sábado, 2 de novembro de 2019

OCEANOS


Celebra hoje os seus 77 anos o “jovem” OCeano João Marnoto. Diz a estória que era ele que estava na praia do Restelo muito céptico quando da partida de Vasco da Gama para a Índia, já nesse tempo um velho. O tempo passa e ele está sempre na mesma.
Camarada e Amigo do seu amigo, pacífico homem e um excelente jogador de andebol.
Que tenhas um óptimo dia de aniversário junto com os teus e que repitas por muitas vezes.
Um grande Abraço

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Em terra


ÁLBUM FOTOGRÁFICO




Lisboa - Praça do Chile

Perfazem-se hoje 499 anos sobre a data em que a expedição de Fernão de Magalhães, depois de um reconhecimento preliminar, entrou num canal que a levou do oceano Atlântico (mar del Norte) ao oceano Pacífico (Mar del Sul). Todos os navios da sua armada eram então comandados por portugueses: Trinidad (Fernão de Magalhães), San Antonio (Álvaro de Mesquita), Concepción (João Serrão) e Victoria (Duarte Barbosa).
Fernão de Magalhães deu a esta passagem o nome de Estreito de Todos-os-Santos, mas o imperador Carlos V alterou depois o seu nome para Estreito de Magalhães.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Breves encontros OCeânicos


Iniciamos hoje a campanha almoçarista de 2019-2020!
Tinham decorrido mais de quatro meses desde o encerramento da campanha de 2018-2019, pelo que o arranque da nova época era aguardado com muita e justificada expectativa. Desta vez foi escolhida uma localização central para atender às diferentes geografias dos participantes, disseminados desde a parte mais oriental da cidade de Lisboa até aos confins da ocidental cidade de Cascais. Com a sua ementa variada e a sua boa cozinha, A Marítima de Paço de Arcos cumpriu.  
Nas nossas agendas já está reservado um dia para o próximo encontro.

A barca Sagres


Hoje faz 82 anos pois foi em 1937, a 30 de Outubro, que foi lançada à água como Albert Leo Schlageter.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

CRUZ VERMELHA


A 29 de Outubro de 1863, é fundada a Cruz Vermelha, pelo suíço Henri Dunant.

D. Luís


A 29 de Outubro de 1864, o infante D. Luis é promovido a Capitão de Mar e Guerra. Acaba neste posto a sua carreira naval.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

D. Luís


A 28 de Outubro de 1846, o Infante D. Luís é promovido a Guarda-Marinha em cerimónia pública. Foi o único rei com uma carreira na Armada Real.

ARMADA REAL



A 28 de Outubro de 1869 é criado o “Comando Geral da Armada”.

domingo, 27 de outubro de 2019

Motivos náuticos...