quinta-feira, 7 de setembro de 2017

BRASIL


Foi a 7 de Setembro de 1822, que o Príncipe Regente do Brasil, D. Pedro, proclama o seu célebre "Grito do Ipiranga" em que declara a independência do Brasil em relação à Portugal.
Creio que é o único caso em que um futuro Rei de um país declara uma colónia independente desse país.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

OCEANOS


A 5 de Setembro de 1942 nasce o OCeano Vacas de Carvalho. Uma vida ligada às actividades taurinas e à Marinha. Uma vez, sendo ele Cadete chegou todo alanhado à E. Naval, ao ser questionado pelo Oficial de Dia o que lhe acontecera respondeu muito naturalmente que tinha caído pelas escadas em sua casa. O Oficial de Dia que de desculpas e golpes de Cadetes sabia muito, retorquiu sarcàsticamente: sr. Cadete essa queda foi pior que uma marrada de um touro. O Vacas engoliu em seco percebeu a piada e calou-se muito bem caladinho.
Ao grande Camarada e Amigo os desejos que passes um dia feliz com todos os teus e que ainda tenhas muitas oportunidades de repetir esta efeméride por muitos anos com saúde e boa disposição.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

TORDESILHAS


Foi a 5 de Setembro de 1494 que o Rei D. João II de Portugal ratificou em Setúbal, em nome de Portugal o Tratado de Tordesilhas que fora assinado a 7 de Junho do mesmo ano.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

TRATADO DE ALCÁÇOVAS


A 4 de Setembro de 1479, é assinado entre os reis de Portugal e de Castela o tratado de Alcáçovas.
Por este tratado todas as terras descobertas a sul das Canárias seriam pertença de Portugal.

domingo, 3 de setembro de 2017

OCEANOS


Foi há 55 anos que subimos a rampa que liga a BNL à Escola Naval para ingressarmos no Curso Oliveira e Carmo. Entretanto juntaram-se a nós um grupo de Cadetes que destacou do NT para o OC.
Foi o início de uma vida plena de camaradagem.
Estamos todos de parabéns. Um abraço mútuo.