sábado, 3 de agosto de 2019

SUBMARINOS





A 3 de Agosto de 1958, o submarino USS Nautilus foi o primeiro submarino a atingir o Polo Norte em imersão. Depois emergiu e mostrou-se ao mundo.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

JÚLIO CÉSAR


A 2 (?) de Agosto do ano 47 AC, Júlio César comentou a sua vitória sobre Fennácio III, em Pontus, com a seguinte frase que ficou famosa "Veni, Vidi, Vici".

BARTOLOMEU DIAS


A 2 de Agosto de 1487 Bartolomeu Dias, com Pêro de Alenquer como piloto, larga de Lisboa em direcção a África. Nesta sua viagem conseguiu dobrar o “Cabo das Tormentas”, mais tarde denominado Cabo da Boa Esperança pelo Rei de Portugal.

terça-feira, 30 de julho de 2019

SAGRES ETD ??


30 de Jul de 1964 é o dia determinado para a Sagres largar de New Bedford para a transatlântica de regresso. A população de NB queria que a barca ficasse mais uns dias na cidade. Começaram a enviar telegramas ao Ministro da Marinha, desde o Mayor, o Cônsul Portuguêsa e outras forças vivas da cidade além dos nossos emigrantes. Foram milhares de telegramas para Lisboa. Resposta zero. O Comandante manda tocar à faina geral. O cônsul aparece e pede para anular a faina pois enviou um telegrama para o Governo e ter telefonado para Lisboa tendo a  esperança no adiamento. Finalmente o balde de água fria: a Sagres ia largar. Muitos fizeram a faina com lágrimas na face, de terra era uma aclamação enorme, muitas embarcações a escoltarem a Sagres até ao mar.
3 deserções, 2 grumetes e um marinheiro, o trinta. Um dos grumetes foi para o Canadá com a sua família, outro grumete foi acolhido por uma familia emigrante, só o trinta foi caçado. Tinha ido para casa de uma senhora americana divorciada mas depois trocou-a pela sua filha, a senhora de vingança denunciou-o e ele foi recambiado para Ponta Delgada onde nos esperou debaixo de prisão, era um tipo porreiro mas muito mulherengo, a sua perdição.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

OCEANOS AVISO


Como repararam as “minhas” últimas ondas estiveram sem imagem uns dias. É de elementar justiça referir que todas as imagens são colocadas pelo Luís Silva Nunes. Uma colaboração entre dois OCeanos, que quando o LSN está fora com limitações de acesso à internet, os “posts” ficam sem imagem. Quando regressa ele trabalha o dobro e coloca as imagens em falta.

Viagem de Curso


Recebida a seguinte colaboração datada de 23Jul mas que só agora foi possível publicar:

"Meus caros 
Tenho lido com interesse os vários post que o SL tem vindo a publicar sobre a vossa viagem de instrução e não tenho resistido à comparação com a que o meu curso teve. 
Tal como convosco sucedeu também a nossa viagem esteve centrada num triângulo, não o das Bermudas  como foi a vossa, mas no da banana, do transistor e da mancarra.
A indicação que seguidamente faço de alguns dos pontos altos dessa nossa viagem não tem, bem longe disso, o propósito de vos despertar qualquer tipo de inveja, apreciem só.
Cerca de um mês de permanência no Mindelo, tempo mesmo assim insuficiente para nos apercebermos das várias tonalidades de castanho em que a ilha de S. Vicente era fértil; se calhar foi por isso que lá voltámos na viagem seguinte.
Passeios a pé, quase diários, até à Matiota (havia quem lhes chamasse Educação Física) onde, sempre que não se avistava qualquer barbatana no horizonte, conseguíamos nadar.
Visita ao crocodilo de Mansoa, ao tempo já um bocado decrépito e com problemas de dentição, mas mesmo assim um crocodilo.
Passeio aéreo sobre a Guiné ( premonição do que a alguns viria a suceder poucos anos depois então unicamente a pé ou pela via fluvial)
Tenho, por certo, que poucos cursos terão tido um ratio cadete por máquina fotográfica ou transistor próximo daquele que alcançámos. 
Apesar de termos tido poucas recepções não me restam igualmente dúvidas que o consumo de amendoim nelas verificado deve constituir, ainda hoje, um record nas viagens de cadetes.
Tenho quase a certeza que poucos cursos terão mostrado tanto apego à vida de bordo como nós, refiro só, em abono do que afirmo, que apesar de em Bissau haver licença para sair pelas 1300 horas poucos, ou mesmo nenhuns, o faziam,  preferindo dar o seu contributo à vida de bordo até cerca das 1800 horas a que enfim, com algum sacrifício, lá considerávamos sair do navio.  
Enfim, se é certo, como alguns dirão talvez com razão, que cada um tem o que merece, não me parece menos certo que há gente que nasceu da união do cobre e do níquel , os chamados de cuproníquel , enquanto outros terão nascido da união do cobre e do ar. 
Abraço amigo do E. Gomes

ARTILHARIA NAVAL


Os Artilheiros da Marinha estão de parabéns. Foi a 29 de Julho de 1863 que foi criada a “Escola Prática de Artilharia Naval”.
Peças de BB, Fogo,
 Peças de EB, Fogo!
Enquadrou!

domingo, 28 de julho de 2019

MARINHA


Foi a 28 de Julho de 1736 que é criada a “Secretaria dos Negócios da Marinha e das Conquistas “

OCEANOS


Foi neste dia 28 de Julho de 1964 que um grupo de OCeanos ao ir a uma praia perto de New Bedford se confrontou pela primeira vez com a prática de Surf. Uns jovens americanos estavam a praticar, havia muitas girls a ver e nós fomos desafiados a experimentar. Claro que o convite foi aceite, o P. Gonçalves e o S. Lopes bem tentaram equilibrar-se, mas era cada chapada na água. Os camones a gozar, mas depois nós viemo-nos embora com as girls que estavam a ver, ela gostaram da nossa bravura e do cavalheirismo. Mais uma ensinadela dada pelos galantes OCeanos.