sábado, 31 de março de 2018

Fernando de Sousa Maciel


O nosso curso tem gente que se distribui por muitas latitudes mas nenhum de nós está tão a Norte como o FSM e é tão setentrional a latitude em que ele se sente bem, que até pode haver dúvidas se ele é mais minhoto ou mais galego.
Para ele vai, em dia de aniversário, o meu caloroso e fraternal abraço de parabéns!

OCEANOS


Celebra  hoje uns bonitos 75 anos. Nasce a 31 de Março de 1943, o Fernando Sousa Maciel, o Grande Maciel. Ingressa na E. Naval em 1961 e em Setembro de 1962 destaca para os OCeanos onde passa a pertencer à guarnição.
Comunicativo, tanto no convívio com os Camaradas e Amigos, como na especialidade que adoptou.
Saiu destas lides ainda novo e após uns anos na capital, emigrou para o norte. Quando pode, vem à capital dar-nos o prazer da sua companhia.
Que tenhas um dia de aniversário feliz e que possas repetir muitas vezes.
Um grande Abraço.

sexta-feira, 30 de março de 2018

TRAVESSIA AÉREA LISBOA- RIO


A 30 de Março de 1922, Sacadura Cabral (piloto) e Gago Coutinho (navegador) descolam do Rio Tejo frente à Doca do Bom Sucesso dando início à primeira travessia aérea Lisboa- Rio de Janeiro.
Foi o primeiro voo feito com o apoio de navegação astronómica.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Conferência no IDJC


Saiu recentemente o último número (Ano 2017, nº 11) do ROTEIROS, o Boletim do Instituto D. João de Castro, onde se faz referência e está publicado o texto-suporte da Conferência aí realizada, em 23 de Fevereiro de 2017, pelo OCeano ARC. Para acederem ao texto integral, que tem por título "Goa contemporânea e a herança cultural Portuguesa (1961-2017)" podem seguir esta ligação.

domingo, 25 de março de 2018

SUBMARINOS


A 25 de Março de 1935, entra a Barra de Lisboa pela primeira vez o submersível “Golfinho” recém construído em Inglaterra.

Fernando Sanches Oliveira, o "Sueco"


O "Sueco" faria hoje 75 anos. Este OCeano, grande Camarada e Amigo, desapareceu prematuramente mas continua presente na nossa memória. Saudade. Abraço!