sábado, 13 de junho de 2020

OCEANOS


A 13 de Junho de 1942 nasce o futuro OCeano, o Andresen Guimarães. Tendo entrado em 1961 para a E. Naval no NT, em 62 destacou para a guarnição do OC.
Na Marinha enveredou pela AN. Foi relativamente curta a sua carreira naval, por opção própria. Quando se retirou destas lides rumou ao Porto aí atracando com amarração dobrada. Paralelamente foi o OCeano que mais filhos produziu.
Que tenhas um óptimo aniversário junto com os teus, se couberem todos em tua casa, e que o repitas por muitas vezes com saúde e boa disposição.
Um Abraço.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

INFANTE D. LUÍS


A 12 de Junho de 1858, o Infante D. Luís é nomeado comandante da Corveta “Bartolomeu Dias”. Fez uma carreira normal de Oficial de Marinha até vir a ser coroado como Rei.

ZÉ POVINHO


A 12 de Junho de 1875, aparece pela primeira vez a figura do “Zé Povinho “ criação magistral de Rafael Bordalo Pinheiro. Foi na revista “Lanterna Mágica “ que foi publicada está figura caricatural.

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Novamente e sempre a Língua Portuguesa.

Pela tristeza que me causa o tratamento que à nossa língua dão algumas figuras com responsabilidades culturais - jornalistas, publicistas, técnicos vários, e até escritores e professores -, com a devida vénia, transcrevo um excerto, parte final, do artigo de Nuno Pacheco, no "Público" de hoje, pág. 29:

"… Não será por acharem que em inglês soa, digamos, mais moderno? Pedro Correia não resiste a comentar: Caso para alguém o interpelar nestes termos, quando o vir: Mr. Lamb, I presume.’”
Esse Azores tinha sido referido, e criticado, no espaço de Opinião do PÚBLICO em 2014 e 2015, em artigos assinados pelo jornalista e escritor Octávio dos Santos. Criticava ele também o recurso excessivo ao inglês em títulos de programas televisivos: Chef s Academy, Off-Side, I Love It, RTP Running, Shark Tank, Cinebox ou The Money Drop, entre muitos.
E aqui, nestas crónicas, também por mais de uma vez se falou do mesmo assunto, referindo, além das muito ridículas campanhas turísticas Allgarve e Allto Douro, o excesso de denominações inglesas em universidades nacionais, concursos televisivos como The Big Picture, Got Talent Portugal, Cook off, The Voice Portugal, Fama Show, Love on Top, etc., ou a escolha de NewsMuseum para baptizar um museu dos media, do jornalismo e da comunicação sediado em Sintra. Mas mais, muito mais. Em campanhas promocionais de lojas e empresas portuguesas, temos os packs”, com os seus promo code”, um lunch card para animar as hostes, o backstage em lugar dos (muito provincianos?) bastidores, as power week”, as eco life style ou as secções de gaming e de gifts e merchandising”, para não falar da inevitável invasão de apps e cookies”.
Quem assim age, duplicando consoantes e abusando do inglês, é geralmente quem as corta a eito no português, em nome da aberração a que gostam de chamar “acordo ortográfico”. O que ganha o português com isso? se for um barrete, a ilustrar quão saloia é a sua anglicização.

(Jornalista. Escreve à quinta feira
nuno.pacheco@publico.pt)"

Nota: sublinhados meus no último parágrafo.

MARINHA DO BRASIL


11 de Junho, dia de celebração da Marinha do Brasil. Aos nossos irmãos marinheiros um abraço de amizade e Camaradagem.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

REMO


A 10 de Junho de 1829, realiza-se uma competição de remo entre as duas famosas universidades Cambridge e Oxford, no Tâmisa. É a competição de remo mais antiga e famosa.

DESCOBERTAS


A 10 de Junho de 1503 parte para a América do Sul à procura duma ligação Atlântico- Pacífico, uma armada capitaneada por Gonçalo Coelho.

terça-feira, 9 de junho de 2020

PATO DONALD


Foi a 9 de Junho de 1934 que foi mostrado à sociedade o Pato Donald, como actor do filme “The Wise Little Hen”. Este Donald era uma personagem adorada por toda a  miudagem doutros tempos.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

OCEANOS


Hoje, 8 de Junho, celebra-se o Dia Internacional dos Oceanos.

domingo, 7 de junho de 2020

TORDESILHAS


A 7 de Junho de 1494 foi assinado pelos Reis de Portugal (D. João II) e de Aragão e Castela (Reis Católicos) em Tordesilhas o tratado que dividia o mundo, a descobrir, por Portugal e Espanha, com o beneplácito do Papa. A divisão era delimitada por um meridiano 370 léguas a Oeste de Cabo Verde.

OCEANOS


Hoje celebra-se mais um aniversário OCeanico, desta vez do Fernando Brito Vale que comemora os seus 79. Com um sentido de oportunidade para lançar as sua piadas cheias de humor,  enche uma câmara de oficiais de gozo. Depois de uma carreira AN dedica-se a enfiar bolas em buracos.
Lembro uma vez que quando ia embarcar no aeroporto de Norfolk, depois de uma diligência no SACLANT, levava uma imitação de uma espingarda, e quando lhe pediram para abrir o embrulho ele pegou na espingarda e simulou que estava a dar uma rajada de tiros. Foi um problema, os gringos levaram a mal, mas no fim ficou tudo numa boa e ele lá embarcou. Nunca mais repetiu a brincadeira.
Que passes um óptimo aniversário e que o repitas muitas vezes com saúde e aquela tua boa disposição.
Um Abraço.