quinta-feira, 21 de junho de 2018

SOLSTÍCIO


Hoje pelas 1103A dá-se o solstício de verão.
Recordo que em 1964, o então 1/o tenente Martins e Silva, Navegador da Sagres, avisou pelo ETO, toda a guarnição para observar que nós de pé não fazíamos sombra. O Sol estava no seu Zénite, e a nossa latitude era igual à sua declinação.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Seminário GREI (Grupo de Reflexão Estratégica Independente)

Recebido com pedido de publicação:

O Seminário realiza-se a 04 de Julho de 2018.


Para aceder ao programa completo podem seguir esta ligação.

terça-feira, 19 de junho de 2018

OCEANOS


Decorreram já 53 anos desde que os OCeanos celebraram os “100 dias”. Foi uma festa memorável com pegas e tudo. Os Pais do OCeano Vacas de Carvalho receberam e trataram-nos de forma excepcional.
Bem hajam e um muito obrigado ao Vacas e seus Pais!

segunda-feira, 18 de junho de 2018

OCEANOS


Nasce a 18 de Junho de 1944, o “Poulin”, quero dizer aquele que ingressou nos OCeanos em 1962:
o Santos Gomes.
Pacato, calmo teve a sua carreira normal na Briosa até que resolveu ficar pelo Porto, passando à reserva.
Que tenhas um feliz dia de aniversário e que consigas comemorá-lo por muitas mais vezes. Quando puderes descer à capital, escolhe uma segunda terça-feira do mês para poderes juntares-te aos OCeanos nas suas fainas gastronómicas.
Um grande Abraço.

domingo, 17 de junho de 2018

OCEANOS


Nasceu a 17 de Junho de 1943, embarcou na Escola Naval em 1961 e recebeu guia de marcha para os OCeanos em 1962, o Guilherme Trigo Allen.
Pode-se dizer dele que foi sempre um Camarada e Amigo, com uma veia para a caricatura irónica.
 Lembro o tempo de jovem oficial em que quando ia tomar uma bebida ao balcão do Pic-Nic mostrava a pisola militar para assim ter mais espaço ao balcão. São conhecidas várias histórias desde o parcas o seu carro num lugar que dizia CEMFA até outras.
Hoje é um fito-repórter dos almoços OCeanicos.
Que tenha um feliz aniversário e que o repitas por muitas vezes.
Um Abraço.

VOO AÉREO LISBOA- RIO


Sacadura Cabral e Gago Coutinho amaram com o seu hidroavião na Baia de Guanabara, Rio de Janeiro, terminando a Primeira Travessia Aérea do Atlântico, com a ajuda da navegação astronómica, no dia 17 de Junho de 1922.

Almirante António José de Matos Nunes da Silva



Acabámos de ter conhecimento da triste notícia do falecimento ontem, no Hospital de Sta. Cruz onde se encontrava há algum tempo internado, do nosso distinto Camarada e Mestre Almirante António Nunes da Silva. Cidadão e militar exemplar, de uma verticalidade e frontalidade de todos conhecida, viu a sua luta pelos direitos de cidadania e sobretudo pelos da condição militar chegar ao fim, pela inexorável lei da vida. A sua Família, aos seus Amigos e Camaradas, em particular aos do Curso “D. João de Castro”, apresentamos sentidas condolências. Não temos de momento qualquer informação sobre as cerimónias fúnebres.


PS: Com a devida vénia, transcreve-se a informação dada pel'"A Voz da Abita":

Estimados Camaradas,
Damos a conhecer as Cerimónias Fúnebres previstas para o nosso ilustre Camarada Alm. Nunes da Silva: Assim o seu corpo deverá estar em câmara ardente na capela de Nova Oeiras (próximo do campo de ténis) a partir das 17 horas de hoje, Domingo dia 17.
Amanhã Segunda-feira será celebrada uma missa de corpo presente, pelas 12:00h, após a qual o funeral seguirá para o Cemitério de Barcarena onde se procederá à cremação, a partir das 13 horas.

Saudações Navais