sábado, 30 de maio de 2020

ESTÓRIAS OCEÂNICAS


Foi a 30 de Maio de 1964 que Cascais ofereceu uma recepção no jardim da Parada, aos Cadetes embarcados nos veleiros que vão participar na regata da STA. A linha do Estoril ofereceu as passagens de combóio Lisboa-Cascais-Lisboa. Muitas meninas, não só da linha, foram à festa, algumas cancelando mesmo os seus namoros para assim poderem interagir com os Cadetes.
Ao por  do sol acabou a festa e cada um zarpou independentemente.

WENCESLAU DE MORAIS


A 30 de Maio de 1854, nasce Wenceslau  de Morais. Oficial de Marinha, depois de ter realizado uma comissão no Japão, resolve sair da Marinha e aí radicar-se. Escritor de nomeada com temas nipónicos conseguiu assimilar a cultura japonesa e ao fim de uns anos amargos a sociedade local finalmente aceitou-o como um dos seus. Chegou a ter um cargo oficial local.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

OCEANOS- ABORDAGEM


O OCeano Fernando Maciel recordou este episódio da abordagem entre as embarcações alemã e portuguêsa, era um dos proeiros lusitanos. No meio da salganhada dos remos, o OCeano Lobo Varela, convencido da responsabilidade germânica, resolveu, naquele seu ímpeto indomável, reagir e atacar com o seu remo os alemães. Como se pode calcular foi dificílimo impedir o contra-ataque deste OCeano que atirava também umas palavras bonitas aos adversários. Mas lá por fim acabou a refrega.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

OCEANOS


Iniciam-se a 28 de Maio de 1964 as competições náuticas, Natação, Remo e Vela,  entre os Cadetes dos vários veleiros que participam na regata da STA.
Em natação conseguimos um 2/o lugar em 100m bruços (S. Lopes ) e 4x50 estilos ( Camilo Alves, Monteiro Marques, A. O’Neil e S. Lopes). Em vela ficamos em 2/o (N. Mergulhão e S. Lopes).
Em remo não fomos felizes, depois de uma abordagem com os alemães, fomos desclassificados.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Botões



Aparentemente é um vulgar botão de oficial de Marinha, mas reparando no verso do botão pode ler-se uma inscrição que não é do nosso tempo: TW & W, PARIS e uma pequena âncora. Um luxo, esta Marinha que mandava vir os botões de Paris.

SAGRES


A 27 de Maio de 1964, a Sagres atraca à Doca da Marinha, aí permanecendo até à véspera da largada da regata Lisboa - Hamilton.