sexta-feira, 19 de junho de 2020

Breves encontros OCeânicos


Regressaram os nossos breves encontros e, naturalmente, foi um dia de grande satisfação, depois de decorridos 107 dias sobre o nosso último repasto que tinha acontecido no Bombarral. Nesse período decorreu o longo confinamento social a que a pandemia nos obrigou, mas agora que estamos na fase de levantamento das medidas adoptadas, era a altura da retoma. O reencontro aconteceu hoje na Adega do Monte, no Monte Estoril, tendo todos apostado nas portuguesíssimas sardinhas assadas, num ambiente em que tanto a casa como os clientes tomaram todas as medidas de prevenção e controlo da covid-19 determinadas pela DGS. Como se verifica pela fotografia, parece que todos estão de boa saúde.

OCEANOS


Foi a 19 de Junho de 1965, que o nosso curso, O. C., comemorou os 100 dias. Foi na quinta dos Pais do OCeano Vacas de Carvalho. Fomos recebidos com uma hospitalidade e carinho inesquecível por parte da família Vacas de Carvalho. Depois de uma garraiada em que os irmãos pequenos do “Ita” nos mostraram como se pega, foi a nossa vez de apanharmos umas marradas. Depois foi um lauto banquete com os típicos petiscos alentejanas. Por fim a Mãe do Ita, ao verificar alguns um pouco adornados, obrigou estes OCeanos a descansar um pouco até que o vapor desaparecesse.
Um grande Obrigado à família Vacas de Carvalho.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

OCEANOS


Hoje é o dia do OCeano Santos Gomes. Nascido em 18 de Junho de 1944, completa hoje 76 anos.
Pacato e calmo resolveu ainda no auge da idade ficar pelo Porto. Nas datas importantes do curso, aparece sempre. Agora só falta apareceres numa faina gastronómica.
Que tenhas um bom dia de anos e que tenhas muitos anos de saúde e boa disposição.
Um Abraço.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

TRAVESSIA AÉREA


A 17 de Junho de 1922, Sacadura Cabral e Gago Coutinho amaram finalmente na baía de Guanabara, frente ao Rio de Janeiro dando por terminado a primeira travessia aérea dos Atlânticos Norte e Sul.
Primeiro voo apoiado em navegação científica, a astronómica, utilizando um sextante desenhado por Gago Coutinho que tinha um horizonte artificial.

OCEANOS


Hoje celebra-se mais um aniversário OCeânico, são os 77 anos de vida do Guilherme Trigo Allen. Destacou do NT para o OC em 1962 para a guarnição permanente. Os seus desenhos caricaturais eram de uma ironia inesquecível. Por outro lado gostava de provocar, quem se lembra quando estacionou o seu carro na A. Augusto de Aguiar, num local que tinha escrito CEMFA; PSP e PA à volta do carro e passado um tempo o nosso OCeano entra no carro e vai-se embora com um adeus. E muitas mais.
Agora entretém-se com o fotografar as fainas gastronómicas OCeânicas.
Que tenhas um rico dia com os teus, e muitos mais anos com saúde e boa disposição.
Um Abraço.

domingo, 14 de junho de 2020

ECLIPSE SOLAR


Foi registado neste dia mas do ano 763AC, pela primeira vez um eclipse solar, pelos Assírios.