do Pai Natal, localização etc. Por engano o número apresentado era o número do Comando Norte Americano de Defesa Aérea.
Um menino telefonou e o militar que o atendeu ficou aflito com a pergunta feita, tipo: em que sítio está o Pai Natal?
O Comandante de serviço ao aperceber-se que era uma criança do outro lado da linha deu ordens para que inventassem um local da América onde estaria a caminho o Pai Natal. A criança ficou satisfeita e daí em diante o Comando criou uma linha própria para atender as crianças norte americanas, que agora também já usa a internet.
Como teria reagido um comandante europeu perante aquela surpresa?
Onda do
speedy
@
11:32 –
ninguém comentou
EFEMÉRIDES NAVAIS
(Vasco da gama na Costa do Natal)
Neste dia 25 de Dezembro de 1497 Vasco da Gama chega a um local da costa oriental de África a que lhe dá o nome de "Costa do Natal".
Onda do
speedy
@
10:42 –
ninguém comentou
quinta-feira, 24 de dezembro de 2015
LUA CHEIA
Aproveitem e vejam a Lua Cheia do Natal. Desde 1977 que não acontecia e teremos que esperar mais 19 anos para se repetir o fenómeno.
Onda do
speedy
@
12:27 –
ninguém comentou
EFEMÉRIDES NAVAIS
(Hidroavião Schrek que equipou a Aviação Naval em 1917)
A 24 de Dezembro de 1917 iniciam-se as operações aeronavais na Estação Naval do Bom Sucesso.
Onda do
speedy
@
10:23 –
tem 1 comentário
terça-feira, 22 de dezembro de 2015
IMPRENSA
A 22 de Dezembro de 1834, no reinado da Rainha D. Maria II, é aprovada a primeira lei da Liberdade de Imprensa em Portugal.
Onda do
speedy
@
10:01 –
ninguém comentou
segunda-feira, 21 de dezembro de 2015
Boas Festas
A toda a comunidade OCeânica bem como a todos os colaboradores e visitantes deste blogue se deseja um Bom Natal, com muita saúde e boa disposição.
Onda do
Curso OC
@
22:09 –
tem 7
comentários
Uma estreia nacional
Armador condenado a dois anos e seis meses de pena suspensa por naufrágio na Figueira da Foz
O Tribunal de Coimbra condenou um armador de Vila do Conde a uma pena de dois anos e seis meses de prisão, suspensa na sua execução, por quatro crimes de homicídio negligente na sequência de um naufrágio na Figueira da Foz, em 2013.
Esta notícia é histórica. Não me lembro de algo semelhante nos últimos 50 anos. No entanto o condenado foi o armador, não se fala do mestre. Tribunal onde a discussão andou à volta da obrigatoriedade de usar o colete de salvação e de não haver lei que a tal obrigue. Tudo muito estranho, mas pelo menos alguém já foi a julgamento, mesmo sendo a pessoa errada.
Onda do
J.N.Barbosa
@
19:42 –
tem 6
comentários
EFEMÉRIDES NAVAIS
A 21 de Dezembro de 1470, os navegadores portugueses João de Santarém e Pêro Escobar descobrem as ilhas de S. Tomé e do Príncipe.
Onda do
speedy
@
10:00 –
ninguém comentou
Subscrever:
Mensagens (Atom)